Karini.Couto 18/04/2022**Contém gatilhos
Quem me conhece, sabe o quanto eu curto esse tipo de enredo. Nesse livro, temos duas personagens principais, Alice e Ruby, o que elas tem em comum? Foram enganadas por homens confiavam e decidiram mudar para Nova York. Até aí, algo que poderia ocorrer com qualquer um, a qualquer momento. Fatos da vida, por assim dizer. Mas...
Alice, teve um passado conturbado, tanto em sua infância, quanto em sua adolescência, e em dado momento decide recomeçar sua vida com apenas 600 dólares e uma câmera furtada. Encontra um local para morar, fazendo amizade com seu inquilino e tem a impressão que finalmente sua vida está nos trilhos! Porém ela passa por uma violência sem tamanho, ao ter seu corpo viol@do e ser ass@sinad@. E tudo se vai com ela entrando para as estatísticas do feminicidio.
Ruby também precisa recomeçar, após passar por um relacionamento de via única e conturbado. Em uma de duas corridas, ela encontra o corpo de Alice e ali, naquele instante, tudo muda, laços são criados e para Ruby é impossível deixar pra lá, ela precisa saber o que aconteceu. Afinal quem de fato é aquela jovem que ela encontrou com sua vida ceifada?
"Existe algo que você deve saber: Eu não queria morrer. Não sei se faz alguma diferença, mas quando chegou a hora, lutei muito para ficar no meu corpo. Tentei o meu melhor, mas simplesmente não conseguia aguentar. Eu não queria morrer. E agora sou..."
Temos uma narrativa intercalada entre primeira e terceira pessoa, algo que de início eu estranhei, mas depois, fui me habituando e achei até interessante no processo de leitura.
Um enredo marcante, que levanta muitas reflexões, entre eles o abuso emocional que muitas mulheres sofrem, e que as vezes nem se dão conta. Sem contar na maneira como a mulher ainda é vista por muitos como um objeto. Nem sempre quando se tem uma relação consensual quer dizer que não há abuso. Muitas vezes a realidade que a mulher conhece é tão deturpada ou enraizada de falsos valores, que ela não percebe que o que está recebendo não tem nada a ver com amor, segurança, respeito..
Uma leitura que mexeu muito comigo, e que não esperava que fosse ser tão intensa!