Paula Zawatski | @paulazawatski 08/01/2024
Apaixonada por retratos
Em Prometida, primeiro volume de Corações Russos, a senhorita Georgina Franklin, filha de um empresário inglês, foi prometida em noivado aos seis anos de idade ao Príncipe Vladimir Demetri Petroski, este com onze anos, acordo feito a principio pelo desejo de ambos aos pais, entretanto, quatorze anos depois, o casamento prestes a acontecer, o príncipe quer a anulação do noivado, e para isso viaja com seu irmão para Londres com um plano para que o casamento não aconteça.
George é uma dama obstinada, inteligente e apaixonada por cartas e retratos do seu noivo; um sentimento plantado na infância e cultivado com muito carinho na juventude, ela está ansiosa por conhecer o noivo e se tornar uma esposa, porém as duvidas, incertezas e desilusões começam quando os príncipes russos chegam a Londres dando o que falar nas colunas sociais e fofocas. Demetri, acreditando que o noivado de um aristocrata russo com uma plebeia inglesa é sinônimo de vergonha, decide trocar de lugar com seu irmão, para que ele cultive fofocas a respeito do Príncipe Russo, e ele vai tentar convencer Georgie a querer a anulação do noivado, seu plano era ótimo, até ele conhecer a senhorita Franklin.
É uma leitura rápida, senti um pouquinho de falta de fluidez por eu nunca ter lido nada da autora, até me adaptar com a narrativa precisei atravessar alguns capítulos.
Gostei demais da ambientação da história, o período é o final do século XIX, onde as damas têm um pouquinho mais de liberdade, aqui na história também tem o incentivo de um pai liberal que confia na filha. A autora também não nos apresenta os salões de baile e casas de chá, mas sim locais tidos como não muito respeitáveis; também nos faz viajar por além de Londres, como Paris, Estocolmo e São Petersburgo.
O desenvolvimento dos personagens é muito bem trabalhado, Georgie foi com certeza minha personagem favorita. Demetri é um baita de um cabeça dura, teve diversas chances para arrumar as coisas, mas faltou atitude. Em certa altura da história os acontecimentos ficam corridos e atravessados, um pouco enrolado com as mentiras, mas é uma história que vale muito a pena conhecer.
Avaliação: 3,5/5 (gostei e recomendo)