Beatriz 15/12/2021Não funcionou pra mimNão é um livro ruim, não é mal escrito, não é uma história boba, ele fala sobre muitas coisa importantes, e pode fazer bem pra muita gente. Então se quiser ler leia que pode gostar.
Tem alerta de conteúdo pra suicido, drogas, alcoolismo, depressão. É um livro sobre encarar a vida sobre outras perspectivas mais atraentes. Ter mais esperança e acreditar no próprio potencial.
Talvez no momento que eu esteja vivendo esse livro não encaixou em nada, fiquei cansada irritada e exausta.
Nora eh uma personagem muito humana, cheia de defeitos e coisas que melhora ao longo do livro. Mas li metade com muita raiva dela, porque mesmo com muitas oportunidades só reclamava nada tava bom. Mas isso obvio era em decorrência do problema que ela estava enfrentando.
O meu problema foi não ter conseguido me importar.
E além de eu ver nela muita gente que tem essa fragilidade, eu senti novamente uma história que é obviamente um recorte de pessoas de primeiro mundo com seus problemas, válidos claro.
Mas eu não aguento mais ver gente de primeiro mundo reclamando e, mesmo que nesse livro não tenha esse peso todo, um coach de que VAI E FAZ, VOCÊ TEM O DESTINO NAS SUAS MAOS.
fácil falar quando você vem de um país entre os primeiros que manda no mundo e tido dezenas de oportunidades e caminhos que só depende de você.
Onde a cidade que você mora tem infraestrutura, onde não existem empecilhos tão sólidos e reais como correntes te aprisionando num lugar. Onde os seus problemas se resolvem quando você pode olhar pras coisas de outra forma porque a todo o momento as correntes eram mentais, e depois de um papo coach vc se liberta, se cura. não é?
Cada dia mais a realidade do brasil me sufoca, até nisso, não existe como eu ler sem ficar pensando em todo mundo que tem problemas mentais, por culta de um sistema injusto, que não é só exaustão, pessoas que não tem oportunidades nenhumas. Pessoas que literalmente mesmo com uma grande biblioteca de oportunidades não teria nem metade das escolhas porque o sistema foi feito pra aniquilar alguns. Que tem que ir além do mais absurdo esforço pra ter o mínimo.
Então talvez se eu tivesse lido esse livro em outro momento, melhor da cabeça, sem estar tão absolutamente afogada em todos esse dilemas de uma sociedade em caos eu teria aproveitado mais.
O mundo é injusto, o brasil tá uma merda, tem gente comendo sopa de osso, mais de 400mil
mortos em dois anos, desemprego, crise ambiental e muita gente pobre desenvolve transtornos mentais exatamente por esse sistema que os dilacera sem os darem escolhas.
todas as escolhas que a Nora teve e uma a uma ela ainda não estava suficiente, até o final, claro.
Então espero que tenham entendido, o livro não é ruim.
e eu tô exausta de estar exausta.