edineideo 30/06/2021
"Sempre-Viva"
Livro: Somos Todos Adultos Aqui, de Emma Straub
Título original: All Adults Here
Editora: HarperCollins, 350 páginas
Gênero: romance, LGBTQIA+
Literatura: Americana
Tag Inéditos Junho/2021
Uma cidade fictícia, Clapham. Um ônibus escolar. Um atropelamento. Uma pessoa conhecida. A morte rápida. Não é spoiler. É quando se rompe com o ontem, em busca de um novo amanhã.
"...nunca vou ser tão velha, embora esse fosse um dos princípios básicos da existência humana: permaneça vivo o máximo que puder." P. 97
Fragmentos de memórias, amores, amizades, erros, segredos, trajetórias, escolhas, arrependimentos, perdas na família Strick são narrados em 3ª pessoa, sob a perspectiva de quase todos os personagens.
"O futuro pode sempre mudar, mas não o passado." P. 108
A morte e o envelhecimento são como botões de alerta...da brevidade da vida, de que sempre é tempo de ser feliz, de perdoar, metamorfosear-se.
Vamos acompanhando o cotidiano dos personagens, a construção dos seus dilemas, as relações amorosas e tóxicas, de trabalho, amizade, bissexualidade na 3ª idade, identidade de gênero na infância, bullying, puberdade, descobertas, maternidade, frustrações, medos, fragilidades, aceitação, respeito, produção independente, traição, os riscos das redes sociais, pedofilia.
"...a perfeição era impossível, e o erro, inevitável." P. 103
Crescer e amadurecer. A complicada vida adulta, através de uma escrita simples, leve e até bem-humorada, porém sem desdobramentos mais complexos.
"Às vezes a mentira é mais como um desejo, ou uma oração." P. 167
Muitos olhares revelados, mas ELAS protagonizaram. Astrid, Porter, Cecelia e Robin (mãe, filha, neta, amiga trans).
Os relacionamentos diversos, entre pais e filhos, irmãos, amigos, extraconjugais... tiveram vez, mas não a voz na intensidade que eu esperava.
Apesar da leitura gostosinha, interessante e que, por vezes, aqueceu o coração, não é uma obra com grandes reviravoltas ou aprofundamentos temáticos.
"Tudo passa. As coisas boas, as coisas ruins, tudo. Nada dura." P. 219
As doses são homeopáticas, leves e superficiais. O livro é bom, mas não inesquecível, marcante.
"Fale agora, enquanto você tem a chance." P. 333
Nota: 4