spoiler visualizarCrisk 22/03/2022
"Um lugar para onde voltar"
Ler essa novel foi uma experiência interessante. É uma leitura fofa, leve e refrescante. Enxergo essa história como uma jornada do nosso personagem Yu Mian - ou Mian Mian - onde presenciamos suas inseguranças, pensamentos e relacionamentos.
Fazia tempo que eu não lia um livro em primeira pessoa, e em Green Plum Island isso fez me sentir bem próxima ao personagem, a medida que o conhecia mais. Tiveram momentos em que queria dar a ele um abraço de consolo, outros um sacode pra ver se acordava pra vida e outros um conselho. Foi legal acompanhar as rotinas do Mian Mian.
Essa história é mais no estilo slice of life, onde mostra-se apenas o cotidiano, temática que eu adoro! Junta-se isso com a paisagem da ilha, o verão, refrigerantes e picolés, e essa novel torna-se uma experiência muito agradável e refrescante. São esses tipos de histórias que trazem aquela "alegria do verão" mesmo que na realidade você nem goste tanto assim da estação (como no meu caso).
O romance é, bem... interessante. A abordagem feita pela história tem suas reflexões, e em muitos momentos eu pensei bastante sobre os acontecimentos e decisões dos personagens. Cheguei a shippar ou não shippar os dois, concordei e discordei, mas no fim, toda a jornada dos dois juntos conseguiu me fazer surtar de fofura, sentir raiva, vergonha alheia, indecisão e refletir sobre tudo.
O interessante nessa história em relação ao romance também foi perceber as grandes diferenças entre os dois personagens, por conta da diferença de idade entre os dois, opiniões e experiências. Em Mian Mian conseguimos enxergar a juventude, a impulsividade, as primeiras experiências e inseguranças. Em Yan Kongshan percebemos as perspectivas mais realistas e maduras, apesar de isso não ser uma garantia de que ele estivesse sempre certo. Gostei como os dois aprenderam juntos, cada um com suas personalidades e jeitos de ser.
Os personagens secundários (a maioria) são adoráveis! O vovô é um dos vovôs mais fofos que já vi em um livro. Ele é incrível, e não é difícil se identificar com ele em alguns momentos.
Yan Wanqiu é uma gracinha! Uma menina muito inteligente que chega a dar orgulho. Gostei como a deficiência da menina foi retratada no livro, não achei capacitista e isso me agradou bastante.
Sun Rui é maravilhosa também e muito divertida. Gostei bastante dela e me rendeu algumas risadas.
Tiveram alguns elementos que não me agradaram, pequenos diálogos, expressões ou opiniões. Não foi algo que afetou drasticamente a leitura, mas acho bom pontuar isso.
Em suma, essa história é sobre o cotidiano, sobre Mian Mian e sua rotina, sobre relacionamentos... tudo que se desenvolve ali - na ilha Green Plum. Um lugar de conforto, amor e boas lembranças.
Lido entre 16/03/22 a 22/03/2022.
Trilha sonora ? :Into my life (Colin Hay Band) ? Ride home (Ben&Ben) ? Rather be (Clean Bandit feat. Jess Glyne) ? Romantic Sunday (Car, The Garden) ? Hunnybee (Unknown Mortal Orchestra) ? If i could ride a bike (Chevy) ? Autumn Breeze (JIDA)
? Home (Edward Sharpe and the Magnetic Zeros)