Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess




Resenhas - Laranja Mecânica


2278 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Tai 03/01/2021

Não foi o melhor final
O livro é muito bom e prende o leitor.
Eu sentia raiva e pena do Alex ao mesmo tempo.
Apenas o final me incomoda, seria melhor acabar no penúltimo capítulo. Então minha nota seria maior.
Mas em si, foi uma boa leitura e gostei do dialeto diferente utilizado por Alex e seus druguis.
Murilo Gomes 03/01/2021minha estante
Com ele aqui para ler. Vou colocá-lo na meta de 2021.




Matheus 08/07/2016

Superestimado
Um livro clássico, que trás temas que ainda são atuais, mas não passa disso. Não consegui gostar do personagem principal. Pelo contrário. E quando esperava uma mudança no personagem, ela veio tão rápida que não teve graça. Como se o autor estivesse com pressa de terminar o livro. A linguaguem nadsat é até tranquila, e na maioria das vezes não precisei recorrer ao glossário.
Poderia ser um livro tipo assim muito horrowshow, mas foi uma kal total.
Flávia 22/10/2017minha estante
muita pretenção essa coisa de ?superestimado?. nenhum opinião pessoal é a órbita do mundo. Não gostou, ok? Mas lamento informar que isso não tira o mérito da obra.




Gu 19/09/2020

É melhor ser uma laranja podre do que uma Laranja mecânica.
O livro de Anthony Burgess, foi lançado em 1962, mas escrito entre sua corrida de escrita começada em 1960-1961 (época em que Burgess achara que morreria, ja que se tinha sido descoberto um tumor cerebral inoperável em si).
Laranja mecânica foi a obra marcante da vida de Burgess, uma história violenta, sangrenta e perturbadora, que se passa em um futuro onde a violência tomou conta do mundo, assaltos, assassinatos, estupr0s, todos tinham se tornado parte do dia a dia do futuro distópico de Burgess.

O livro gira em torno de um adolescente (Alex) dono de uma gangue adolescente, que após cometer várias atrocidades com sua trupe depois de ir longe demais Alex é preso e submetido a um tratamento psicológico experimental para realocação na sociedade, onde o mesmo era condicionado tortura psicológica de repulsão aquilo que era mal, com o objetivo de curá-lo de sua crueldade.

Toda essa situação trás a nos o pensamento de que não adianta tentar trazer um ser humano a bondade, tirando de si seu livre arbítrio e poder de escolha. Forçar um indivíduo mal a ser bom, através da força bruta, que retira toda individualidade do ser, transformando-o em um algo mecânico, sem direito a escolhas ou a redenção por si próprio, só cria um homem fraco, sem ideais, ou vontade de viver.

A trama consiste em refletir sobre pararmos de olhar o indivíduo como único culpado de suas ações e quereres, e sobre qual é o limite do Estado na intervenção e punição do mesmo.

A discussão aberta em Laranja mecânica de que:
" É preferível ter um mundo onde a violência é feita com total consciência, como um ato de vontade, do que um mundo condicionado para ser bom ou inofensivo."

Com um Dialeto criado pelo próprio Anthony Burgess, Laranja Mecânica consegue fazer com que o leitor entre na mente do personagem principal, também narrador, e da situação em que ele se encontra em cada etapa do livro.

Incrível, violento, reflexivo e angustiante, Laranja Mecânica é uma obra atemporal e necessária para a criação de um senso crítico em toda uma sociedade.

(Espero que tenha ficado bom)
LeoSchuler2 19/09/2020minha estante
??




Ratinha de Biblioteca 18/07/2022

Será Distopia mesmo?
Optei por não olhar o vocabulário nadsat ao final do livro e fazer como o autor sugeriu: uma imersão no mundo de Alex, estranho, diferente, brutal. E como é cruel! Não há descrição de nada explícito, mas há vários gatilhos, é necessário ter cuidado! Violências diversas são cometidas. Caso consiga ler esse tipo de livro, vale muito a pena!
A parte distópica é bem atenuada: percebe-se que há um governo totalitário, que os pais de Alex trabalham para empresas estatais, que medidas de cerceamento da liberdade são infligidas à população, mas Alex é um ser violento, não político. Ele é um psicopata, não um lutador contra um sistema arbitrário. Se sente bem ao fazer o mal contra outros, ver o sangue e o sofrimento alheios, mas não liga a mínima para a situação do país.
Assim, o livro é mais um retrato psicológico de um narrador personagem alucinado do que uma luta contra um Estado tirano.
comentários(0)comente



Livs Carol 04/09/2022

Simplesmente genial.
Sem sombra de dúvidas a experiência de ter lido o livro foi extremamente enriquecidora para mim, que tinha assistido o filme e não tinha ideia do final simples, mas ao mesmo tempo genial que o livro tem. Agora eu consigo enxergar o enredo de laranja mecânica de uma forma muito mais metafórica e com mais simbolismos. É uma obra que por mais que exista muita ultraviolência, que traz desconforto e repulsa, também é uma obra que aborda duas coisas que eu acho mais importantes na história: amadurecimento e liberdade. Vou me lembrar por muito tempo de tudo que consegui extrair dessa minha experiência e recomendo demais a leitura.
comentários(0)comente



Joao 15/07/2022

Muito horrorshow
"? Então, o que é que vai ser, hein?"

O livro começa impactante com uma linguagem que beira a uma completa incompreensão, quase como um outro idioma.

Anthony Burgess narra a trajetória do jovem Alex, líder de uma guangue de adolescentes, em um universo distópico cuja a violência tem se disseminado, principalmente, entre os mais jovens. O autor utiliza uma liguagem "nadsat" para nos introduzir nesse universo estranho.

A medida que evoluímos na leitura, muitas das palavras da linguagem "nadsat" começam a fazer sentido apenas com assimilação, pois nada mais são que "gírias". Essa interessante ideia do autor é talvez o que mais aproxima e nos afasta da leitura, pois aquilo que nos é estranho também nos desperta a curiosidade.

Se eu pudesse resumir em uma única palavra o livro, o chamaria de "Inovador", pois é diferente de tudo que já li.
comentários(0)comente



HeloDf 16/07/2022

Laranja mecânica
Só pra começar, não entendo como as pessoas podem gostar tanto do Alex.... tirando isso, muito interessante saber que os governos e oposição sempre se utilizaram das pessoas pra se promoverem... nada novo...
comentários(0)comente



Andressa.Soares 19/07/2022

Horrorshow
O livro mais horrorshow que você irá ler na vida.
No começo senti muita estranheza devido ao vocabulário, mas ao decorrer do livro isso não é mais um problema.
O mais impressionante é que Alex, o protagonista/narrador é uma criatura horrível, porém, eu gostei dele mesmo assim! Louco, né?
comentários(0)comente



vag18 01/09/2022

Difícil de ser lido
Li o livro um bom tempo depois de ter visto o filme e achei o livro muito mais pesado do que o filme, existem cenas de violência muito fortes que não poupam detalhes e as vezes chega a ser difícil continuar a leitura. Deixando isso de lado o livro é muito bem escrito, entretanto a leitura fica complicada visto que existe um idioma interno usado no livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thata 12/07/2022

Esperava mais
Como sendo um dos maiores livros de distopia , eu esperava mais bem mais . O livro em si traz uma coisa que mais me desinteressa que interessa , mas isso é minha opinião, eu não gostei do fato que no livro tem a própria linguagem , isso me deixou sem vontade de ler , mas é o meu caso pode ser que outras pessoas adoraram isso. Além disso o começo estava meio chato , quando chegou na segunda parte eu achei que ia começar a ficar mega interessante , mas nas partes mais intrigantes pra mim faltava alguma coisa , era como se não tivesse emoção, o autor precisava desenvolver mais , foi tudo muito rápido e raso. Achei que ele também podia ter aprofundado na parte da punição que ele recebeu da polícia.
comentários(0)comente



nao.cantor 20/07/2022

Perturbadoramente incrível
Laranja Mecânica foi uns dos melhores livros de "terror" que eu já li. Tá certo que ele é SUPER perturbador e tem um monte de gatilhos, então se vc for muito sensível a esse tipo de conteúdo talvez não seja uma leitura tão prazerosa, mas se não for, com certeza vai AMAR.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ayarissu 17/07/2022

LARANJA MECÂNICA - 8/10
Laranja Mecânica finalizado, e que livro!

Foi uma das experiências mais chocantes e perturbadoras do entretenimento que eu já consumi. Ele tem esse propósito e o cumpre de forma excepcional, mostrando diversas crueldades inimagináveis cometidas pelo protagonista e sua gangue. É uma visão completamente distópica e pessimista do nosso futuro, além de intrigante e assustadora

Mesmo assim, o livro não se limita a acontecimentos para chocar, ele também nos traz uma história incrível, discutindo o futuro dos jovens; quanto realmente vale nossa liberdade acerca da contenção da crueldade humana (por métodos tão cruéis quanto), pontos esses que abrem perguntas como: "o quão longe podemos passar dos limites para alcançar um bem maior?"

Meu único problema com o livro é a linguagem nadsat, que mesmo que interessante e imersiva para a construção do mundo do livro, ainda a achei difícil de se acostumar, e isso afetou um pouco minha experiência

Mas no geral, Laranja Mecânica é um livro muito bom, e eu recomendo bastante!
comentários(0)comente



Gabriela.Querubim 06/09/2022

Ó, meus irmãos, que livro Horrorshow!
O nosso Querido Narrador, Alex, certamente foi a companhia mais inusitada que um livro pôde me proporcionar.
Certamente fui de um repúdio tremendo para uma compaixão inexplicável pelo personagem em questão.
Acredito que foi uma das obras mais libertadoras a qual me deliciei em ler. Aprendi muito com cada linha e palavra, incluindo o dialeto Nadsat, que tornou esse clássico tão único dentre tantas distopias ao redor do mundo.
Continuo achando o autor Anthony Burgess extremamente perturbado, mas agora também posso caracteriza-lo como genial.

Recomendaria essa experiência para qualquer um, mas devo deixar avisado de antemão que não é um livro fácil de engolir, devido a sua característica principal: a ultraviolência. É necessário um certo sangue frio para se deleitar em meio a narrativa.
Portanto, se você está disposto(a) a sair de sua zona de conforto e ler sobre a vida violenta que Alex leva em meio a um mundo repressor, seja muito bem-vindo(a) ao mundo de Laranja Mecânica!
comentários(0)comente

Henry Gonçalves 06/09/2022minha estante
esse é meu próximo, já tô ansioso kkkkk




2278 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR