José Vitor - @zetalendo 06/11/2024Uma doideira gostosa de ler (e um pouco nojenta)Abby e Gretchen são melhores amigas de longa data, sempre fizeram tudo juntas. Enquanto estavam com outras duas amigas, Glee e Margareth, elas decidem experimentar uma droga alucinógena.
Nesse dia, elas beberam muito e usaram o alucinógeno, mas não sabia como era o efeito, pois nunca tinham usado. Após umas horas, Gretchen decide ir nadar pelada no riacho que tem ali perto, mas acaba desaparecendo, e as três amigas saem para procurar ela a noite toda.
Amanhecendo, quando já estavam desesperadas e combinando de chamar a polícia, Abby encontra Gretchen em uma construção abandonada. Ela percebe que a amiga está meio estranha e confusa sobre onde está e o que aconteceu a noite toda que sumiu.
Após isso, Gretchen vira outra pessoa. As amigas ficam preocupadas no começo, mas Gretchen começa a brigar com elas e se afastar. Até que eventos bizarros começam a acontecer e, após investigações da Abby, a suspeita é que Gretchen está possuída por um demônio.
Esse é o meu terceiro livro do Grady Hendrix, sem contar um conto, e eu nunca vou cansar de me surpreender com o estilo de escrita dele. Hendrix tem uma habilidade incrível de construir uma narrativa engraçada, mas ao mesmo tempo com um ar tenebroso/assombroso. Os livros dele não são 100% terror ou 100% comédia, ele consegue equilibrar muito isso. Nesse, especificamente, ele trabalha muito bem o drama entre os personagens também.
O livro demora um pouco para abordar toda essa trama de possessão da personagem. O autor consegue estabelecer muito bem o crescimento da amizade de Abby e Gretchen, e ambientar o leitor no contexto da época, já que o livro se passar nos anos 80.
Gostei muito dessa atmosfera oitentista na história. O livro faz muitas referencias a mitos da época, principalmente que envolvem possessão e demônios, destacando muito o jeito das pessoas se portarem e como aparência era importante para a elite daquela cidade. O livro faz muitas referencias a musicas da época, que não são meu forte, mas fiquei curioso para ouvir elas.
Uma coisa que me incomoda profundamente é quando ninguém acredita no que a personagem principal está dizendo, principalmente quando é uma história pelo ponto de vista de um adolescente e os adultos ficam desmerecendo tudo o que a pessoa avisa, e isso acontece demais aqui.
Além disso, Abby é uma personagem um pouco burra, apesar de sempre ser descrita como a pessoa mais inteligente da escola, que sempre tira ótimas notas, mas tem situações que ela não pensa antes de agir e sempre da merda.
Mas eu gosto de como é desenvolvido toda essa trama da possessão. O autor brinca muito com situações que fazem o leitor desconfiar do que está acontecendo, pois acontecem situações que te faz pensar que nunca chegariam até aquele ponto. A cena do exorcismo é bem interessante, apesar de um pouquinho longa demais.
Além disso, tiveram duas cenas bem nojentas (que o Grady Hendrix sempre gosta de colocar nos livros dele) que realmente me deixaram com o estomago embrulhado, e olha que é bem difícil isso acontecer.
No geral, é um livro bem rápido de ler, que vai te prender com uma história cheia de surpresas, drama e uma atmosfera bizarra. Curioso para assistir a adaptação que saiu pelo Prime Video.