Vicky 04/02/2024
? Era o começo de algo, os dois pensaram. Algo perigoso. ?
Deve fazer pelo menos uns 2 ou quase 3 anos que eu havia ficado de olho nesse livro após ver um vídeo da autora divulgando ele no tik tok e desde então fiquei obcecada, mas apenas ano passado adquiri ele e esse ano finalmente li.
Em resumo a história se trata de Elisa, que foi assassinada por seu namorado e retorna do inferno para se vingar. Eu tinha altas expectativas com essa história e, sem brincadeira, devorei ela em 2 dias. Teria com certeza terminado em 1 só dia se não precisasse ter feito as pausas para comer e ir trabalhar.
A história é muito fluida, intrigante, misteriosa e o tempo todo te dando a intenção de estar fisgando a a sua atenção a cada página lida. Ao contrário do que vi em outras resenhas eu não me confundi com a linha do tempo, a autora fez uma diagramação incrível e o tempo todo nos sinalizava em que período da história estávamos sem deixar que a gente se perdesse. Inclusive, todos os inícios de capítulos e as primeiras páginas desse livro são lindíssimas.
É engraçado que mesmo sabendo do assassinato eu ainda me peguei shippando Elisa e Silas nos capítulos do passado, me via feliz com cada interação romântica deles e não entendia como aquela relação havia dado errado ao ponto de acabar em morte. Mas é aí que está o pulo do gato, a autora faz o leitor ser manipulado por Silas assim como foi com Elisa. Antes eu fui de "Ah, que fofo, ele está com ciúmes" para "Caralh* que ciúme doentio". Silas, que no começo era tão cadelizado por ela de repente queria que ela não fosse mais ela, apenas dele. Em dado momento você deixa de sentir pena de Silas e passa a torcer para Elisa torturá-lo um pouco mais.
E por falar em Elisa, ela de fato é uma protagonista muito interessante, rica e de personalidade forte. Ela é duvidosa, você não deve esperar bondade nela e nem que ela seja simpática com um mendigo na rua, mas ela também é super inteligente e determinada, chega em um ponto do livro que você vê nitidamente até que ponto a relação com Silas a fez perder seu brilho e sua identidade própria. A Elisa antes de Silas jamais aceitaria o que aconteceu com a Elisa depois de Silas, e é muito significativo como a autora nos mostra vários lados dos protagonistas.
A injustiça, a vingança, o amor ao ódio, os amigos que eram omissos às explosões de raiva do Silas, as escolhas de Elisa antes e depois de sua morte, tudo contribuiu para uma história única e que merece releitura. Amei.