spoiler visualizarRafa569 15/10/2023
#26: Escuta, formosa Márcia - Marcelo Quintanilha
Gostando muito do trabalho do Marcelo, foi uma grata surpresa encontrar esse novo trabalho na estante de uma biblioteca. Peguei emprestado na mesma hora sem nem saber do que tratava a história.
Márcia vive no Rio de Janeiro, é enfermeira em um hospital, mora com Aluísio e a filha-problema Jaqueline, fruto de muita preocupação para a mãe, que suspeita que ela está envolvida com os traficantes locais.
Em muitos momentos a gente fica com vontade de matar Jaqueline, que não chama a própria mãe de mãe, mas de Márcia ou "colega", além de todo o desrespeito e atrevimento, chegando até a mesmo a roubar Márcia, e mandar uns caras espancarem Aluísio, que fica em coma no hospital por um tempo.
O que me cativa no trabalho do autor são os desenhos e os textos, criados de uma forma única, desde os traços e o trabalho com as cores, até a sensibilidade e sutileza ao contar histórias de personagens comuns, com rotinas e acontecimentos totalmente plausíveis. Me impressiona muito a fala dos personagens, com as gírias locais. Lembro de ter essa mesma sensação tendo o primeiro contato com sua obra, em Tungstênio, que se passa em Salvador/BA, e tinha a sensação de ler ouvindo o sotaque das personagens nas falas.
Nesta história, após muitas reviravoltas, tudo acaba "bem", com Jaqueline cumprindo pena em um presídio, grávida de um pastor e casada com o mesmo, e Márcia deixando o Rio para trás para recomeçar a vida com Aluísio no Espírito Santo, onde Jaqueline está, e com a promessa de ajudar na criação da neta, mesmo depois de tudo que sofreu com a filha. A formosa Márcia é sobretudo uma mulher comum, uma mãe comum, dedicada e preocupada com o futuro da filha, independente do comportamento que esta filha tenha.