Os Elefantes Não Esquecem

Os Elefantes Não Esquecem Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie




Resenhas - Os Elefantes Não Esquecem


1383 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Gleyci.Reis 16/03/2020

Desvendei o desfecho antes da metade do livro, o que considero péssimo, visto que, seria infinitamente melhor saborear as descobertas ao longo da trama.

Como é o primeiro livro da autora que eu li, não estou muito acostumada com sua escrita, o que pode ter dificultado a coisa toda. Senti falta do detalhismo dos autores com que estou acostumada e muitas vezes me senti confusa e perdida durante os diálogos, apesar de estar acostumada com livros que retratam épocas diferentes.

Por fim, acredito que fiquei decepcionada com a finalização do caso, esperava algo mais inusitado e chocante e apenas li mais do mesmo. Contudo, não me dei por vencida e pretendo finalizar os outros dois livros da autora que possuo afim de dar uma segunda chance a famosa Agatha Christie.
Glaucia 09/04/2020minha estante
Leia o caso dos 10 negrinhos
E sem dúvida o melhor ??




Sabrina.Varges 01/09/2020

Amei
Esse é o terceiro livro de Agatha Christie que eu leio, e assim como os outros eu goatei muitoooo.
Agatha é realmente Maravilhosa e nesse livro com título bastante inusitado, nos temos o detetive Hércule Poirot investigando um mistério bastante complicado que envolvia suicídio, doença mental, um cachorro, gêmeas, triângulo amoroso e uma mãe ciumenta.
Eu sei que parecem coisas bem aleatórias, mas o queridissimo Poirot co segue ver lógica em tudo.
E se você gosta de um bom mistério, fica a dica ?
Adi 03/10/2020minha estante
Muito bom o livro




Lucas990 25/04/2021

Livros e autores clássicos geralmente representam um problema para mim, provavelmente pq eu sempre deposito uma expectativa muito grande e acabo frustrado. Minha experiência não foi diferente.
Nem a narrativa e nem os personagens me envolveram muito com a história, de forma que mesmo sendo um livro curto, eu demorei um certo tempo para terminar.
Os pontos positivos ficam por conta de como a história toda é bem amarrada sem ser muito óbvia, o final me surpreendeu.
Oreki Houtarou 26/04/2021minha estante
Eu li um único Agatha Christie e também não me envolvi :/




duda farias 17/09/2020

Um começo não tão bom...
?Elefantes não esquecem? foi meu primeiro contato com Agatha Christie e por ser uma autora muito aclamada, eu esperava mais... Adorei o livro, mas li seguido de um suspense policial moderno e rápido, então tive uma leitura arrastada e talvez tediosa. A história é boa sem dúvida, muitos detalhes e questionamentos ao longo da narrativa, mas na metade o final já se tornava previsível. Fora os ?extras? da solução que são guardados até o final, não me surpreendeu e decepcionou.
Bianca Daoud 20/10/2020minha estante
Se foi seu primeiro contato com Agatha fica meu conselho: leia outros. De todos dela que eu li até o momento esse foi o mais fraquinho. Como vc disse uma história bem tediosa e um final previsível. Infelizmente você deu azar na sua primeira impressão.




Ique 20/03/2020

Agatha escreveu livros melhores, mas é uma boa história. Venha que eu te explico...
Os Elefantes não esquecem foi o último livro que Agatha Christie escreveu com a aparição de Hercule Poirot em meados da década de 70. Vale ressaltar que não está sendo considerado os contos e o aclamado “Cai o Pano”, que foi desenvolvido anos antes e guardado para ser a última história do personagem. O primeiro livro “O misterioso caso de Styles” foi lançado em 1920, ou seja, o personagem já está mais velho e debilitado, mas com a capacidade de raciocínio lógico bastante apurada, assim como sua curiosidade de atenção aos mínimos detalhes para resolução do caso.

Nesta história temos uma sinopse bastante simples e objetiva que é possível citar no presente parágrafo: “Ariadne Oliver, uma escritora de romances policiais, é aleatoriamente questionada sobre o antigo caso do assassinato do casal Ravenscroft, mortos há 15 anos. Intrigada com o mistério que envolve o caso, ela pede ajuda ao seu grande amigo Hercule Poirot, com a esperança de solucioná-lo. Mas, para isso, eles contarão com a ajuda de pessoas que viveram naquela época, partindo da premissa de que elas são como os elefantes, e não esqueceram de nada.”

Como ocorre no livro “Os Cinco Porquinhos”, que inclusive é citado várias vezes na narrativa, o detetive belga precisa desvendar um mistério que ocorreu há anos atrás através da investigação e entrevista com as pessoas envolvidas diretamente e indiretamente no caso. O título do livro é inclusive ligado a tais personagens: “Os elefantes não esquecem (…) as pessoas, como os elefantes, são capazes de se lembrar de coisas ocorridas há muitos anos. (…) Algumas (pessoas) se lembram mais que outras. Com essas informações, Piorot fez uma espécie de diagnóstico.”

A narrativa que ocorre em terceira pessoa é fluida e tem sua construção em poucas páginas, sendo bastante direto ao ponto. A autora divide os capítulos em três livros: o primeiro é a motivação e apresentação do núcleo principal; O segundo conta com a entrevista com cada “elefante”, onde pudemos conhecer um pouco mais sobre passado e as motivações, intrigas e segredos dos personagens. Por fim, o terceiro e último abre caminho para o clássico capítulo final onde Poirot reúne todos com sua descoberta.

Vale destacar a construção de alguns personagens como a escritora Oliver que cativa o leitor desde o início. A ambientação, embora triste e um pouco pesada, é bem feita, mas sem muitas surpresas, semelhante a trama e resolução do caso que é consideravelmente previsível. Vale ressaltar a mesma fórmula usada em outros romances da autora, o que pode se tornar um pouco cansativo para o leitor ao mesmo tempo que não possui muita ação, somente histórias.

Vale a pena ler Os Elefantes Não Esquecem? Agatha escreveu mais de 70 livros e este não se destaca, podendo ser bem sem sal. Além disso, apesar de poucas páginas a leitura pode ser demorada que não vai se diferenciar por ser uma leitura inesquecível. No entanto, se você não tiver muitas opções e quiser ler algo mais curto, o romance policial pode ser uma boa opção, mas tente comprá-lo juntamente com o box de capa dura da Harper Collins para poder viajar entre as páginas de outros livros.
Ricardo.Bruno 20/03/2020minha estante
Excelente texto




Aline @maesliterarias 21/09/2020

Os elefantes não esquecem
Após ter lido um número considerável de livros da autora, esse foi o segundo que não me agradou. Mas entendo que foi uma dos últimos romances escritos por ela, já com mais de 80 anos, e que essa perda na "qualidade" poderia ser um indício de Alzheimer.Quanto a história, através de uma investigação no presente, de um crime ocorrido há mais de 10 anos, a morte dos pais de sua afilhada Célia, Ariadne Oliver busca seus contatos do passado para tentar solucionar o mistério, junto com a ajuda do meu detetive favorito Hercule Poirot.
É um livro bem curto, porém a história também é bem superficial, sem reviravoltas ou grandes emoções, e acho que antes da metade até, já sabemos o que aconteceu e qual a solução do caso.
Também não conta com nenhuma história secundária interessante, talvez se tivesse poderia ter salvo o romance. Ariadne é uma personagem muito inteligente e interessante super combinando com sua profissão de escritora. Já Célia achei super sem carisma.
Resumindo, recomendo apenas para quem já está inserido nas outras sobras da autora, se começar a ler Agatha por esse livro dificilmente irá ler outros livros seu.

site: https://www.instagram.com/maesliterarias/
Camila1856 21/09/2020minha estante
Eu sou super fã da Agatha Christie, mas este também foi um dos que achei mais fraquinhos dela.




