Bela 26/01/2024
Depois de todo esse tempo? Sempre!
Que prazer poder reler essa saga! É bom demais poder olhar de novo pra esses personagens e lembrar deles como velhos amigos!! E por falar em lembrar, eu não lembrava quase NADA desse desfecho!
Eu gosto muito muito muito da estrutura e da narrativa desse livro: a busca pelas Horcruxes, sem pistas do que elas são ou de onde procurar, é arrastada e leva metade do livro quase. Parece uma enrolação. Como o Harry tá longe do perigo eminente, eles se acomodam e deixam o tempo passar. Isso entristece o Rony e a Hermione que tinham tanta esperança nessa busca, mas deixa o Harry maluco porque ele não consegue fazer as coisas. Uma narrativa de 250 páginas trás esse peso do desconhecimento e do não saber o que fazer! Conforme eles vão se defrontando com o mundo real e colhendo mais e mais pistas, a eminência do perigo chega. E aí a narrativa e a própria história se desenrolam. E uma coisa leva a outra e vai deixando a gente doido! Quando o Harry finalmente percebe a ?bigger picture? do plano do Dumbledore, do tamanho da importância dele, ele muda também. Fica mais calmo e calculista. Eu gosto de ler esse Harry, é o que faz este livro tão bom!
Eu gosto muito também da grande incógnita que é o Dumbledore e como o livro desenvolve tanto no Harry, quanto na gente, uma raiva crescente por ele. Se ele sabia que isso tudo ia acontecer, porque ele não contou logo pro Harry? Eu tenho muita muita muitaaaa raiva do Snape e sim, acho que ele foi uma pessoa muito corajosa no fim, mas não a ponto de justificar a tamanha desgraça que ele fez na vida do Harry ao longo dos anos, já que ele era o adulto da situação. Ao reler, isso ficou ainda mais claro que não primeira leitura, e a forma com a qual eu senti a morte dele da primeira vez foi exagerada! Mas o Dumbledore? depois de começar a releitura, passei a me perguntar o porque eu idolatrava ele tanto. Ainda que o capítulo da mente do Harry traga a luz muitas nuances do plano dele, acho que o que me faz gostar tanto dele e, no final, ter entendido que ele devia ter agido de outra forma. Pelas falas dele, ele entendeu que o Harry era melhor do que ele mesmo era, mas o medo que ele tinha dele mesmo, deixou impossível para o grande Alvo Dumbledore confiar no Menino que Sobreviveu. Acho que no fim, o entendo, assim como o Harry e continuo a pensar que ele foi um grande homem.
Eu acho este um grande final. É reconfortante mas repleto de dor e perdas significativas, que trazer o verdadeiro impacto do mal pelo qual eles lutaram. Ele é um livro pra chorar, chorar de rir, ter medo, esperança, sorrir e principalmente relembrar tantos momentos icônicos dessa série! Um final épico, para uma história épica! Obrigada HP ??