Davi.Paiva 11/06/2023
Leitura fácil e bem embasada
Link Amazon: https://amzn.to/45UN9Fw
Há muitas coleções não-literárias de algumas editoras que merecem a atenção dos leitores: a Editora Brasiliense tem a "Primeiros Passos", a Ática tem a "Série Princípios", a Perspectiva tem a "Debates", a Jandaíra tem a "Feminismos Plurais", etc.
E nessas aventuras em bancas que encontrei uma coletânea da Editora Lafonte intitulada "Coleção O que É". O tamanho, a forma de de colocar os títulos e a presença de autores nacionais me fez lembrar muito o trabalho da Brasiliense. Foi um pouco impulsivo da minha parte comprar 2 exemplares da coleção ("N4zism0" e "D1t4dur4") sem confirmar a qualidade da mesma. Mas na dúvida, eu já pensava em vender os livros caso não gostasse.
Na verdade não era nem para eu ter lido este livro porque na data em que escrevo esta resenha estou me preparando para um concurso público. E embora eu tenha lido em apenas 2 dias, cada dia tem feito a diferença.
Seja como for, a experiência não só se mostrou um sucesso como também pretendo comprar um box na Amazon com 10 volumes e vender o de n4zism0 e d1t4dur4 que vierem para não ficar com exemplares a mais, visto que os meus já estão com algumas marcações.
Para começar, vou elogiar o acabamento gráfico: formato pequeno e fácil de carregar, fonte serifada, bom espaçamento entre as linhas e ainda usaram um papel parecido com pólen, pois não reflete luz com a mesma intensidade de uma sulfite comum. Parabéns, Lafonte!
Agora sobre o conteúdo: se eu li em 2 dias, é porque o autor sabe falar de um assunto sensível e técnico sem ficar maçante. E eu reconheço isso.
Neste livro, aprendi que o movimento pivô da Segunda Guerra Mundial não surgiu por acaso. Ele é a soma de ideias eugenistas e imperialistas que já circulavam pela Europa que encontaram o ódio alemão pelas sanções sofridas após a derrota na Primeira Guerra Mundial e ficaram ainda piores com a queda da Bolsa de Valores em 1929. E com o f4sc1sm0 italiano surgindo, H1tl3r e seus aliados encontraram forças para tentar moldar o mundo conforme seus ideais.
A obra funciona quase como uma biografia do criador do movimento e termina justamente com o começo da Segunda Guerra, dedicando seu último parágrafo a dizer se atualmente estamos livres dele (se tivesse dedicado um capítulo, eu daria nota 5 de 5). E infelizmente, a visão do autor é que não estamos e é difícil discordar.
Em suma, é um livro fácil de ler, bem embasado que agrega muito na vida de um leitor.
Recomendo!