A Violeta de Vênus

A Violeta de Vênus Mishal Katz




Resenhas - A Violeta de Vênus


30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Gaby 04/07/2024

Esse livro com certeza me pegou de surpresa. Honestamente eu nem sei o que escrever a respeito dele. A capa e título me fizeram crer que se tratava de uma fantasia futuristica bizarra. E adivinha?? Eu fui tapeada! Só percebi a proposta do livro no final do primeiro capítulo. E que agradável descoberta foi essa leitura. Me fez perceber que as vezes eu preciso ser arrancada da minha zona de conforto, e, apenas deste modo posso ter agradáveis surpresas.

Uma obra cheia de mensagens importantes, transmitidas de maneira sensível e primorosa. Garanto que vale a pena lê-la e apreciar toda sua riqueza.
comentários(0)comente



Kau 02/10/2022

Katz não decepciona
Ok, comecei a ler pq já tinha tido outros contatos incríveis com a autora, e bom não me arrependi nada! É um livro difícil de ser digerido, pelas referências que nos é dada, pelas palavras complexas, e até mesmo pela história narrada toda em forma de poesia, não é o tipo de livro que você vai pegar e ler em um dia diretão, porque ele vai te fazer refletir, o começo não me prendeu tanto, mas assim que foi se desenrolando começou a ficar mais e mais interessante, um detalhe que gostei bastante é que ao final da obra temos os livros que tiveram de algum modo influência na obra, assim como a autora explicando o porque de algumas coisas, e entrando em um universo completamente incrível de um aprofundamento do livro, uma boa leitura.
comentários(0)comente



Saturnotemanéis 27/05/2022

Começou muito bem, mas em algum momento se tornou enfadonho e eu já nem sentia mais vontade de voltar para essa leitura :(
comentários(0)comente



Gabigutierrez03 25/02/2022

A violeta de vênus
Um livro escrito em versos que eu demorei para me adaptar no começo, mas acabou me surpreendendo pela história.

Os personagens não tem nomes, então você precisa prestar atenção no começo e até voltar as vezes para não se confundir, mas nosso personagem principal sempre fica com suas falas a esquerda da tela.

O personagem principal é um homem, tive a impressão de que era jovem, se achava feio, azarado e um poeta fracassado. Encontrou uma moça por acaso no corredor do seu prédio e sua vida mudou um pouco, porém ele continuava se achando o pior ser humano de todos.

Com muitas referências de obras grande e famosas como "A divina comédia" eu devo admitir que fiquei um pouco perdida em algumas partes por não conhecer todas as obras que o autor usou.

Porém é um livro que dá para ler tranquilamente, mas não te causa fortes emoções, pretendo voltar a ele quando tiver mais conhecimento das referências citadas.
comentários(0)comente



Nath 27/01/2022

Interessante e desafiador
É um livro fora da minha zona de conforto, pois eu até leio poesia de vez em quando, mas não da forma como foi apresentada, contando uma história tão intrincada, misturando elementos, formas e métricas.

Gostei do fato de a estória se manter presente mesmo quando parecia que ela ia se distanciar. Houveram muitos momentos reflexivos e que eu até achava que o livro iria dar devaneios demais, mas sempre voltava ao centro. Tudo sem perder a grande sacada que é o tom poético.

É um livro que recomendo muito para quem gosta de se desafiar com suas leituras, pois pode surpreender.
comentários(0)comente



