Ruído

Ruído Daniel Kahneman
Daniel Kahneman




Resenhas - Ruído


31 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Valberto 17/09/2024

Reflexivo!
Já havia lido o outro best-seller do Kahneman (que Deus o tenha) e não esperava menos: que livro necessário, especialmente para aqueles - assim como eu - que nunca ouviram a expressão ?ruído? associada à uma ?falha no julgamento humano?, como o autor define.
Aqui observamos algo sútil que está presente diariamente quando tomamos alguma decisão baseada nos nossos julgamentos: o ruído, uma variabilidade nos julgamentos que deveriam ser idênticos.

Vale a pena cada minuto destinado à leitura deste grande livro.


Atenciosamente, Valberto Honorato.
comentários(0)comente



Auristela 07/08/2024

RUÍDO NEM SEMPRE É ONDA SONORA
Ruído é a variabilidade, quando indesejada, em julgamentos que deveriam ser idênticos. Um tipo de erro imprevisível que não podemos explicar facilmente. E onde há julgamento, há ruído, partimos desse ponto, é disso que trata o livro Ruído, uma falha no julgamento humano, dos autores Daniel Kahneman, Olivier Sibony e Cass R. Sunstein.
Conceituado o termo, vou começar essa crônica, relato, resenha de livro complexo, jogando conversa fora:
Se olhar a partir da minha cidade, a praia fica à direita do mapa, a Leste. Não obstante, ao transitar pela Rua Luiz Bolmann, sentido da praia, me deparo com uma placa indicando: Joinville (é nível do mar) pegue à esquerda até o trevo próximo ao Fórum.
No horário que passo ali, são nove da noite, não há trânsito. Estou indo levar ou buscar o caçula na autoescola. Ignoro a placa. Sigo reto até o cruzamento em cruz, livre de semáforos, mão dupla para os quatro sentidos. Reto, depois à direita, esquerda e chegamos. Eu poderia seguir adiante, sempre à direita, até a praia, como expliquei: a praia fica à direita, se olhar da minha cidade. Não posso ir na piscina, estou medicada para gripe, resfriado, rinite, bem ao certo nenhum médico sabe, sozinha em casa, está quente, penso em praia.
Li, de jovem, O pequeno grande manual de instruções para a vida, de H. Jackson Brawn Jr., lembro de que deveria, no mínimo: ter um cão, viver desconhecida, pegar o caminho mais bonito. Discordei a vida toda sobre a necessidade de ter um cão, vivo desconhecida, sigo à risca a instrução de pegar sempre o caminho mais bonito.
Me ocorre que o trevo redondo é mais seguro que o cruzamento em cruz e que talvez em outro horário fosse melhor ir por lá. Mas a praia fica mesmo para direita e meu cérebro tonto escolheria ficar na fila de carros esperando, fosse em pior hora. Nem engenheiro de trânsito ou a IA do GPS me convenceriam do contrário. Fui instruída de jovem a pegar o caminho mais bonito e então desse ponto outras pessoas poderiam argumentar que era melhor ter saído por Corupá.
Descrevi acima um exemplo de como as pessoas julgam, como escolhem, algo que é simples: qual o melhor caminho. Veja a variabilidade no julgamento que aí já se apresenta e depois tente imaginar o impacto de tudo que temos em mente quando vamos julgar sobre coisas mais sérias como: diagnósticos médicos, prêmio de seguro, o melhor investimento, a guarda de menores, adoção, pedido de asilo, anos de condenação para um crime, reparação punitiva, concessão de patentes, melhor desempenho...
Ruído vem nos ensinar a minimizar a variabilidade indesejada nos julgamentos diários, através da utilização de algumas técnicas: higiene da decisão; agregar a visão de fora e outros julgamentos independentes; ter pensamento estatístico, encontrar taxa base; recorrer a um observador de decisão; fazer equiparação; inserir escalas, diretrizes, protocolo de avaliações mediadoras; decompor o julgamento em elementos individuais e assim protelar a decisão sem rejeitar a intuição, apenas deixá-la para depois; ter humildade.
Nos mostra como fatores que seriam supostamente irrelevantes afetam nosso julgamento diário, especialmente nos julgamentos singulares, não repetidos. Que isso pode gerar prejuízos e promover a injustiça. Que discordâncias são inevitáveis, mas, há um limite para quanta discordância é admissível. Que a inconsistência prejudica a credibilidade de sistemas podendo levar certas decisões ao nível das crueldades arbitrárias quando a prevalência do ruído nos leva a loterias de julgamento que geram incertezas.
O livro naturalmente explora as inúmeras objeções que poderiam existir para tentativa de reduzir o ruído, como a de que algoritmos de decisão são desumanos, alertando sobre a abdicação da responsabilidade. Queremos que as pessoas sintam que são tratadas com respeito e dignidade, que sejam ouvidas nos seus casos particulares - é a mais relevante.
O que importa aqui resumir é: se você costuma julgar, decidir sobre algo que afeta outras pessoas, a leitura é imprescindível. Não julgue sem ler duas vezes. A chance de estar cometendo erros brutais e severas injustiças é enorme. Julgar corretamente o melhor caminho para ir para praia no inverno, isso pode esperar.
https://alegracatarina.wordpress.com/2024/08/07/ruido-nem-sempre-e-onda-sonora/
comentários(0)comente



Vicente_ 23/07/2024

Um exercício de reflexão
Trabalho muito interessante e, por vezes, estarrecedor. É algo impensável como o sistema judiciário pode ser falho a ponto de um réu ser condenado a trinta anos de reclusão enquanto outro, que praticou o mesmo crime, ser punido apenas com uma multa. O único diferencial deles foi o juiz que julgou a causa! Um verdadeiro disparate no sistema americano, algo corriqueiro e revoltante! As pesquisas extensas de como cada juiz vê determinado delito é realmente algo a se pensar. Acredito que essas falhas se espalhem por outros países. Outros exemplos, em outras áreas da sociedade (seguros etc.), são expostos também. Há um viés matemático que pode ser pulado pelos menos afeitos, nada que prejudique sua compreensão. O que fica é a impressão de que não somos tão donos assim das nossas decisões.
comentários(0)comente



Tiago Souza 11/06/2024

Um excelente livro
O autor aborda um tema não tão explorado e que não damos muita atenção no dia a dia, mas conforme vai abordando e aprofundando no decorrer do livre, é possível visualizar e compreender a importância de identificar e isolar o ruído e o viés, nas nossas tomadas de decisão, e é exatamente isso que o livro faz, brilhantemente, por sinal.
Com muitos exemplos, citações e estatísticas,podemos lucidar melhor a influência que temos, em várias situações de coisas que não imaginamos ou esperamos influenciar na tomada de decisões, e isso pode influenciar em uma boa ou má decisão.
comentários(0)comente



Gustavo.Morsch 06/05/2024

Leitura fundamental na Era das IAs
Livro absolutamente contemporâneo e didático. Sempre pensamos no viés, mas pouco se fala sobre o ruído, ou seja, a variabilidade nos julgamentos. A importância do tema, as formas de medir e como minimizar seus impactos estão na ordem do dia.
comentários(0)comente



Thiago.Ruicci 13/03/2024

Percebi que onde há tomada de decisões, existe ruído. Como médico anestesiologista, entendo a importância de nos capacitar, implementar protocolos e seguir diretrizes para aumentar a segurança do paciente e tomar decisões mais assertivas. Como seres humanos, somos naturalmente propensos a ruídos e vieses devido ao nosso meio e cultura. Identificar esses ruídos e buscar tomar melhores decisões é um caminho para a excelência.

Trecho estoico:

"O homem é perturbado não pelas coisas, mas pela visão que ele tem delas." - Epicteto

Trecho de Jesus Cristo:

"Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." - João 8:32
comentários(0)comente



DeCardoso 15/02/2024

Ruído ou viés?
E lá se foram meses pra concluir essa leitura complexa e ao mesmo tempo interessante. É um livro bem denso de se ler, pelo menos pra mim.

Perdi muito o ritmo de leitura com os gráficos, tabelas e números apresentados. De forma alguma estou invalidando as pesquisas e dados presentes no livro, mas esse formato de estatística quebra muito meu ritmo de leitura.

O tema em si, eu gostei bastante. Me provocou o questionamento das decisões que tomamos, me fez refletir sobre como uma opinião ou uma palavra dita pode interferir em toda uma decisão. Como o ruído e o viés são diferentes (apesar de ainda não ter tudo tão esclarecido na minha mente) e interferem de uma forma ou de outra no fim das contas.

