Carolina1220 13/06/2024
"Pq no fim, o que deveria permanecer é o amor."????????
Eu sinceramente, simplesmente adoro quando mesmo com expectativas altas o livro entrega o que você esperava dele, atendendo suas expectativas e as propostas que ele apresenta. Definitivamente, esse é um livro daqueles que deixa uma memória realmente boa. É uma duologia gostosa de ler, em sua maior parte muito confortável e com um fechamento excelente, além dos personagens apaixonantes e a grande dose de humor daquelas que te arrancam boas gargalhadas.
Entretanto, alguns pontos negativos me levaram a diminuir a nota que resolvi dar pro livro, dentre eles o tamanho da história, que verdadeiramente é muito longa, as vezes ficando beeem parada, o que deixa as coisas um pouco chatas as vezes, nada tão exageradamente massante como já me deparei em alguns outros livros, mas pra algumas pessoas pode tornar a leitura arrastada demais. Outro ponto que acabou me desagradando um pouco, foi em relação ao consumo de drogas, álcool e a normalização de menos de idade em ambientes inapropriados? Obviamente, isso é algo muito normalizado nos livros, como também realmente não é algo incomum na vida real, nem um pouco. Porém,esse livro tem muitos aspectos que tomam como objetivo ensinar e normalizar alguns assuntos considerados polêmicos, como sexualidade, sexo seguro, racismo, entre outros que são muito bem abordados. O problema é apenas a forma como os temas que citei como temas que me desagradaram foram colocados no mesmo ponto dos tópicos e foram e devem ser desmistificados. O estabelecimento de jovens adolescentes em locais para adultos não deve ser colocado em patamares iguais a assuntos como educação sexual, muito menos o consumo de drogas.
Particularmente, sou uma pessoa a favor ao consumo de drogas tanto medicinais quanto recreativas, porém, é uma prática que deve ser feita conscientemente, dentro de espectros específicos onde o consumidor tenha idade, qualidade de vida e saúde mental adequados para isso. Então, a forma como o consumo entre adolescentes foi normalizado e colocado no mesmo nível de temas importantes como algo correto, não me agradou. Caso tivesse sido colocado em outros aspectos não seria um ponto que reduziria a nota, mas os contextos gerais levam a esse ponto de vista.
Outro ponto e último negativo, foi que muitas vezes os temas importantes foram colocados na história aleatoriamente, em momentos que não encaixavam então parecia mais uma ?palestrinha?, mesmo sendo temas realmente importantes que precisam ser discutidos, existe hora pra tudo e algumas vezes (ressalto que apenas em algumas), não era o momento ideal.
Eu sei que até agora reclamei muito pra alguém que gostou tanto do livro kkkkkk mas realmente esses tópicos que trouxe são importantes até pra saberem o que esperar desse livro, o que pode ajudar para uma experiência mais gratificante.
Existem também muitos aspectos positivos, como a gama incrível de conteúdos importantes, a facilidade de aprender coisas novas ou reforçar já conhecidas. Além de que MDS FINALMENTE certas pessoas da história receberam o que mereciam. Sem falar na forma fantástica na qual a autora não deixou a religiosidade de lado, a forma como ela separou o fanatismo hipócrita da verdade que é o amor e o respeito foi incrível. Junwoo é um personagem religioso, alguém que acredita em Deus de uma forma linda e limpa, alguém que acredita em um ser gradioso mas cheio de amor, amando seu Deus sem destratar o do outro e eu achei PERFEITO a autora ter mantido essa característica nele, se afastar de alguns tipos de igreja não é a mesma coisa que se afastar de Deus.
Eu sou apaixonada pela evolução não só do Junwoo mas de vários outros personagens. É bonito ver eles crescerem, se desenvolverem, realizarem sonhos, serem finalmente felizes de um jeito lindo e único, juntos. Os romances foram concluídos EXATAMENTE como eu queria então foi PER FEI TO pra mim!!! Além de que não teve UMA conclusão de história dos personagens que tenha me desagradado, foram todas absolutamente perfeitas.
O ponto alto pra mim, a parte que mais me marcou de todas, foi em relação a mãe do Junwoo. Pra mim, ela foi a personagem que mais evoluiu entre todos eles, além de ser uma história extremamente forte e uma realidade tão pesada que vem sido carregada por tantas mulheres no mundo todo. É emocionante a evolução dela, a evolução da relação dela com o filho e a melhora dela, é lindo demais e o ponto alto pra mim do livro todo.
Só quero deixar aqui que meu personagem fav é o Bonhwa e eu vou defender quase qualquer atrocidade que ele fizer, principalmente pq duvido que esse neném vai cometer qualquer atrocidade realmente grave.
Enfim kkkk é um livro lindo, que vale muito apena ser lido, mesmo com seus defeitos ele tem muitos acertos e certamente é do tipo de livro que deixa uma sensação boa mesmo muito tempo depois de lido, os pontos negativos são suficientes pra ofuscar o quanto esse livro é ótimo. Recomendo MUITO!!