Ricardo.Barroso 31/01/2023A história do ser humano por trás do mitoA história do ser humano por trás do mito, aquele que criou o heavy metal, desde o som pesado e cadenciado até o visual sombrio. O estilo de tocar do Tony certamente influenciou minha vontade de aprender a tocar guitarra na adolescência. Os riffs inspirados, mas com técnica simples e sem muita velocidade, até hoje dão vontade de pegar pra tocar. Cheguei até tocar em festa de igreja uma música que falava sobre c0ca1na e eu não sabia! ?
O livro cobre com detalhes cada fase da carreira dele, mas infelizmente pára em 2011 e não fala do álbum 13. Percebi que conhecia bem pouco do Black Sabbath, principalmente das fases sem o Ozzy, e todas são muito boas e diversas. Na verdade, são pelo menos 3 bandas diferentes, fora as fases em que o Iommi se dedicou a projetos solo.
Para quem não é fã, o livro pode ficar meio repetitivo na segunda metade. É sempre ele contando como escolhia os novos membros da banda, como eram as gravações, os shows e, claro, as várias histórias que aconteciam quando estavam chapados! E parece que o Tony nunca deixou as dr0gas de verdade...