Laisa 27/11/2023
Difícil ?
Resolvi ler o livro alguns anos depois de terminar de assistir a série e vim como grande fã, mas arrisco dizer (com a relutância e o coração apertado de uma leitora) que a série é melhor. ?
Digo isso por um simples motivo: toda aquela narração e conversas internas do Dexter que trazem o tom ácido e cômico à série, no livro, pela ausência da dinâmica televisiva, se tornam cansativas. Sem contar que os demais personagens são, de certa forma, deixados de lado e, consequentemente, pouco desenvolvidos.
Como esperado, a leitura se tornou arrastada e demorei bastante para terminá-la.
Não estou dizendo, porém, que o livro é ruim, pelo contrário, o enredo é muito bom e bem construido. Por isso, arrisco dizer que tudo que relatei seja uma característica minha, pois já percebi que tenho bastante dificuldade com obras que tem esse mesmo tom excessivamente reflexivo, cheia de diálogos internos de personagens autocentrados (no bom sentido da palavra). O mesmo aconteceu, por exemplo, com "Flores para Algernon" (Daniel Keyes), "Nós" (David Nicholls) e "Robinson Crusoé" (Daniel Defoe).
Mas enfim, apesar dos pesares, como a boa fã que sou, permanece a vontade de ler os demais livros da coleção.
MINHA AVALIAÇÃO:
? Escrita - 1
? Enredo - 1
? Fluidez - 0,5
? Personagens - 0,5
? Desfecho - 1