Rafa_she 05/03/2024Athena's ChildUma série de capítulos curtos envolvendo a história de uma mesma personagem: Medusa, uma das acólitas no templo de Athena.
Logo no começo do livro somos apresentados a uma parte sobre a história de Medusa e como sua beleza não natural atraía a atenção dos homens. Para impedir que isso acontecesse e evitar um casamento arranjado, Medusa busca um dos templos de Athena e se torna uma acólita. É lá que ela ouve as mais variadas histórias de mulheres buscando a ajuda da deusa da sabedoria.
Medusa, como uma das melhores e mais fiéis seguidoras da deusa, sempre ajuda as fiéis da melhor maneira. Isso é, quando elas querem ser ajudadas. É nesse contexto que conhecemos a Medusa pelo ponto de vista dela, fora da mitologia e das histórias que são contadas sobre ela.
Medusa sempre foi uma acólita extremamente devota a sua deusa e, mesmo assim, quando ela mais precisou de sua ajuda, Athena lhe virou as costas e a acusou de ter profanado o seu templo. Isso tudo pois Poseidon, não aceitando um não de uma simples mortal, decide tomá-la a força.
O livro tem um grande simbolismo de feminismo e sororiedade bastante enraizado em cada capítulo, porém a forma como esse livro foi estruturado me deixou muito nervosa. Os capítulos são bem curtos e não há um grande aprofundamento nas histórias individuais para que tenhamos aquela conexão com os personagens. Nem mesmo o aprofundamento da Medusa é bem feito e, para alguém que não conhece a história verdadeira e não se impacta com ela, esse livro não faz nada para mudar esse cenário.
Achei bem raso para a mensagem que ele gostaria de passar e isso me irritou bastante.