Dri 21/12/2022
Um grupo de apoio para final girls?
É esse o ponto de partida para o livro do Grady Hendrix. Final girls são ícones de histórias de terror, mas o que acontece depois que elas derrotam o monstro que estava atrás delas?
O livro claramente se inspira muito em filmes clássicos como Halloween, O massacre da serra elétrica e Pânico, até pelo nome/sobrenome das personagens e o que aconteceu com cada uma. A ideia é maravilhosa, sou apaixonada por final girls e quis ler esse livro, mas o resultado teve altos e baixos.
O Grady Hendrix faz uma homenagem a final girls e reflexões sobre como elas são retratadas na mídia, levando isso pra um lado mais realista e menos cinematográfico, o que é muito legal.
Eu esperava mais desse grupo de apoio e da união das sobreviventes, isso é explorado bem pro finalzinho apenas, na maior parte do tempo, a protagonista está sozinha. A história é um pouco repetitiva, ainda foi divertida pra mim, mas bem que poderia ter acontecido coisas novas, ao invés de focar muito no passado e pouco nos ataques recentes às sobreviventes.
E a solução do mistério dos ataques não foi nada criativa e me lembrou bastante Pânico, esperava algo mais elaborado e mais a ver com as final girls em si. E eu esperava um livro mais no estilo slasher e não é isso que tem aqui, é frustrante ver que ele se aproxima mais de uma história policial.
Acho que eu pensei em inúmeras possibilidades pra essa história e me decepcionei quando li e pensei "ué, mas é só isso?" O livro é frenético e tem reviravoltas no enredo típicas de livro policial mesmo, quem gosta, deve curtir essas partes.
O que eu senti, é que tem tantos filmes maravilhosos com mulheres sobreviventes que esse livro não consegue fazer uma história que faça jus à luta de todas elas. Não é que o livro seja ruim, é que acaba sendo melhor conferir todos esses filmes porque, apesar do livro ter momentos bons, ele não acrescenta nada de extraordinário nem de incrível ao conceito de final girl.
Talvez o autor tivesse acertado mais se escolhesse uma final girl pra focar e desenvolver uma história aprofundada sobre ela, do que ter várias em um grupo, mas nenhuma ser desenvolvida com profundidade suficiente.
No geral foi um bom passatempo e eu amei as referências aos filmes de terror clássicos e as reflexôes sobre algumas vivências de mulheres. Só não entrou para os meus favoritos.
"Homens não tem que prestar atenção no que fazem. Homens morrem porque eles cometem erros. Mulheres? Nós morremos porque somos mulheres.