Os exemplos do ramo jurídico e da seguradora me fizeram ter uma ideia mais clara em mente e foi o que facilitou pra concluir o livro.

Fui no meu ritmo e estou orgulhosa de ter terminado uma leitura tão complexa pra mim.
comentários(0)comente



Paola 29/01/2024

Ler esse livro é uma grande loucura! Em muitos momentos fiquei em choque ao descobrir resultados de pesquisas trazidas sobre o tamanho do impacto dos ruídos nas nossas decisões.

Me peguei pensando: será que alguma decisão nossa é de fato nossa, ou todas nossas decisões passam por ruído?

Indico muito a leitura!! Livro bom, de fácil leitura e entendimento e com conteúdo importantíssimo!
comentários(0)comente



Ilmar 17/01/2024

Os livros do Kahneman sempre me fazem parar pra refletir e repensar muitas coisas. Leitura lenta, e que deve ser lenta, mas muito rica. Abre a mente pra coisas que você nunca pensaria e , agora, acaba se lembrando toda vez que vai formular um pensamento (ou deveria se lembrar). Um livro que toda pessoa que precisa tomar decisões deveria ler.
comentários(0)comente



ED73LH 11/01/2024

Melhor que seu anterior
Ruído, vieses e heurísticas psicológicas. Conteúdo muito sólido com diversos dados e pesquisas, um ótimo livro de embasamento que pode ser útil em diversas áreas, mas também valioso para quem quer entender melhor o mundo a sua volta.
comentários(0)comente



Nanda Lopes 09/01/2024

Redução de ruídos para decisões mais justas e conscientes
A relevância e a presença dos vieses e dos ruídos são amplamente discutidos, Daniel Kahneman, Olivier Sibony e Cass R. Sunstein mostram por que os seres humanos são tão suscetíveis ao ruído e aos vieses na hora de fazer escolhas.
Ao longo da leitura, descobrimos que o viés é um erro que normalmente vemos e até podemos explicar, o ruído não podemos perceber ou facilmente explicar, por isso os danos são tão imprevisíveis e graves.

Para os autores, "as estratégias de redução de ruído estão para o 'desenviesamento' como as medidas preventivas estão para o tratamento médico".
O método é simples e possível: atrase ao máximo uma decisão intuitiva e rápida. Antes de qualquer escolha, reúna o máximo de informações possíveis sobre o assunto, sistematize-as e certifique-se de compará-las e verificar se são independentes entre si.

Vale a pena investir seu tempo na leitura e aplicação dos métodos sugeridos pelos autores, em benefícios da redução de ruídos, garantindo que a tomada de decisões sejam mais consistentes.
comentários(0)comente



Renata Martins 03/01/2024

Então...
Acho que o livro deve ser muito bom para algumas pessoas... pra mim foi extremamente massante, principalmente o início. A partir de 50% fica mais interessante... mas acho que não seja algo que eu vá utilizar na minha vida. Talvez o livro sobre Viés (Rápido e Devagar) seja mais interessante para uma "Pessoa Física".
comentários(0)comente



Nicholas.Assis 25/12/2023

Bom livro, porém de leitura complexa
Achei o tema sobre ruído bem explicado, porém em muitas partes vai para um contexto muito estatístico e a leitura fica mais cansativa
comentários(0)comente



Josiane Gonzaga 23/12/2023

Ruído
A essência do livro é incrível, a ideia de estudar o ruído é o viés nas decisões é realmente necessária, lendo você percebe o quanto isso define muitas coisas do dia a dia.
É um livro que te faz pensar, que te tira da zona de conforto, que incomoda, eu acho isso maravilhoso!!!
Mas um ponto muito importante que me fez tirar pontos na avaliação (julgamento ruidoso, leiam o livro que irão entender rs), é a forma que as vezes os autores lidam com a explicação ao leitor, repetem muitas coisas várias vezes, acho que deixa cansativo, e outro ponto que, pelo menos para mim cansou também, foi introduzir tantas fórmulas estatísticas e de forma teórica.
Tirando esses detalhes, é realmente um livro incrível.
comentários(0)comente



Manymony 08/12/2023

Meio arrastado
Achei que alguns trechos poderiam estar mais dinâmicos ou nem teriam a necessidade de estar ali, no entanto, sempre conseguimos absorver lições e melhorar a maneira de observar situações afim de evitar ruídos desnecessários.
comentários(0)comente



31 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR