Laranja Mecânica

Laranja Mecânica Anthony Burgess




Resenhas - Laranja Mecânica


2278 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raquel S. Ramos 18/11/2024

Um livro difícil, porém nem tanto
Confesso que me sentia um pouquinho intimidada por Laranja Mecânica. Achava que seria completamente dependente do glossário nadsat e também a aura que envolve o livro (talvez criada pelo filme) faz ele parecer mais desafiador.
No fim das contas o livro é bem "tranquilo" de ler. A gente se acostuma rápido com a linguagem, e vai criando associações automáticas, quando vê, o dialeto já parece algo trivial. A narrativa também se desenvolve de uma forma fácil de acompanhar, por ser bastante linear.
Óbvio que temos que sempre lembrar que é um livro violento do início ao fim, o que, ao mesmo tempo que pode torná-lo difícil de engolir, por outro lado se torna menos chocante quando pensamos na violência real da nossa sociedade.
comentários(0)comente



Lukão 17/11/2024

Não é ruim, mas também nada demais
O livro traz algumas críticas ao estado e temas políticos, mas é muito estranho a linguagem de o narrador usa, isso trava um pouco a leitura.

Alex é um jovem mau e violento, mas o mundo em sua volta também é, então no fim do livro nos perguntamos se realmente existe uma cura para maldade.
comentários(0)comente



#pedroamjuris 16/11/2024

EXPOSICAO DA NATUREZA HUMANA E INEFICACIA DO ESTADO.
É perceptível que Alex apresenta um comportamento marcado pela ultraviolência, o que suscita reflexões sobre a possibilidade de tal característica ser algo inerente à natureza humana, especialmente no que diz respeito ao fascínio pelo sofrimento alheio em contextos onde impera a impunidade ou a ausência de normas reguladoras.
Outro aspecto relevante a ser destacado é o fato de que a vingança exercida pelas vítimas muitas vezes se assemelha à ultraviolência praticada pelo protagonista, criando um ciclo de brutalidade que questiona os limites entre justiça e represália.
No ambiente prisional, observa-se que Alex emprega estratégias para obter sua liberdade a qualquer custo, reprimindo temporariamente seus instintos violentos e simulando um processo de regeneração. Essa dinâmica evidencia as falhas do sistema penal, que frequentemente privilegia a aparência de reabilitação em detrimento de uma transformação autêntica do indivíduo.
Ademais, torna-se evidente a ineficácia do Estado em lidar com o caso de Alex. Ao utilizá-lo como cobaia em experimentos controversos, o Estado revela sua incapacidade de assumir responsabilidades, optando por soluções que cerceiam ou manipulam o indivíduo na tentativa de garantir o bem-estar social. Além disso, a ausência de mecanismos eficazes para a reintegração social do indivíduo contribui para sua marginalização contínua. A estigmatização de Alex como "criminoso degenerado" dificulta a reconstrução de sua identidade social, inviabilizando sua reinserção e perpetuando o ciclo de exclusão e violência.
comentários(0)comente



Pinkmatch 16/11/2024

Comentários sobre a edição e não a obra em si
Começando dizendo que não gostei muito da tradução não que ela seja ruim ou algo do tipo só não caiu no meu gosto. Percebi lendo os manuscritos originais que, teria aproveitado bem mais lendo em inglês, foi bem mais fluído e divertido e pra mim evidenciou ainda mais a forma teatral que Alex nosso narrador usa pra se expressar. Curti que adicionaram apenas um prefácio, contextualizando os materiais adicionados a está edição, e no caso do posfácio adicionaram um dicionário Nadsat(que acabei usando só no início da história, conforme você avança na leitura torna-se fácil entender) algumas entrevistas do Burgess e algumas páginas do manuscrito original. Coisas que tipo assim são capazes de impulsionar o seu pensamento sobre o que acabou de ser experienciado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jhon.Alison 14/11/2024

Um dos meus favoritos
Leitura bem desafiadora, mas é a parte mais divertida desse livro sensacional, por muito tempo foi meu livro favorito
comentários(0)comente



Flavoca 13/11/2024

Qual é a solução para a violência?
Neste livro acompanhamos Alex (narrador e personagem principal) durante a sua adolescência.

Neste futuro distópico, as gangues e a violência andam de mãos dadas trazendo o caos. Alex faz parte de uma e se vangloria de fazer atrocidades (e essa parte é muito difícil de ler e bem gráfica) porque gosta.

O governo lança mão, então, de uma estratégia de condicionamento mental para tentar tirar a violência de dentro de pessoas como o Alex.

A partir daí, nós, pobres leitores, somos obrigados a refletir sobre várias coisas: a maldade é inata ou construída? Por que a violência é tão atrativa e glamourizada pelos adolescentes? A violência tem solução? Como transformar pessoas sem tirar sua individualidade? (Pelo menos é nisso que estou pensando agora...)

Por favor, leiam! Livros assim, apesar de gráficos e pesados, são necessários! Só fico chateada por querer debater e extravasar sobre a história e...
comentários(0)comente



Mary.Riggs 10/11/2024

Laranja mecânica, é um clássico atemporal
Essa é uma leitura que nos deixa pensando por muito tempo depois de ler. A história brutal e provocadora de Alex, um jovem desajustado em um mundo distópico, toca num ponto importante: até onde vai a nossa liberdade de escolha? E será que podemos realmente mudar? ?
A história é bastante envolvente, cheia de gírias inventadas, o autor, Anthony Burgess cria uma experiência única e ao mesmo tempo perturbadora. É um livro que nos tira da zona de conforto e nos faz questionar: o que significa ser humano?
comentários(0)comente



thaynA148 09/11/2024

Terminei esse livro questionando a minha índole por ter simpatizado TANTO com esse doido do Alex. Culpo totalmente Anthony Burgess por desenvolver um personagem tao carismático.
É uma leitura um pouco difícil, principalmente pela linguagem doida inventada pelos adolescentes que eu nao entendia NADA. Chegou em um momento que eu só imaginava o que podia significar ou dava uma olhada rápida no dicionário porque tava impossível. Mas eu entendo a estranheza que o autor quis causar e acho que se torna um livro ainda mais genial por isso.
Laranja Mecânica foi uma experiência!
comentários(0)comente



cIay 09/11/2024

Mediano
Tão vazio que chega ser difícil explicar o motivo, o livro é cheio dessa linguagem própria ? pois nem pode se chamar de língua ? que prende o leitor só pela estranheza em tentar desvendar o que o Alex (que é o narrador) tem a dizer. Em relação a ultraviolencia e as ações dele, não a muito a que dizer, nada muito surpreendente que vá além da realidade atual. Digo que ele sofreu muito pouco pelo que ele fez as vítimas sofrerem, esperava algo mais profundo na tortura mas Ok. O fim foi bem fraco e talvez previsível, esperei algo que fosse impactar ? na verdade esperei isso o livro todo ? mas simplesmente não rolou. Não diria que é um marco na cultura pop nem nada do tipo, mas, talvez isso seja atribuído ao filme, que eu não irei ver pois, provavelmente vai ser pior que este livro. Tem piores.
comentários(0)comente



Igor Rocha 08/11/2024

Uma ótima distopia
O livro aborda questões filosóficas sobre moralidade, liberdade, e o controle do indivíduo pelo Estado. Com uma linguagem única, cheia de gírias inventadas, Burgess desafia o leitor a refletir sobre a natureza humana e o preço da ordem social.

OFF TOPIC: Se existe na vida real algo semelhante ao que foi feito ao personagem, eu particularmente, ia gostar.
comentários(0)comente



Leo1402 07/11/2024

Dialetos e genialidade de Anthony Burgess
Confesso que não assisti ao clássico do cinema que é denominado pelo mesmo nome do livro, e provavelmente isso nem virá a acontecer, tendo em vista que esse é o meu livro favorito.
Meu padrasto, em uma de suas tentativas de me fazer um leitor durante a minha adolescência -aparentemente deu certo- disse que caso eu não lesse essa obra, que ele tinha pegado emprestado na biblioteca da escola em que trabalhava, ele iria vender meu videogame.
Quase que por obrigação, comecei a ler e, no começo, não conseguia compreender muita coisa, já que eu não sabia da existência do dicionário do dialeto do livro em sua contracapa.
Porém, mesmo sem essa ajuda, fui descobrindo quase que por instinto como casa palavra deveria ser traduzida, achando que isso talvez devesse ser algum tipo de tradução muito ruim da editora.
Creio eu que, essa é a maneira ideal de ler o livro, pois assim, você poderá ter diferentes interpretações acerca da distopia tão bem escrita e com um mundo tão rico e cheio de detalhes, mesmo que sem querer, que Burgess criou.
Amo esse livro de paixão, e pretendo comprar uma versão física dele um dia para lê-lo novamente, com as visões de mundo que tenho hoje.
comentários(0)comente



Piazzarollo 05/11/2024

A realidade da violência.
É um ótimo livro. A leitura não é tão simples, a linguagem nadsat torna a experiência bem confusa e complexa no começo do livro, com o tempo e com a ambientação vai se tornando mais fácil. Ainda assim terminei sem entender várias gírias, mesmo sendo essa a ideia do autor.

Quanto à história, essa é bem envolvente e interessante. Fiquei muito interessado em saber qual seria o percurso e o fim da história de Alex. Gostei do final.

O livro traz bem a figura da ultraviolência, presente e muito bem narrada do começo ao fim da obra, contudo, apesar das cenas pesadas, tudo é bem feito para amarrar bem as personagens à história.

Assisti o filme a muito tempo, por isso queria tanto ler o livro e recomendo bastante.
comentários(0)comente



Sthé 04/11/2024

História jovem para uma leitora velha
Fico surpresa ao sentir que toda violência descrita e vivida por Alex não me pareceu chocante, isso me fez questionar "mas que mundo é esse em que estamos?'', quando ligo a TV as noticias são um pouco piores Ó, irmãos. Ainda sinto que a leitura de laranja mecânica pode impactar alguém que ainda não assistiu a tantos jornais e não recebe a violência como a melhor coisa a se fazer e sentir, alguém que até se identifique com Alex mas ao final perceba que, o que vale nessa vida é nada se não uma boa caneca de café e uma mente livre para sonhar o amanhã.
comentários(0)comente



2278 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR