Nilton 03/10/2021
DEGENERAÇÃO (2021)
Autor: Fernando Bonassi
.
?(?) O sábado está se transformando no domingo, amanhã será confirmado no cargo de presidente da República um capitão reformado do exército que sente saudade
da ditadura e não gosta de mulher, nem de veados, nem de negros, num governo de milicianos avalizado pelo exército nacional - mas isso ainda não está, ou parece plenamente claro para quem não quiser ver. Vamos ter que viver o que nos cabe para aprender, se ainda for possível aprender o que quer que seja, eu penso, duvido, mas?. Para você acabou.? (p. 270)
.
A maestria deste livro, ao meu ver, está em traduzir uma época. Às vésperas da eleição que elegeu o verme que preside o país, o nosso protagonista se vê em meio à burocracia da morte do seu pai, na zona leste paulistana. O morto havia construído sua vida em cima dos escombros da nossa incivilidade. Amigo de policiais da DP da Mooca, alegrava-se em ver a tortura que os PMs submetiam negros, travestis, putas etc nos finais de semana. Histórias que marcariam a criança que foi nosso protagonista que refletia percebia na história do pai uma vida marcada pela sordidez, decrepitude e degeneração que atingia a todos que estavam a sua volta. Lamentar a morte de quem?
.
Às vésperas da famigerada eleição, o que lemos é a reflexão sobre um país que se degenera aos poucos e aos séculos. Bonassi constrói uma angústia que não nos poupa e leva a reflexão dos motivos que nos trouxeram até aqui.
.
É comum um meme nas redes sociais que questiona como os historiadores do futuro explicarão este momento. O livro de Bonassi aponta para muitas ideias.
.
?Somos todos mal utilizados neste país de incapacitados? (p. 75)
.
Perturbador e excelente! Leia!
.
#Degeneração #FernandoBonassi #LiteraturaBrasileira #Literatura
.
29º livro lido
03/10/2021
.
Siga no Instagram: @indicoqueli