Clara Simões 18/07/2022a história perpassa tantas camadas que é como se fosse dividida em diversas histórias diferentes, diversos enredos reinventados. no primeiro terço do livro fiquei fascinada pelos recursos narrativos, principalmente com a voz de Olivia, que foi uma personagem muito interessante. conforme a história progredia, era possível ver vislumbres do que realmente se tratava, e a princípio eu fiquei muito receosa de ser mais um desserviço desses plots "aha! a doença mental era o vilão o tempo todo!". fiquei decepcionada demais porque estava adorando a história até então, mas logo fui percebendo que a autora foi muito gentil na criação e no desenrolar da história.
reconfortante ler o afterword e perceber o extenso trabalho de pesquisa e estudo dedicado ao livro, para que não fosse mais uma trama que transforma condições psíquicas em monstros. melhor ainda ver as referências bibliográficas!!
em suma, é uma história muito triste de perda, sobrevivência e luto. continuo tristíssima por Dee, perseguida a vida toda pela sombra de um erro trágico e incapaz de encontrar as respostas que procurava. mas ver a recuperação de Ted, ainda que gradual e dolorosa, foi muito importante.
que os deuses permaneçam na terra e voltem a ser só coisas velhas.