Leo1402 07/11/2024
Dialetos e genialidade de Anthony Burgess
Confesso que não assisti ao clássico do cinema que é denominado pelo mesmo nome do livro, e provavelmente isso nem virá a acontecer, tendo em vista que esse é o meu livro favorito.
Meu padrasto, em uma de suas tentativas de me fazer um leitor durante a minha adolescência -aparentemente deu certo- disse que caso eu não lesse essa obra, que ele tinha pegado emprestado na biblioteca da escola em que trabalhava, ele iria vender meu videogame.
Quase que por obrigação, comecei a ler e, no começo, não conseguia compreender muita coisa, já que eu não sabia da existência do dicionário do dialeto do livro em sua contracapa.
Porém, mesmo sem essa ajuda, fui descobrindo quase que por instinto como casa palavra deveria ser traduzida, achando que isso talvez devesse ser algum tipo de tradução muito ruim da editora.
Creio eu que, essa é a maneira ideal de ler o livro, pois assim, você poderá ter diferentes interpretações acerca da distopia tão bem escrita e com um mundo tão rico e cheio de detalhes, mesmo que sem querer, que Burgess criou.
Amo esse livro de paixão, e pretendo comprar uma versão física dele um dia para lê-lo novamente, com as visões de mundo que tenho hoje.