livrosepixels 17/06/2022Quando não entendemos o desconhecido, nós o destruímos.O conto A Sentinela é uma das centelhas para o que mais tarde veio a se tornar um clássico do scifi, 2001: Uma odisséia no espaço. Mas pelo conto já dá para ter uma noção do que o autor queria retratar.
A trama se passa a partir de 1996, mas imagina coisas que, infelizmente, ainda não são realidades. Por exemplo, nessa realidade, descobriu-se que na lua há pequenas vegetações, sendo estas as primeiras formas de vida "extraterrestres" descobertas. Mas mais do que falar sobre isso, a trama inicia bem lentamente descrevendo a rotina e vida dos astronautas e exploradores da Lua.
Mas quando o protagonista, que acredtio se chamar Wilson, observa um brilho reluzente ao longe, a trama começa a tomar forma e nos levar para os incontáveis questionamentos que a mente humana pode fazer estando no espaço.
Quando então o conto revela o que criava aquele brilho, percebemos o quão pequeno nossa vida representa perante os mistérios do universo. A descrição sobre a coisa que encontram lá chama a atenção por esse fato, mostrando que muito mesmo antes da nossa existência, muitas outras coisas estavam a acontecer no universo, coisas até que talvez não gostariamos de saber que aconteceram.
Diante do universo vasto não passamos de uma minúscula partícula, que tão rápida apareceu e tão rápida deixará de existir. Mas.. a grande questão é o que vamos deixar para as gerações posteriores, quais os sinais de nossa existência vão perdurar os séculos, mesmo depois que nós, a humanidade, não exista mais..
site:
instagram.com/estantexbooks