Silvana.Freitas 20/07/2024
"Capitalismo sem Rivais", de Branko Milanovi?, é uma obra que vai tratar do Capitalismo tanto sob uma perspectiva histórica como destrinchando seus componentes atualmente. Ainda que numa linguagem acessível, não foi uma leitura fácil pra mim, talvez por trazer muitos elementos novos, como índices que medem crescimento e desigualdade, conjunturas históricas e econômicas que fizeram surgir e desaparecer sistemas.
O que me chamou bastante a atenção foi a descrição minuciosa do grau de desigualdade existente no mundo ao longo da história e na atualidade, evidenciando inclusive a dificuldade real de ascensão social que o mito da meritocracia tenta mascarar.
Achei bem interessante também perceber que apesar da China ser vista como comunista pelo mundo inteiro, na verdade ela também ser capitalista. Claro que se trata de um capitalismo específico, o que Branko chama de Capitalismo Político, bem diferente do nosso capitalismo ocidental, mas com a mesma essência.
Não é o tipo de leitura que teria escolhido espontaneamente, fora do clube do qual participava, mas fiquei feliz em ler e agora sinto-me inclinada a buscar mais sobre esse assunto, pois me interessou bastante. O livro vale muito a pena, principalmente pra quem tem vontade de ampliar sua visão e consciência sobre a realidade política e econômica do mundo em que vivemos.