Nathy 31/08/2021Um livro super interessante! Não sou muito fã de romance policial, mas esse veio muito a calhar.
Não sabia que esse é o primeiro livro de Arthur Conan Doyle, mas podendo dizer, um ótimo livro!
A historia começa com Watson, procurando por uma casa, e um "colega", que foi com ele para guerra assim por dizer, fala que tem uma cara que 'trabalha com ele' e está a fim de dividir um quarto, e simplesmente é Sherlock Holmes. Como o passar do tempo Holmes demonstra suas habilidades dedutivas elevadíssimos e inteligência impressionante.
A Scotland Yard tinha um caso muito curioso em suas mãos e os agentes Lestrade e Gregson procuraram, quase que imediatamente, o amador, mas muito competente Sherlock Holmes. Com a insistência de seu novo parceiro, o detetive amador aceitara o desafio e começou as investigações sobre a morte de Debber, que fora encontrado morto sem nenhum ferimento e com algumas manchas de sangue ao seu redor. Lestrade e Gregson buscavam caso a caso mostrar a superioridade dedutiva e o merecimento do emprego que lhes cabia, mas a cada palavra e gesto, eles mostravam que estavam na Scotland Yard só Deus sabe por que. Nem um pouco sucinto em suas deduções, Holmes tinha toda a solução em suas mãos mas esperara o momento certo para dar a cartada final, enquanto os agentes secretos encontravam cada vez mais pistas sem nenhum fundamento. Quando tudo parecia resolvido, acontecera outro assassinato que complicara mais ainda os fatos. Stangerson, parceiro fiel do falecido Drebber e principal suspeito do inspetor Lestrade, fora encontrado assassinado no hotel com golpes de faca. De repente, na presença dos dois inspetores da Sotland Yard, a porta da casa do Sherlock Holmes era aolicitada a visita de alguém, era o garoto, lider de um grupo de garotos, que era de inteira confiança de Holmes avisando-lhe que o cocheiro que o detetive solicitara estava a sua espera e de repente, pimbá! Sim, o cocheiro era o assassino. O nome dele? Jefferson Hope. Abismados os inspetores da Scotland Yard queriam rapidamente escutar detalhe por detalhe do crime em questão.
Jefferson contara toda a história, desde a tribo Mórmom ao assassinato de Stangerson. Lucy Ferrier era o nome da garota que fora o foco principal de todas as desavenças narradas. Apaixonada por Hope, a garota queria casar-se com o amado, mas havia um porém: Na cultura mórmom, a qual a jovem pertencia, só se podia casar com pessoa com mesmo conceito religioso. A partir dai começam as desavenças. Drebber e Stangerson travam uma batalha de discursos que convençam a jovem a se casar com um dos dois. Mas Hope foge com a garota e seu pai adotivo John Ferrier. Depois de algum tempo de fuga, o pai e a filha foram capturados pelos mórmons e o homem sentenciado à morte. Lucy fora obrigada a casar-se com Drebber, mas pouco tempo depois morrera (mais de desgosto que de qualquer outra coisa). E seu amado Hope Vingar-se-ia de qualquer maneira.
Mas como dá para perceber o final é o mas legal!