A Bolsa Amarela

A Bolsa Amarela Lygia Bojunga




Resenhas - A Bolsa Amarela


1014 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Camila 23/12/2022

Vontades de ser garoto, adulto e escritora ...
Reflexão sobre como vc age com as crianças, como diferenciar menino de menina pode ser negativo (antes de tudo são crianças) e como se deve levar em consideração suas opiniões... recomendo.
comentários(0)comente



fariaxt 19/12/2022

Uma forma de nós adultos entendermos as vontades das crianças e paramos de desmerece-las apenas por serem crianças. Esse livro é principalmente sobre respeito, eu achei adorável e de uma simplicidade linda.
comentários(0)comente



Sophia. 16/12/2022

A bolsa amarela.
Não posso deixar de dizer que está entre meus queridinhos e favoritos.
Enfim, em resumo é um ótimo livro, recomendo, e demonstra que livros infantojuvenis também tem muitas coisas a dizer.
comentários(0)comente



bela 13/12/2022

A Bolsa Amarela.
É um livro muito gostosinho de ler. Ele, obviamente, é direcionado ao público infantil, mas eu acho que foi uma ótima experiência ler ele.
O texto é cheio de ambiguidade e eu amo a forma como ele foi tão bem escrito, dando algumas lições sobre a vida.
As ilustrações também, como são lindas!!

Dei 3 estrelas porque não gostei da forma que se resolveu. Por mais que seja para ser divertido para as crianças, queria que mostrasse a Raquel se resolvendo com a família, ou pelo menos eles reconhecendo ela como alguém com opiniões kkkj, tadinha ??

Tem uma vibe meio pequeno príncipe, meio peter-pan. Recomendo.
comentários(0)comente



buracodefechadura 12/12/2022

Cheio de simbologia
A cada detalhe que as linhas deste livro nos revelam, algo para se pensar. É um livro infantil que de infantil não tem nada. A menina que queria ser uma escritora e os seus acompanhantes imaginários diante de uma família omissa ganha aqui novas dimensões. Vale muito a leitura.
comentários(0)comente



Melissa.Casagrande 11/12/2022

Gostei muito, principalmente por conta da ambiguidade presente nas entrelinhas do texto. Que nosso pensamento não seja costurado como o do galo Terrível. Assim como Raquel, terminei o livro mais leve.
comentários(0)comente



PolyB 10/12/2022

Ja li reli e leria mais uma vez, nao tem palavras para explicar a perfeição desse livro, todos deveriam ler independente da idade
comentários(0)comente



Nick185 09/12/2022

Simples
É bem simples mesmo, não tem muito o que falar, provavelmente pelo fato de ser um livro infantil que você lê em 1 dia, é bonitinho pra descontrair, uma leitura rápida e fácil.
comentários(0)comente



Teté 04/12/2022

A Bolsa Amarela
Eu acho esse livro muito bom e com a escrita de fácil entendimento por ser infantil. Já li umas 3 vezes e gosto muito da história, dos personagens, das ilustrações eda mente da Rachel. Gosto muito desse livro.

A bolsa amarela é um livro muito gostoso de ler, mas não é o tipo de livro que eu gosto, 3,5?.
comentários(0)comente



Dandara71 04/12/2022

Nostalgia
Foi um dos primeiros livros que li quando era criança na escola e desde então nunca me esqueci dele, tenho um carinho imenso pela história ?
comentários(0)comente



Adna 28/11/2022

"Livre, leve e solto"
"Tão leve." É a penúltima frase do livro e é assim que terminei ele.

Um livro infantil que eu recomendaria para os jovens e adultos.

Uma leitura gostosinha, bem rápida, mas que cumpre o papel transformador dos livros ao nos levar a pensar, de forma implícita, em coisas que deixamos passar quando nos relacionamos com crianças(e conforme crescemos também). E isso sem se prender a discursos.

E a Raquel é tão criativa que me faz querer exercitar minha própria criatividade.

No mais, espero poder esvaziar minhas bolsas em breve também, e viver com leveza.
comentários(0)comente



Leandra.Oliveira 27/11/2022

A Bolsa Amarela
Meu carinho por esse livro vem do fato de que durante meus anos escolares três queridas professoras minhas fizeram a leitura compartilhada dele em sala de aula, foi uma experiência rápida , gostosa e sem dúvidas pra mim foi nostálgico rever esses personagens e sentir uma puta saudade daquela época ,a última vez tinha sido no 6° ano eu tinha 11 anos e a professora fez um projeto relacionado ao livro onde nossa sala tinha a própria bolsa amarela onde colocamos algumas coisas conforme a Raquel colocou na história.
comentários(0)comente



Richard R 27/11/2022

É uma leitura curta, divertida e casual. Era o meu livro favorito de quando criança e não lembro muito bem do motivo, mas minha irmãzinha pequena também gosta muito. Acho que toda criança se divertiria lendo esse livro.
comentários(0)comente



Helena Gonçalves 25/11/2022

A Bolsa Amarela
Livro de Lygia Bojunga, A bolsa amarela conta a história de Raquel, uma menina que se sente meio deslocada na família, que não a escuta ou compreende, como ela mesma relata em uma carta a um amigo inventado. Percebendo que criança tem pouca ou nenhuma escolha e que, da mesma forma, as mulheres são impedidas de fazer uma porção de coisas, Raquel tem vontade de ser grande e de ser menino. E uma terceira vontade: ser escritora.
Mas, sua família não é muito aberta às suas vontades e até ri de suas invenções, ela decide esconder as três vontades, para que ninguém as veja. O melhor lugar que encontra é uma bolsa amarela que chega entre os presentes de uma tia e que ninguém da família quer. Na bolsa amarela, ela guarda também outras coisas e amigos secretos, com os quais entra em um mundo de fantasia que a ajuda a lidar com as limitações de menina e com o crescimento daquelas vontades.
O livro cutuca a sociedade da época sobre a forma como as crianças em geral são tratadas: sem direito a se expressar, tendo sua privacidade invadida a todo momento, sendo obrigadas a fazer coisas que não querem, como, por exemplo, comer bacalhau na casa da tia, mesmo não gostando de bacalhau, ou fazer apresentações para entreter os adultos.
Também chama a atenção para as diferenças na educação entre meninas e meninos, na forma como a sociedade podava as mulheres.
É um livro com mais de quatro décadas poderia muito bem se passar por um livro escrito agora, exceto pelas expressões que entregam sua idade.
Hoje em dia, mesmo que o tratamento destinado às crianças seja diferente e que as mães e os pais se esforcem para prover tudo aos filhos, é provável que muitas crianças se sintam como Raquel: incompreendidas, sem direito a ter vontades, silenciadas.
Sobre as mulheres, embora tenhamos alcançado muitos direitos, ainda precisamos vencer grandes obstáculos. Fora essas reflexões, que são bastante ricas, é uma aventura acompanhar as fantasias e o crescimento de Raquel. Por essa razão, recomendo A bolsa amarela não apenas aos jovens leitores e leitoras, mas a todo mundo que aprecia uma boa leitura.
comentários(0)comente



1014 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |