Christian 28/09/2021
Após 15 anos lendo livros do Bernard Cornwell, dizer que é o escrito mais completo que já li, é chover no molhado.
Ninguém descreve uma guerra como Cornwell, em toda a sua essência e capturando toda a emoção e intensidade que a cena necessita.
A narrativa sobre a Batalha de Antietam é sem dúvida uma das mais completas e detalhadas que já li e transpassa todo o sentimento que uma batalha dessa proporção é capaz de criar. Afinal, estamos falando de uma batalha com 22 mil mortos em um único dia.
E todo o clímax que vai sendo criado até culminar no cenário da batalha deve causar inveja aos roteiristas de cinema.
Por se tratar de um escritor britânico escrevendo sobre uma história americana, é um feito que deve ser celebrado.
Tivemos uma intercalação entre os passagens históricas do norte e do sul, o que ajudou ainda mais a criar o ambiente da batalha.
Temos nortistas lutando pelo sul, sulistas lutando pelo norte, sequencia de espiões e vira-casacas que trazem um elemento até então nunca visto em suas histórias.
Este livro não deveria ter sido o último e claramente temos uma indicação de continuidade, mas por se tratar de um livro de 1996, dificilmente veremos uma sequência.
Na lista de melhores livros do Cornwell talvez essa série não seja prioridade, mas é sem dúvida uma leitura indispensável para quem gosta de uma grande ficção histórica com todas as nuances que o gênero consegue entregar.