Degeneração

Degeneração Fernando Bonassi


Compartilhe


Degeneração





Com uma narrativa seca e dura, Degeneração é um romance sobre o atual momento do país, desde a ditadura militar até seus reflexos na ascensão de Bolsonaro ao poder.

Fernando Bonassi, roteirista, dramaturgo e escritor, é uma das vozes contemporâneas mais importantes que temos. Seus textos — roteiros, peças, romances e contos — registram, sob o olhar privilegiado de quem conhece as mazelas da sociedade brasileira, os vários revezes pelos quais o Brasil passou. Degeneração, seu novo romance, narra a saga de um filho que precisa liberar o corpo do pai que acaba de morrer e está no necrotério de um hospital público de São Paulo, às vésperas da eleição que colocará Jair Bolsonaro e a extrema direita no poder.

A partir desse pano de fundo, o narrador-personagem se vê então diante de um confronto íntimo protagonizado pela figura do pai, o que o leva a fazer uma retrospectiva da história dos dois, de sua infância, remontando desde a um episódio traumático a que o pai o submeteu até a descoberta de que o mesmo, na ditadura, agiu como delator e assistente de torturadores, colaborando para um batalhão da PM.

Degeneração é o retrato dos subúrbios brasileiros, habitados por uma classe média baixa que luta, se defende e sobrevive com todas as armas que possui, flagelada pela violência e pela falta de perspectivas. É também uma leitura contundente sobre a história do Brasil, da ditadura ao momento atual, em que o país permitiu a ascensão de Bolsonaro, da extrema direita e das milícias ao poder.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Degeneração

Similares

(12) ver mais
Luxúria
Via Ápia
O seu terrível abraço
O verão tardio

Resenhas para Degeneração (5)

ver mais
DEGENERAÇÃO
on 7/9/21


Uma tragédia que vivemos denunciada num romance, entre filas, senhas, salas de recepção um filho aguarda num necrotério a liberação do corpo de seu pai que no passado foi estelionatário, e informante da polícia na ditadura. A prestes eleição presidencial de um capitão reformado do exército que sente saudade da ditadura e não gosta de mulheres, nem de homossexuais, nem de negros num governo de milicianos avalizado pelo exército nacional. ... Tá passada ? Leia Fernando Bonassi. . . De... leia mais

Estatísticas

Desejam22
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 30
5
ranking 27
27%
4
ranking 37
37%
3
ranking 37
37%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

Jenifer
cadastrou em:
31/05/2021 23:08:04
Jenifer
editou em:
31/05/2021 23:08:17

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR