Escrituras da Alma 20/06/2021A casa das 100 janelas (ou mais)Imagine uma casa gigante e que possui 365... opa, não, 100 janelas. Agora, feche os olhos, apague as luzes e imagine a casa mais assustadora que você consegue. Será que você teria medo se soubesse que a Casa pode chamar você? É esse um dos principais cenários de A casa das 100 janelas.
Estamos em Bel Parque, um lugar tranquilo onde as pessoas se conhecem, enquanto outras sonham com o lugar até irem parar lá. Estranho? Isso é de menos, acredite. Mas, Chico, antigo morador da região, decide voltar para visitar o local onde nasceu, cresceu e viveu lindas histórias de amizade.
Só que isso foi há mais de 30 anos... e, claro, como tudo na vida: as coisas mudaram. Desde que seu pai foi acusado de assassinar Adélia Fortes e depois desapareceu, ele e sua mãe resolveram se mudar de lá.
Agora, ao voltar, descobre que seu amigo, Mário, também está desaparecido há uns anos, que sua crush e amiga está casada e que seu outro amigo pode ter mudado (ou se revelado). E ao mergulhar nas lembranças trazidas pelo local e encontrar pequenas pistas do desaparecimento de seu amigo, Chico se depara com uma avalanche de descobertas, mistérios e segredos chocantes.
OPINIÃO
Que livro! Começo assim porque não sei começar de outra maneira. Trata-se de um nacional de suspense sobrenatural e que traz inúmeras camadas e diversas histórias que se entrelaçam e rondam a principal: A casa das 100 janelas.
O começo do livro é bem confuso porque você se vê jogado ali dentro daquelas paredes, uma escuridão sem fim, vozes, gritos, dores, histórias, flashbacks e muito contexto histórico da nossa realidade enquanto país escravocrata. Sim, a Casa, na verdade, existe mesmo (passe a foto para ver) e lá viviam escravos e muita desumanidade também, como bem sabemos.
O autor, por sua vez, utilizou esse contexto com maestria e trouxe diversas facetas sobre o assunto para o livro, o que o tornou bastante maduro, angustiante e, como se trata de um suspense, assustador. Curti demais essa pegada, os temas importantes que foram abordados com sabedoria e o fato de encontrarmos todo uma veracidade na leitura.
A escrita é simplesmente impecável, detalhada na medida, fluída e muito minuciosa. Se você pula uma linha, pode perder uma informação importante, então não se desespere com as quase 500 páginas, pois serão muito bem aproveitadas.
Os personagens são muito reais, cheios de camadas e sentimentos que qualquer um de nós sentiríamos no lugar deles. Foram muito bem trabalhados e fies do começo ao fim. Não me apeguei a ninguém, porque, talvez, isso nem seja uma boa ideia. hahaha
Quanto ao final... Puta merda! Sem comentários... surpreendente, como eu já esperava que fosse. Eu não consegui formular teorias, porque o livro te consome em todas as medidas, então você só aproveita a leitura e espera pelo pior. Hahaha
Enfim, gente, apenas leia e prepare-se: ao abrir o livro, você não tem outra escolha a não ser conhecer a Casa. Mas, já aviso: não chegue muito perto.
site:
https://www.escriturasdaalma.com.br/2021/06/a-casa-das-100-janelas-ou-mais.html