Lelouch_ph 10/01/2022

Sei nem como falar mal dessa obra.
Preciso primeiramente admitir que para mim, uma pessoa acostumada a ler prosa, foi uma leitura bastante complicada por se tratar de um romance em forma de poesia. Entretanto, é uma leitura muito agradável depois que se acostuma com as descrições líricas que não se deve de forma alguma ler de forma literal, pois muitas vezes são devaneios do protagonista descrevendo o cenário e você precisa traduzir isso como der pra fazer sentido. A parte que mais gostei foi do pesadelo que o protagonista tem, a autora se inspirou muito no inferno de Dante e a Atmosfera dessa parte realmente nos deixa apreensivos apesar de que você fica o tempo todo dizendo pra si mesmo: É só um pesadelo desse retardado, não é possível. Um ponto interessante pra obra é o fato do protagonista também ser poeta, o que torna bem... Como posso dizer?... Fantástico talvez, pois estamos lendo a vida de um poeta sem nome por seus olhos em uma poesia de 360 páginas. Ao mesmo tempo, a maioria dos leitores vão se enxergar no protagonista que é alguém sem esperança no futuro e sem qualquer espécie de amor por si ou pelos outros, com exceção do amor ao próximo, pois ele nos prova seu altruísmo no início e a obra inteira é uma jornada de autoconhecimento do mesmo. Os personagens conseguem cativar ou ao menos nós fazer sentir algo por eles, principalmente raiva, tornando uma leitura bem emotiva para o leitor. A autora se inspirou em diversos poetas e bastante na mitologia grega se me recordo bem, a própria deixa um posfácio explicando a construção da obra além de agradecer o leitor por chegar até ali. Eu como já disse em outra resenha de uma obra dela, terminei satisfeito e mais apaixonado ainda pela escrita dessa mulher que pode se tornar uma das grandes escritoras de nosso país se continuar neste ritmo. Desta vez não possuo nenhuma crítica a obra, até porque meu forte não é poesia, ainda mais uma poesia em forma de romance, ou seria o contrário? Outra coisa que a obra me lembrou foi uma light novel japonesa, chamada Maou Maoyuu Yuusha que não possui nomes em seus personagens e todos são tratados por seus títulos, apesar de que aqui nem títulos eles possuem, e mesmo assim você aprende a diferenciar cada personagem só por sua personalidade. Enfim, deem uma chance a essa obra, não vão se arrepender.
comentários(0)comente



@literariame 09/12/2021

Gatilhos: estupro, prostituição, violência, suicídio, depressão.

Em A Violeta de Vênus, temos a história de um jovem e desiludido poeta. Por meio de versos livres, o acompanhamos enquanto sua vida sai dos trilhos e o leva por um caminho intenso e completamente desconhecido.Vemos sua busca por autoconhecimento e suas batalhas externas e internas entre luz e trevas.

É só esse o tanto de sinopse que vou dar pra vocês, realmente não tenho muito como me estender nessa parte. Mas na Amazon vocês podem encontrar uma sinopse mais completa!

A forma que a linguagem é utilizada nesse livro é impressionante. Katz brinca com as palavras, com a língua, formando falas por meio de poemas.

Temos aliterações incríveis, rimas bem feitas, poesia concreta e muitas referências.

O livro faz referência a grandes clássicos, como Odisseia, Paraíso Perdido e A Divina Comédia. Achei tudo muito bem trabalhado. As referências são sutis durante o texto, só quem está prestando atenção e conhece um pouco sobre os temas consegue captar todos os sentidos. Então fiquei *atenta* na leitura inteira, para não perder nadinha.

Eu achei fantástica uma passagem específica, em que temos uma escalada que passa pelos sete pecados capitais. Que cena bem-feita!!

É um livro que dá muito gosto de ler. Dúvido um estudante de Letras ler isso aqui e não amar. Chegou a me dar vontade de parar e analisar o texto todo, gente.

No final, o autor explica cada escolha que fez para a estrutura das falas e fala mais sobre as referências e inspirações. Amei essa parte "extra" também!

Foi meu primeiro contato com esse formato de romance, o de prosa em verso, versos livres. Gostei muito de começar por esse livro! Não cheguei a me apegar aos personagens, mas em várias passagens eu fiquei vidrada com o que os personagens estavam narrando.
comentários(0)comente



mahpadovan 22/11/2021

Abstrato
Um dos livros mais poéticos e abstratos que eu já li.
Ele conta a história de um jovem rapaz, que após conhecer seus novos vizinhos, começa a entrar em um estado de transe, questionando o universo e observando suas dualidades.

Esse livro com certeza me tirou da minha zona de conforto. Achei a linguagem dele bem complexa, teve momentos em que fiquei completamente perdida na leitura. Depois de um certo tempo lendo, eu me acostumei com a escrita e a história fluiu bastante.
Apesar da dificuldade, foi uma leitura que me agradou bastante!
comentários(0)comente



Nayana 21/11/2021

Conversa em poesia; único e original!
Esse livro me surpreendeu com sua originalidade de forma, acho que nunca li algo tão diferente. Ele realmente entrega uma conversa em poesia, mesclando história contada com autorreflexão, de uma forma muito criativa e profunda. Possui temas difíceis em uma escrita lírica, algo um tanto inusitado sendo também uma espécie de romance.

Pode ser uma leitura fácil, mas também pode te entregar muito mais que uma leitura agradável, a depender do quanto se aprofunda na experiência. A estrutura foi muito bem construída e a nota final do livro te mostra o quanto você pode ter deixado escapar sobre a importância da estrutura poética para o entendimento dos personagens.

Eu, como desconhecedora do hermetismo, me surpreendi ainda com os elos criados. Eu tive esse sentimento de vínculo e de fluidez na leitura, mas também me achei um pouco ausente no entendimento de alguns trechos, acho que essas inferências acabam não se comunicando com quem já não tem um conhecimento do tema, mas o que de fato não prejudicou minha leitura, gostei e recomendo para leitores mais ousados e que querem experimentar um misto de sentimentos durante a leitura!

Um ponto da minha experiência com esse livro foi que demorei para entender a capa do livro, e também seu título, diferente de muitos livros que já são “entregues” desde o primeiro contato, esse livro te envolve nessa curiosidade até o final, e definitivamente não pode ser julgado pela capa.
comentários(0)comente



Leonardo 21/11/2021

Incrível
Pra mim, alguém que escreve desse jeito, em diálogo em forma de poesia, tem uma habilidade sem tamanho, ainda mais porque consegue passar ao leitor um entendimento, não são só palavras jogadas pra rimar. Tem um sentido em tudo. Gostei muito.
comentários(0)comente



Anny 19/11/2021

? Uma história em que o protagonista questiona o tempo todo o sentido da sua vida. Um trauma de infância o faz enxergar o mundo com olhos pessimistas e ele tem dificuldade de ver novas opções de o fazer melhorar. Quando algo acontecia de maneira diferente do que ele previra, ele afundava ainda mais na negatividade e na desistência de viver.

Essa foi uma leitura bem diferente dentre todas que já fiz. Aqui temos um romance contado em versos com diálogos rimados. Não conheço nenhuma obra parecida.

Não é uma leitura muito fácil. Além do formato diferenciado da narrativa, a própria linguagem é um pouco mais complexa. Mas talvez isso se deva ao fato de haver rimas e ser necessário um vocabulário mais amplo para não ficar repetitivo.

A autora utiliza de várias técnicas de rimas dentro da poesia. Não deve ter sido um trabalho rápido, por isso preciso parabenizá-la pelo resultado. Ficou muito bom.

?? No final ainda nos é revelado algo que pode surpreender muito o leitor. Há quem possa ter notado isso durante o decorrer da história, mas acho difícil descobrir muito cedo.

? Na minha opinião, é uma história triste, que nos faz refletir. É um livro para ser lido devagar, prestando atenção não somente à história, mas às mensagens por trás dela. Gostei muito e indico!
comentários(0)comente



Heloisa.Alexandre 10/11/2021

Críticas sociais necessárias
? O p?ss?do é cois? do sentimento, o presente é cois? d? ?ç??o. O futuro é cois? do pens?mento, m?s ?s cois?s, o que s??o??

? Antologia de poemas tão inteligentes e cada um passa uma ideia incrível!

? Eu confesso que não sou a maior fã de poemas, ainda li muito pouco. A Violeta de Vênus é especial, porque traz críticas sociais engajadas o que eu achei uma sacada ótima na história.

? Tiveram alguns poemas que eu não gostei tanto e achei um pouco confuso, porém isso é totalmente normal e fico feliz que gostei da maioria dos poemas.

? Outra fato que eu gostei é a presença, também, de poemas concretos. Que dão ainda mais um brilho para o livro.

? A Violeta de Vênus deve ser lido por todos que gostam de poemas e até os que não gostam tanto, creio que vocês vão gostar. Porque são poemas muito pertinentes e necessários!
comentários(0)comente



oieamare 02/11/2021

Para todos aqueles que se decepcionaram com a vida.
O que dizer sobre esse livro? É simplesmente uma terapia do início ao fim.
Uma história sobre perdão, sobre aceitação do grande mistério que é a vida.

Muito emocionante, chorei nas últimas páginas, mas também pesado e realista. É dois socos no estômago a cada devaneio do personagem.

A escrita pode assustar no início. Confesso, é diferente, por vezes arrastada e um pouco rebuscada, mas ela flui e te leva a muitos devaneios também.
Muito bom!
comentários(0)comente



resenhasdajulia 31/10/2021

Muito interessante
Um jovem incapaz de integrar sua existência à vida sofre o abismo que há entre o ser e o seu viver. Feio, azarado e sem talentos, julga-se açoitado pelo destino, injustiçado pela natureza a qual passa a confrontar.

Esse livro foi uma experiência totalmente diferente para mim, por ser escrito em versos e fugir da minha zona de conforto. No começo foi um pouco confuso, mas logo fluiu melhor.

Achei um ótimo livro, e com várias reflexões!
comentários(0)comente



Bruna.Caroline 27/10/2021

Acho que não curtir muito por ser em forma de poesia, tive uma dificuldade para me acostumar rs. Mais tem umas boas reflexões aí ué vale apena conferir.
comentários(0)comente



30 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR