Economia do Reino

Economia do Reino Matheus Ortega




Resenhas - Economia do Reino


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


andrea.volcov 20/10/2024

Há + ou - 10 anos eu entrei numa profunda crise: poderia alguém genuinamente cristão ser MUITO rico? Como essa pessoa poderia deitar em paz no travesseiro sabendo que tantos morrem de fome, ou conhecendo as necessidades do campo missionário? E, na prática, o que significa ser muito rico? Se tenho mais do que preciso, não deveria doar o que vai além da minha necessidade para quem tem menos do que eu? Como conciliar meus anseios por justiça social com o fato de que vivo confortavelmente?

Não cheguei a nenhuma conclusão na época. E, para piorar (ou para ajudar) conheci algumas pessoas genuinamente cristãs que viviam um nível de riqueza que até então eu desconhecia. Passei a admitir a hipótese de que talvez Deus concedesse riquezas para algumas pessoas, desde que elas soubessem como usá-las em favor do Reino. Mas ainda achava tudo isso muito conflituoso.

Aos poucos me abri para a possibilidade de que o dinheiro não fosse um mal em si, mas um instrumento neutro que poderia ser benção ou maldição, a depender de quem o manejasse. Sondando meu próprio coração, dei-me conta de que talvez eu não fosse totalmente coerente com as minhas próprias crenças sobre o dinheiro. Sempre preguei a igualdade e a justiça, mas nem sempre estive disposta a ser a resposta.

E este livro surgiu como um confronto e um conforto. Ele defende a existência de 4 perfis ou formas bíblicas de lidar com o dinheiro: o doador, o moderado, o transformador e o abnegado. São 4 caminhos com diferentes características, virtudes e fraquezas. Mas todos com o mesmo objetivo: fazer o Reino de Deus crescer. Uns semeando de sua própria riqueza; outros administrando com zelo; outros dedicando suas vidas à transformação sistêmica da sociedade; e outros renunciando a tudo em prol do próximo. Nenhum melhor ou mais santo que o outro. Todos cooperando com um objetivo em comum.

Este livro me levou de joelhos ao chão. Me fez analisar a mim mesma e escancarou meus pontos fracos. E, ao mesmo tempo, me deu muita esperança: podemos conciliar, com humildade, visões distintas sobre dinheiro, economia, justiça e sociedade debaixo de um mesmo Evangelho, pois a verdadeira riqueza não é contabilizada em termos financeiros.
Diná 20/10/2024minha estante
Fiquei curiosa para ler, achei bem interessante.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



VitoriaRegiane 25/08/2024

Favorito do Ano
Que livro bom ,bíblico e inteligente.A cada dias estou amando tanto ler mais livros que me edifica e me ensina sobre Cristo, a Bíblia , vida cristã e tantas coisas que tenho dúvidas.
Ler esse livro me ensinou tanto e me transformou a minha visão sobre o dinheiro.
Recomendo demais a todos cristãos e não cristãos!


?Já se passam os dias de conflito dentro da igreja quanto a diferentes visões econômicas e sociais. Eis que surge um novo caminho de unidade. Podemos ser diferentes em muitas formas, porém, juntos, nos parecemos mais com Cristo. Que doadores contribuam generosamente, que moderados administrem com zelo, que transformadores mostrem misericórdia e que abnegados sirvam com a força que Deus provê. E que todos reflitam o amor de Deus através da unidade nessa magnífica economia do Reino. Assim, seremos uma noiva mais parecida com ele, unindo a riqueza e a pobreza sob a bandeira do amor.?
comentários(0)comente



Aryel1 22/07/2024

Necessário
Amo como esse livro me fez pensar no meu lugar como cristão na sociedade e nas múltiplas formas que podemos servir à este Reino com meus bens.

Incrível, poético e... necessário
comentários(0)comente



Juliaribeiro.01 25/04/2024

É um livro maravilhoso!

Nos faz ver e refletir, as diferentes formas de lidar com a riqueza e a pobreza no mundo de hoje, com base bíblica.

Nos mostra o que é ser um doador, um moderado, um transformador e um abnegado, as várias lições que podemos aprender com cada um, assim como o que devemos ter cuidado e exemplos bíblicos de pessoas com esses perfis.

E com tudo isso, nos mostra como fazer parte da Economia do Reino!
comentários(0)comente



du 06/04/2024

Muito bom!
Uma leitura densa, mas cheia de sabedoria e criatividade! É diferente, é brilhante a forma como o autor encaixa cada coisa.

?E que todos reflitam o amor de Deus através da unidade nessa magnífica economia do Reino. Assim, seremos uma noiva mais parecida com ele??
comentários(0)comente



LucasMoraesSilva 26/03/2024

Precisam uns dos outros
O que muito me marcou nesta leitura é a necessidade que os 4 perfis apresentados pelo autor precisam uns dos outros. O doador, o moderado, o transformador e o abnegado são perfis de pessoas que o mundo precisa, sem um deles estaríamos incompletos.
É um desafio se encaixar em um único perfil, eu confesso que tive um pouco de dificuldade, pois pra me identificava com um e depois com outro, mas não chega a ser um problema como diz o autor.
A narrativa inicial e a final são muito boas, imaginar como seria este encontro com pessoas da nossa história, foi muito criativo por parte do autor.
Leitura necessária para comunidade cristã, entre igrejas.
comentários(0)comente



AnaGLima 25/03/2024

O livro traz como proposta uma leitura densa, nele há diversos materiais e exemplos de cristãos que lutaram contra a pobreza.

