Izabel.Reinaldo 31/01/2024
Sublime, fantástico, atemporal
Quando comecei a leitura achei que não fosse gostar. Isso porque os textos são muito curtos e, à primeira vista, não me conquistou.
Poucas páginas depois compreendi que eu estava completamente enganada, principalmente porque encontrei entre os textos, trechos que eu já havia lido de forma avulsa e por alguma razão não me recordava se tratar de textos de Galeano.
Os pequenos textos que compõem o livro fazem sangrar com o desfecho devastador.
Os meus textos favoritos são a sequência de "a noite", cujo trecho de a noite/1 transcrevo a seguir: "Não consigo dormir, tenho uma mulher atravessada entre minhas pálpebras." Este trecho em específico já havia lido antes de ler o livro e ele me faz sangrar por um motivo muito particular.
Cada um dos textos que compõem este livro são de um peso e uma poesia indescritíveis. O autor descreve experiências da ditadura, sofrimento, mortes e alegrias também. A vida, a morte, essa dualidade misteriosa que atravessa a todos, é tema recorrente nos textos.
Li a versão em kindle, mas preciso da versão impressa deste livro para reler todos os textos que me tocaram de forma poética e profunda.
Recomendo a leitura para todos os indivíduos, que assim como eu, sentem profundamente.