Box Stefan Zweig

Box Stefan Zweig Stefan Zweig




Resenhas -


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Alipio 21/12/2020

Tolstói por Stefan Sweig
O austríaco, Stefan Zweig, renomado escritor, dramaturgo, poeta e ensaísta conhecido por seus pares como " caçador de almas", após ler a grande obra de Liev Tolstói, "Guerra e Paz", declara: " (...) Ler a obra de Tolstói deveria ser obrigatória para qualquer um ."
.
De forma leve e poética, Zweig vai descrevendo neste ensaio biográfico, a profunda influência que a vida e a obra de Tolstói tiveram sobre a sua vida.
.
" (...) Seu espírito criador não descansa jamais. Sempre vigilante e ativo, nunca dorme ou cochila. Até a idade profecta, Tolstói não sabe o que estar doente Trabalhando dez horas por dias, jamais é vencido pelo cansaço (...)".
.
Assim como um lapidário que lapida uma predra preciosa bruta até torná-la em uma atraente e desejada joia, assim o faz Tolstoi com sua prosa. São obras são atemporais
.
A obra não é uma biografia convencional. Zweig deixa de lado a cronologia dos fatos e descre Tolstói por meio de aproximações sucessivas. Apresenta o artista, o moralista, o homem atormentado, o ascético, o filantropo, o pensador cristão, as fraquezas e a grandeza de Tolstói.
.
Ao tomar conhecimento da metologia adotada por Tolstói (pesquisas, visitas em locais que será construida a sua história, leituras sobre o contexto histórico e estudos sobre a vida, a cultura e os costumes de seus personagens), fui instigado ainda mais a "mergulhar" nas leituras de suas obras ?
.
" Tolstói não surge como o poeta de um mundo fantasioso, que busca os acontecimentos em algum espaço da imaginação e sim como narrador de uma realidade imediata."

@livro.historia
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR