Caroline 29/03/2022
Parece um clássico conto de fadas, mas sobre Vikings! Adorei
Resenha por @carolinetargino
"Essa viagem será como flocos de neve caindo no mar, mas quem pode escapar ao seu destino?"
Estein Hakonstad era filho de um dos governantes independentes que reinava na Noruega. Sendo o único filho vivo, jurou vingar as mortes dos seus irmãos. Restava encontrar os assassinos do seu irmão mais velho, que teve seu lar incendiado com ele dentro. Atitude tal, que Estein considerava covarde para qualquer Viking, mas, não tinha suspeitas do paradeiro dos assassinos.
A história tem início com Estein embarcando rumo ao oeste, em direção ao desconhecido, motivado pelos relatos de homens que haviam regressado repletos de tesouros, advindos de saques a mosteiros e províncias ricas em ouro mas pobres em defesa.
Prestes a embarcar, um velho vidente, o alerta que: muitos que o acompanharão nesta viagem, virarão comida de peixe, e Estein passará por uma grande mudança sendo o seu destino, incerto.
No início da viagem, suas tripulações são acometidas por uma forte tempestade, muitas naufragam e se perdem. Em seguida, são atacados por uma esquadra de ferozes vikings. Estein perde muitos homens, e ferido, é tragado pelo mar e suas correntes.
Ao ser resgatado do mar por um bela donzela cristã, de antepassado viking chamada Osla, ele se apresenta como Vandrad, o Azarado, e se recupera dos ferimentos numa pequena ilha, tendo como anfitriões Osla e seu pai. Pouco a pouco ele se afeiçoa a eles, e percebe estar "enfeitiçado" por Osla. O príncipe Viking se questiona se poderia abandonar quem ele era e viver ali com sua amada. Mas, o espírito e sangue viking corriam pelo seu corpo e o mar o chamava. É quando ele descobre que o último dos assassinos vivos de seu irmão, é ninguém menos que o pai de Osla.
Será que Estein irá partir, sem vingar a morte do seu irmão, ou vai optar pela vingança e pôr em cheque sua paixão? O final nos reserva muitas surpresas.
Sou apaixonada por relatos que envolvem os Vikings, e este clássico me prendeu completamente. A narrativa se desenvolve rapidamente sem parecer apressada, entregando uma história bem desenvolvida em apenas 159 páginas.