spoiler visualizar~moonluny 19/08/2023
Poderia ser melhor
Sangue e Mel conta a história de nossa bruxinha e seu caçador depois dos acontecimentos no Château Le Blanc. Com o Arcebispo morto, Morgane aproveitará seu velório para atacar e concluir seu objetivo. Na tentativa de detê-la, Lou, Reid, Ansel, Beau e Coco procuram aliados de Norte a Sul de Belterra, incluindo bruxas de sangue e lobisomens.
Nas primeiras páginas já é possível notar e imprudência tanto de Lou como de Reid e como Labelle já começa a implicar com a garota sobre sua "transformação". Desde o primeiro livro sabíamos que Louise era bastante imprudente e teimosa, mas em Sangue e Mel isso torna proporções absurdas, não só a bruxa, como também Reid. Mesmo que a magia tenha causado um grande trauma no caçador, parece que todo o desenvolvimento e aceitação do mundo mágico que ocorreu em Pássaro e Serpente pareceu caiu por terra. Ainda assim uma parte dessa negação fez sentido quando Lou começou a mudar. Por conta da teimosia da garota em aceitar que não estava bem, os dois começam a se afastar cada vez mais, de um lado Reid não aceita seu lado mágico e todo o preconceito parece voltar, do outro Lou abusa cada vez mais do seu poder e parece beirar a loucura.
Em determinados pontos essas "brigas" caíram bem, mostraram que o casal não virou perfeito do nada depois da revelação do primeiro livro, mas em determinados pontos da história, os dois adultos mostraram-se mais infantis do que a Gabrielle. Certos desentendimentos foram pura falta de comunicação e teimosia. Não sei se o objetivo da autora era fazer com que percebêssemos o desenvolvimento dos dois como casal no final, mas não fluiu muito bem.
Perto do final, quando achávamos que aconteceria alguma grande batalha graças a toda a expectativa que foi criada, ocorre uma enorme frustração. Ainda que haja revelações e acontecimentos trágicos (que eu ainda não superei e me recuso a aceitar que aconteceu) no geral a "batalha final" do livro não ocorreu de fato, pareceu de certa forma uma grande enrolação.
Apesar de tudo, o livro trabalha o desenvolvimento de muitos personagens e relações, sendo mais um livro focado nos personagens do que na trama em si, já que a maior parte do tempo é a viagem para Cesarine. Muitos pontos poderiam ser mudados, mas muitos deles tambémf foram importantes para construir a história e molda-la para o confronto final.