É através destes exemplos encontrados nas Escrituras que Matheus nos mostra em seu livro, quatro posturas que nos cristãos devemos ter diante da pobreza.

Os quatro perfis citados no livro são de Doador, Moderado, Transformador e Abnegado. Cada um representado por um ou mais personagens bíblicos e aplicações históricas.
comentários(0)comente



Ariana37 23/03/2024

Brilhante! ?
Antes de tudo, devo destacar que nunca me deparei com algo semelhante! Embora não tenha explorado outros livros sobre esse tema, tenho quase certeza de que a maneira como o autor abordou os conceitos de pobreza e riqueza foi profundamente singular.

Em "Economia do Reino", você não apenas será introduzido à cosmovisão cristã sobre riqueza e pobreza, mas também explorará quatro perfis que respondem de maneiras distintas à dinâmica entre riqueza e pobreza.

Em cada perfil apresentado, eu me pegava pensando: "Ah, então essa é a maneira correta de viver". No entanto, o autor, de forma excelente, nos faz perceber que cada um desses caminhos nos conduz a uma mesma economia.

Aqui está um breve trecho para ilustrar:


?(...) Nenhuma condição de vida externa pode tornar alguém melhor ou pior, pois Cristo vê o coração. Tanto o que vive em meio à riqueza com diligência, responsabilidade e generosidade quanto o que vive em meio à pobreza com compaixão, fé e dependência em Deus formam um conjunto magnífico de servos do mesmo Rei.?

Além disso, há uma parte de ficção que é simplesmente brilhante!


Leia, vale a pena!
comentários(0)comente



MayMadureira 17/01/2024

Nem riqueza e nem pobreza
Acredito que Matheus Ortega conseguiu de forma muito sábia escrever sobre esse tema tão sensível nos dias de hoje. Como Deus espera que tratemos as riquezas dessa vida? Há um caminho único para todos? Todos devem viver uma vida de abnegação e doar todos os seus bens? Ou devemos buscar as riquezas terrenas para termos melhores condições de lutar por justiça social e acolher os necessitados?

Descobrimos nesse livro que a Economia do Reino não é sobre possuir riquezas ou não, mas sobre um coração que se compadece e tem compaixão. Afinal, sem amor, somos somente um sino que tine, uma grande barulho sem nenhum resultado.
comentários(0)comente



Clara 24/10/2023

Recomendo para TODOS que fazem parte da noiva de Cristo!
Se você faz parte da Igreja, da Noiva de Cristo, você precisa ler esse livro.

Economia do Reino abre os nossos olhos para como enxergamos a riqueza e a pobreza no mundo e o que fazemos, como cristão, para mudar essa realidade de extrema desigualdade social. Alguns são doadores, outros são moderados, abnegados ou transformadores, ainda há aqueles que são mais de um tipo de perfil, mas o que importa é que todos, juntos, com essas diferenças de comportamento, fazem a economia do Reino prosperar.

Além de nos apresentar os 4 perfis, o autor também mostra exemplos e quais riscos de cada perfil devemos evitar, deixando sempre claro que o alvo maior é Cristo!

"Podemos ser diferentes de muitas formas, porém, juntos, nos parecemos mais com Cristo. [...] que todos reflitam o amor de Deus através da unidade nessa magnífica economia do Reino. Assim, seremos uma noiva mais parecida com ele, unindo a riqueza e a pobreza sob a bandeira do amor".

Vale ressaltar que o autor deixa claro que a Economia do Reino não é um sistema (luta de classes, livre mercado, etc), mas um *conjunto de valores*.
comentários(0)comente



Eduardo684 29/09/2023

Interessante
Em meio a discussão entre polos diferentes de esquerda e direita, aqui temos uma nova visão para o cristão de como lidar com o "dinheiro". Não existe movimento certo ou errado. O que existe são as intenções do Reino e as intenções carnais que distorcem as coisas.
comentários(0)comente



Pedro 09/05/2023

Livraço. Leitura fácil, gostosa e profunda. O livro chega até a emocionar em alguns momentos, mesmo se tratando de uma obra teológica
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Hadassa.Spolador 26/02/2023

Sou nós
Vi alguns pastores influencers (o termo kkkkkkkkkkk) que eu sigo comentando sobre ele e fiquei com muita vontade de ler! Minha impressão ao ouvir falar dele é que ele seria um "Reino de Ponta Cabeça" sobre economia e ele basicamente é uma mistura dele com algum livro sobre temperamentos. Impactante..

Ano passado li Gálatas comentado pelo Tim Keller e despertou em mim essa noção de que o evangelho não pode ser barrado pela cultura e esse livro demostra isso: mesmo em diferentes situações, culturas ou possibilidades, o evangelho e o dom da misericórdia pode ser vivido por todos!

Abnegado, transformador, doador e mordomo são os diferentes perfis sobre a forma que nós lidamos com o dinheiro e enxergamos a riqueza e pobreza. Todos são dependentes um dos outros e de nada vale se não agirem com misericórdia (coração puro e mãos limpas) e para o fim único e exclusivo de glorificar a Deus.

O design desse livro é extremamente perfeito! Ele é leve! Lindo! Acho que um dos melhores no quesito beleza e praticidade da minha estante!
As referências históricas, bíblicas e a história que ele conta ao longo do livro também é de derreter o coração!

Recomendo a leitura dele para quem se interessa pela diversidade do evangelho, história da igreja e é claro: economia! Claro que eu super recomendo pra quem simplesmente só quer ler ele pela beleza porque tem cada desenho lindo!!!!!!!
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR