A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman
Philip Pullman
Philip Pullman




Resenhas - A Bússola Dourada


30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Giselle221 16/11/2024

Amei
Deveria ter lido antes. Pra você criança obcecada pelo filme, comece a ler já!!! Queria muito descobrir essa coisa linda antes. Ansiosa pra ler as continuações.
comentários(0)comente



luaraevangelista 19/09/2024

CADÊ MEU DAEMON?
Como que eu vou ser feliz sabendo que eu nunca na vida vou descobrir qual é a forma fixa do meu Daemon????
J. B. 22/09/2024minha estante
Qual animal por quem você tem um grande amor??




Cjrsilva 26/07/2024

Já viu o filme? Gostou? Se sim, ótimo aí vc pode ler o livro!
Se viu o filme e não gostou dele? Pense se valerá a pena ler o livro.
comentários(0)comente



Laáh 14/05/2024

A adaptação é melhor que a obra original
Comecei a ler a saga depois de ter visto a série "his dark materials" na HBO. E nesse caso, em que é raro de acontecer, mas acontece como em TVD. Eu gostei mais da série do que do livro.

Pode ser por conta da escrita, do tempo de lançamento que é mais antigo? Pode sim! Mas a série foi melhor construída, a Lyra dela tem um jeito mais carismático e determinada, diria até um pouco mais madura do que no livro.

Mas é muito bom saber sobre coisas referentes aos daemons que na série não aprofunda tanto. No mais, seja no filme, no livro ou na série, quem eu não canso de enaltecer é o Iorek! Ele é perfeito sempre!
comentários(0)comente



Rafittha 22/04/2024

A Bússola de Ouro
EU QUERO MEU DAEMON!
Uma releitura necessária. Me pergunto porque dei quatro estrelas na primeira leitura.
Philip Pullman criou um universo tão semelhante ao nosso e tão significativamente diferente. Em A Bússola de Ouro, primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo, somos apresentados a um mundo fantástico onde as almas das pessoas se apresentam de forma corpórea assumindo a aparência de animais. Uma extensão da personalidade e subjetividade humana em um corpo único e particular.

O livro traz nítidas críticas ao controle da igreja católica na sociedade - principalmente em espaços brancos, elitistas e tradicionais. O sacrifício da inocência pelos adultos em prol da própria inocência e a desconexão com a infância. Com uma protagonista altiva e rebelde com um pensamento muito além do seu tempo e espaço e, levando em consideração o contexto e tempo em que foi escrita, quebrando uma série de estereótipos. Uma escrita que prende a atenção do leitor, sobretudo, trazendo uma visão infantil, porém honesta, sobre a complexidade do mundo adulto.

Ao se esconder dentro de um armário numa sala onde sua entrada era proibida, Lyra Belacqua e seu daemon Pantalaimon, irão descobrir segredos que mudarão sua vida para sempre. Coisas estranhas estão acontecendo, crianças estão sendo sequestradas pelos papões, uma nova partícula chamada Pó foi descoberta e a chegada de uma mulher misteriosa irá mudar a forma de Lyra ver o mundo. Ao ver que seu amigo Roger foi sequestrado, Lyra e Pan terão que deixar a Faculdade Jordan, em Oxford, onde vivia em meio aos catedráticos e ir em uma perigosa jornada para encontrá-lo. Grandes forças irão influenciar o seu destino junto com a enunciação de uma profecia que coloca Lyra rumo ao norte onde ursos de armadura e feiticeiras se preparam para uma inevitável guerra.

Apesar da escrita leve e cativante, o livro tem uma passagem um tanto polêmica e controversa, onde o autor de forma racista menciona que as práticas deliberadamente cruéis que estavam praticando haviam sido copiadas da África que separavam as pessoas de suas almas (daemons) a fim de criar escravos submissos e incapazes de buscar pela liberdade. Discurso esse que fomenta a ideia propagada pela própria igreja católica para justificar a escravização de pessoas negras, sem nem ao menos fazer diferença na história central do livro.

Por fim afirmo que gostei mais da leitura na segunda vez do que na primeira. Talvez ler com mais atenção e senso crítico me permitiu uma visão mais ampla da história. Não posso afirmar as intenções do autor em relação ao trecho polêmico supracitado, ainda mais, levando em consideração que a colocação é feita por alguém que defende os ideais da igreja na cena, mas como leitor vejo a necessidade de firmar a existência dos fatos. Não deixo de recomendar a leitura que de fato é muito boa e tem um peso de crítica significativo sem deixar de ser uma ótima fantasia infantojuvenil.
comentários(0)comente



Renata98 03/03/2024

Depois de abandonar o livro há 17 anos, decidi tentar outra vez. Muito bom ter feito isso!
Achei o livro fluido e coeso.
O final, mesmo pra quem já assistiu o filme, é surpreendente.
Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Rosy 29/03/2023

Deamons
Eu acho a proposta da história incrível, eu sempre gostei desde qnd era criança e assisti o filme, e hoje como adulta tendo uma interpretação doq cada coisa pode representar, as metáforas e analogias com o mundo real eu acho uma história genial.

Estou completamente em luto pelos personagens que não encontrarei (eu acho) no próximo livro. Iorek te amo!!!!
comentários(0)comente



kathrein.oliveira 06/02/2023

Que universo mágico!
Eu amei muito esse livro, descritivo e focado na criação de universo do jeito que eu amo.

Fiquei muito interessada na história e nos cenários e queria saber cada vez mais. O livro me impressionou pela profundidade e por ter tantos assuntos relacionados a igreja e tantas críticas relacionadas ao governo, ao contrário do filme antigo que faz a história parecer muito juvenil.

É um daqueles livros que se pode ler para uma criança mas também se pode ler adulto e a impressão será outra.

Me peguei várias vezes pensando "que bom que tem mais dois livros dessa saga" e depois "nossa como eu gostaria de ler isso para uma criança".
comentários(0)comente



AnaClara1895 14/09/2022

Podia ser bom, mas não foi
Quando saiu a série, eu coloquei esse livro na minha TBR e demorei muito pra ler, até por que eu achei que esse livro era mais voltado pra um público mais jovem. Nesse ponto eu tava bem certa, eu não consegui me conectar com a Lyra e achei ela meio escrota pra falar a verdade, talvez se eu tivesse lido quando era menor, ia aproveitar mais o livro.
É uma fantasia, então os primeiros capítulos são de construção de mundo, e por isso, são bem confusos e demorados pra ler.
Os personagens secundários até que são legais, mas tem um núcleo que é "mal" sem explicação, então fica parecendo que eles foram escritos assim só pra personagem principal ter um oposto, pra deixar ela mais "heroína".
Esse livro não é fechado, então tem muitas coisas que não são explicadas, provavelmente como gancho pro próximo livro e eu ODEIO quando isso acontece.
Não acho que eu vá ler os próximos livros, por que até os questionamentos que eu tive no final do livro não me moveram o suficiente pra pegar o próximo.
comentários(0)comente



Ana 22/07/2022

Amei a protagonista, mas...
A Lyra é com certeza uma das minhas crianças favoritas. Eu gostaria de ter que lidar com ela no dia a dia? Não. Mas a mente dela quando estamos acompanhando seu raciocínio é muito legal.
Não gostei da ação do livro. As batalhas e momento mais rápidos são bem difíceis de acompanhar (ou eu sou incompetente, pode ser também), o que é muito triste pro ápice de um dos personagens que mais gostei, o Iorek.
Quanto a história...
Muito legal o universo do livro e os dimons. Eu fiquei imaginando um mundo steampunk parecido com o de "Good Hunting" de Love, Death and Robots, mas ligado a igreja, que eu achei bem desnecessário e podia ser um governo qualquer.
Na terceira parte, onde era pras coisas esquentarem e ficarem muito boas, aí que eu me decepcionei. Não comprei os pais dela, nem os planos e loucuras. No início eu gostei como o autor estava apresentando os dimons, porém nessa terceira parte faltou alguma coisa. E nada me convence que a Lyra tem motivos suficientes pra mais dois livros. Não tem.
comentários(0)comente



Luke 10/01/2022

Outros mundos
Lyra Belacqua é uma garotinha muito esperta para a sua idade. Passou a vida toda na Faculdade Jordan em Oxford, sob as asas dos Catedráticas e a tutela de seu tio, o Lorde Asriel. No mundo de Lyra, muito parecido com o nosso, por sinal, as almas das pessoas vivem do seu lado em uma forma animal, chamados dimons. Quando a pessoa é criança, seu dimon é capaz de mudar de forma, entretanto, ao amadurecer da criança, seu dimon assume uma forma fixa. O motivo nunca esteve claro e, até que Lorde Asriel retorna de uma expedição ao Norte, Lyra jamais havia ouvido falar no Pó. Segundo seu tio e sua descoberta, o Pó, uma partícula elementar que há décadas havia sido escondido pela Igreja, não só é real como também acessível e, junto com ele, o acesso a outros mundos.
Mas o Pó não é o único mistério na Oxford de Lyra, afinal, misteriosamente crianças vem sendo raptadas. Para completar, Lyra é levada sob promessas pela sra. Coulter enquanto recebe do Reitor da Jordan um intringante objeto: uma bússola dourada. Lyra deve agora guardar esse e outros segredos enquanto parte para o Norte em busca de seu amigo Roger que foi raptado. No caminho Lyra deve enfrentar os perigos que seu mundo dispõe, mas o pior deles está destinado a ser a capacidade humana de trair.
A Bússola de Ouro é o primeiro volume da aclamada trilogia Fronteiras do Universo de Phillip Pullman e explora a idéia do multiverso em uma trama de segredos, intrigas e intensa discussão filosófica. A Bússola de Ouro foi adaptada para o cinema em 2007 pelo diretor Chris Weitz. Recetemente foi novamente adaptado pela HBO e BBC: "His Dark Materials", renovada para terceira e última temporada.
comentários(0)comente



Naiana 03/01/2022

Saudade de uma boa fantasia infanto-juvenil
Amo fantasia, é de longe meu gênero literário favorito, e A Bússola de Ouro é recheada de imaginação, Lyra, uma menina de 11 anos que é criada nas entranhas de Oxford pelo Reitor e seus Catedráticos, com uma mente fértil, Lyra inventa, aumenta e conta muitas estórias, seja para seus companheiros em brincadeiras, ou em situações sérias, para se salvar ou venerar algo, e é essa mente imaginativa que a salva (e a seus amigos) de muitos problemas.
Voltando a trama: Em "A Bússola de Ouro" acompanhamos Lyra, uma menina com um grande destino a cumprir que pode levar a destruição do mundo ou a sua salvação, mas para que seu destino se cumpra ela não pode saber que carrega esse fardo, pois é na inocência dela que reside esse poder de mudar o mundo. Em sua trajetória conhecemos a vida de Lyra em Oxford, seus amigos, o que ela apronta pela cidade com seus amigos, até o momento em que tudo muda, seu melhor amigo é raptado e a própria Lyra tem que se mudar, mas nunca desiste de tentar salvar seu amigo, se envolvendo com os gípcios, panserbjornes, feiticeiras e fantasmas, além da descoberta de outros mundos, outros universos sobrepostos ao que ela vive, que não são visíveis, exceto em algumas raras ocasiões sob as luzes da Aurora Boreal.

Minha impressão: provavelmente eu teria amado muito mais esse livro e é bem possível que ele entrasse no meu rol dos favoritos se eu o tivesse lido quando criança/adolescente. Algumas partes podem ser meio bobinhas vista sob o olhar adulto, mas ainda assim isso não desmerece o livro para mim, adorei ler, me diverti e tive que me controlar muito para não devorar ele em um dia, queria ler com calma e me deliciar om a história, e foi o que fiz e não me arrependi. Estou adorando acompanhar Lyra, espero que Iorek Byrnison ainda apareça na história, pois me apaixonei por ele, assim como Farder Coram, meus personagens favoritos que realmente impulsionaram e ajudaram Lyra da forma mais sincera e afetuosa.
Que venha A Faca Sutil!!!!!!
Julia Mendes 04/01/2022minha estante
Zuzu, já imagina que vc ia adorar! ?




Lore 03/09/2021

Achei esse livro muito bom, todo o universo criado dentro dele foi bem interessante e a história tbm, achei um pouco difícil de ler no início pq a escrita dele é bem intensa e detalhada mas nossa foi ótimo.
comentários(0)comente



Isabella 11/07/2021

Fantasia com toques de realidade
Livro consideravelmente recente, publicado pela primeira vez em 1995, traz uma fantasia com toques de realidade ao abordar um mundo paralelo, onde as pessoas possuem sua alma como algo externo, o que as faz mais transparentes. A escrita é muito fluida, com detalhes que não cansam, mas tornam possível visualizar bem a cena lida. Talvez por ter visto a série antes, Lyra estava muito nítida na minha mente, e acho que a escolha de Dafne Keen foi perfeita.
comentários(0)comente



Body 21/04/2021

O livro segue de forma dinâmica e com diálogos muito interessantes, e diferente do que foi apresentado no filme não é uma leitura totalmente infantil, existem muitas cenas de mortes e mutilações e maus tratos as crianças. O livro tbm aborda assuntos como segregação e poder que as classe social rica tem sobre a classe social menos favorecida, a manipulação da religião sobre as pessoas. E o medo que a religião tem sobre as descobertas científicas, acreditando que essas descobertas derrubariam o poder da religião sobre as pessoas.
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR