spoiler visualizarpamp. 23/08/2022
é, um passatempo
Eu não citei spoilers muito grandes ou com muito contexto, mas coloquei aviso por precaução.
Esse é um bom livro, tanto que a nota que dei é uma boa nota, mas não senti que foi o suficiente para uma nota maior.
Um dos pontos positivos desse livro, é a ideia de um futuro onde as pessoas podem escolher a dedo e combinarem os DNAs de seus filhos para nascerem crianças superdotadas, quase perfeitas. Me lembrou muito um filme que assisti nas aulas de Biologia, no ensino médio e que falava desse assunto. Apesar de não entender nada de genética, eu adorava essa matéria.
A amizade que a Marina tinha com o irmão era a coisa mais fofa do mundo. Eu torcia muito por cenas deles a cada capítulo, só para poder morrer de amores ou dar boas risadas. São uns dois nenês!! A amizade dela com a Isabel também foi uma graça, inclusive a Bel é uma das minhas favoritas. Ah, e como favorito pode incluir o Vincente; adorei ele.
No geral, o livro é um bom passatempo. Mas é aqui que também começam os pontos negativos que fui percebendo ao longo da leitura.
Apesar da escrita da autora ser gostosa e os capítulos super curtinhos, eu me sentia perdida o tempo todo conforme lia. Aconteciam algumas coisas que eu ficava ???? e as vezes até mesmo relendo eu continuava perdida. E apesar do livro ser bom e um bom passatempo, eu não me senti conectada a história. Também não me conectei nada com a Marina; ela não chega a ser chata, mas faltou algo pra eu achar super legal. Ela é ok.
Conforme a história rolava, fui notando que Marina e Vincente eram um casal (o que ficou claro mais pro final). Mas eu senti zero química entre eles, na minha mente os dois ficavam melhor como amigos apenas, do que como casal. Não senti um grande desenvolvimento. Não incluso ao casal em si, mas o livro podia ter um pouco mais de descrição. Eu fiquei sem ter ideia de como os personagens eram.
E por fim, jurei que a carta teria um papel muito mais importante na história, mas ela só foi citada umas vezes e de forma rasa. Fiquei um pouco decepcionada. E a cena do suic* eu achei meio desnecessária, quase como que pra chocar? Não senti nenhum impacto grandioso pro enredo e afins.
Enfim, o livro não funcionou tão bem comigo apesar de eu ter achado ele bom. Caso vocês queiram algum para passar o tempo, recomendo esse livro.