Yas 23/09/2012

Os Elefantes Não Esquecem Agatha Christie
Uma trama muito bem feita e com um final inesperado e surpreendente,que nos prende até a ultima palavra da história e um tema que eu gosto muito que é mistério:
Ariadne Oliver é uma famosa escritora. Durante um almoço a futura sogra de sua afilhada Célia fala sobre uma tragédia ocorrida há alguns anos: os pais de Célia foram encontrados mortos a tiros. Ela quer saber quem matou quem ou se outra pessoa os matou. Então, a Sra. Oliver procura seu amigo Hercule Poirot que é detetive e iniciam a investigação sobre o caso. Ela procura pessoas que conheceram o casal, pessoas que ela chama de elefantes, pois tem boa memória, enquanto Poirot investiga os rastros do crime.
Raquel 25/08/2012minha estante
Estou vendo que gosta de romance policial! Já viu os outros livros dela que estão circulando na sala? Acho que você vai gostar também.




Letícia Fontes 06/04/2020

Boa leitura, mas não é Agatha em sua melhor forma...
Primeiro livro da Agatha (e olhe que não li poucos, viu!) cujo mistério consigo resolver! Apesar de ter deixado uma ponta solta (que não vem ao caso citar aqui, já que é um spoiler hahaha), considero uma boa leitura, embora não seja, nem de longe, a melhor forma da autora. 3 estrelas.
KlausBaudelaire 25/04/2020minha estante
Me manda essa ponta solta??




andriellecouto 09/07/2021

Gostei bastante desse livro, ainda que do meio para o fim eu já tivesse entendido o caminho que a história estava tomando e qual era o possível desfecho.
Geo 09/07/2021minha estante
Amo Agatha Christie estou lendo o Morte nas nuvens




Stefânea 20/08/2019

Penúltimo livro escrito por Agatha Christie, o último em que o detetive Hercule Poirot aparece, mas, infelizmente, minha primeira decepção com a autora. A leitura não me pegou, pelo contrário, me fez querer desistir de ler obras de mistério. Talvez eu esteja sendo drástica, provavelmente, mas vamos lá!

Ariadne Oliver é uma renomada escritora e mulher de muitos contatos. Durante um evento em sua homenagem, uma estranha mulher se aproxima e começa a questioná-la sobre um assunto um tanto estranho.

Há catorze anos uma morte aconteceu, o caso foi arquivado pela polícia, sem solução visto que era um mistério completo. Os pais da afilhada da Sra. Oliver foram encontrados mortos, sozinhos, apenas os dois e uma pistola. Crime? Suicídio duplo? Pacto de morte? Ninguém sabia dizer, o casal tinha saúde e era feliz. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Poirot entra em ação, e sai a caça das pistas. Mas como achar pistas para um mistério de mais de uma década atrás e completamente sem testemunhas?

Na minha opinião, a obra foi decepcionante. Achei chata a busca pelo passado, as histórias cruzadas sobre o casal morto, tudo muito entediante. Em certo ponto da obra, o desfecho ficou muito claro pra mim, achei meio óbvio, quase mal construído.

Não gostei do plot, não achei que foi uma obra tão instigante e vívida quanto as outras dela que já li. Talvez seja a forma como o crime era algo do passado ou outro motivo, não sei, apenas não é um livro que eu faria releitura ou indicaria. Triste, mas real.
FeehChristie 17/09/2019minha estante
Miga, se não me engano o último livro em que o Poirot aparece é justamente o último da Agatha, Cai O Pano. Ele foi escrito em 1940, mas só foi publicado em 1975, de propósito kkkk. Ele, diferente desse, é maravilhoso! Super recomendo. Amei a resenha, senti as mesmas coisas kkkk Mas Cai o Pano é sem defeitos




Mandy 19/01/2021

O que eu mais amo na Agatha Christie é como ela deixa todas as provas há vista do leitor de modo que podemos desvendar o caso junto com seus detetives, de certo modo as histórias perdem as reviravoltas finais surpreendentes mas não deixam de ser ótimos suspenses que empolgam o leitor a ler tudo de uma vez só.
Sou 19/01/2021minha estante
Concordo 100%!!!




Ariane.Pacanaro 09/05/2021

Sempre ouvi chamarem a Autora de rainha do crime. Já tentei ler dois livros dela e realmente não me identifico, acho tedioso e não consigo ver a rainha em lugar algum (infelizmente)
Aline.Rodrigues 22/05/2021minha estante
Ela tem ótimos livros,e é considerada rainha do crime porque tem mais de 80 livros e é uma das autoras com mais livros vendidos no mundo,ficando só atrás da Bíblia e Shaspike ( não sei escrever o nome dele ) leia dela,que acho que talvez você vai gostar
E não sobrou nenhum
Assassinato no expresso Oriente
Convite para um homicídio




Alana.Tosta 28/09/2020

Esse livro foi o meu primeiro contato com a escrita da autora. Sempre li resenhas que diziam que era muito surpreendente o final dos casos, mas não foi o que aconteceu comigo nesse livro. Eu não vou dizer que achei previsível, pois essa não é a palavra correta. Entretanto, a medida que tive informações eu simplesmente juntei o quebra cabeça e desvendei o caso. Isso tornou o livro ruim? Não! Eu fui instigada a saber se minhas suposições estavam corretas. É uma leitura rápida para uma tarde de domingo.
Carla 28/09/2020minha estante
Primeiro livro da Agatha que eu li tbm. Não é um dos melhores. Se continuares a ler a autora recomendo: E não sobrou nenhum, O assassinato de Roger Ackroid e Mistério na Mesopotamia.




Thiago Neiva 12/04/2021

Os elefantes estão entre nós...
Não vou mentir, o título diferentão desse livro me obrigou a lê-lo, estava curioso, pensei em mil e uma teorias a respeito dos elefantes, afinal, o que eles têm a ver com essa história? Como os elefantes entram aqui e... não... não são elefantes. É uma metáfora acerca da memória boa dos elefantes e como algumas pessoas a possuem, mesmo se tratando de algo que ocorreu há 12 anos!

E é exatamente esse o tema central dessa história, algumas pessoas não esquecem, essas são chamadas de elefantes. E, devido a isso, Ariadne Oliver, um alter ego da Agatha, com seu amigo famoso, Hercule Poirot, vão investigar um caso do passado que envolve um casal. Na teoria, eles cometeram um suicídio duplo, resolveram que iam morrer e simplesmente o fizeram, porém há muitos furos na história, muitos fatos aparentes sem nenhuma explicação. E é isso que os dois vão procurar saber, vão revirar o passado e descobrir, de uma vez por todas, o que diabos aconteceu naquela casa no penhasco!

O livro como um todo é muito bom, porém eu senti que precisava de mais, o mistério é intrigante e te puxa muuuito, porém não tem aquele brilhantismo de outras histórias, sabe? Não é como Expresso Oriente ou Morte no Nilo que te deixa boquiaberto e te faz pensar ser burro por não ter pensado naquela solução. Aqui não! Eu mesmo já sabia a solução, não ela toda, obviamente, mas eu tinha uma ideia que se mostrou concreta no final. Então sim! O mistério é bom, é ótimo, é gostoso e super viciante de ler, mas não tem aquele final suuuuper impressionante! Em suma, vale muito a pena ler, principalmente nos iniciantes de mistério e que estão conhecendo a Gata Triste agora, como eu. Obrigado, monsieur Poirot, nos vemos no próximo livro!!
Julia 12/09/2022minha estante
Nossa sim.




yomaeli 02/04/2020

Esquecem, sim. Mas ainda bem que Poirot não deixa de lembrar
Meu primeiro livro da Agatha Christie, lido apenas esse ano, o que é estranho, pois eu amo ficção/romance policial e não é desconhecido pra ninguém que ela é mestre nisso. Já devia ter lido vários dela, né? Achei o mistério bem construído, a autora sabe dosar o modo como os enigmas vão se encaixando e o plot twist surpreende sem ficar forçado ou incoerente.
Debbie Santos 02/04/2020minha estante
Adorei ler mais esse livro da minha rainha do crime, Agatha Christie!




1383 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR