Spy Books Brasil 06/10/2022
Será que tudo o que aprendemos como verdade, de fato aconteceu dessa forma?
Eu fui este livro influenciado por algumas resenhas que li a respeito Desde o princípio, eu sabia que a proposta era revisitar a evolução das formas de organização social da humanidade, mas claro que eu não podia imaginar o nível de profundidade a que desceriam os autores.
O resultado é muito interessante. De fato, eles nos fazem questionar se tudo o que aprendemos como verdade absoluta de fato aconteceu daquela forma. Eles mesmos, porém, não têm a resposta para essa pergunta, embora tenham indícios de que, talvez, tenhamos sido muito influenciados por uma visão eurocêntrica de mundo, que usa os modelos desenvolvidos pelos homens que habitaram a Europa como padrão de evolução para classificar todo o resto.
As monarquias, por exemplo: em que momento e, de que forma, elas surgem como um sistema de organização social baseado na força do patriarcado sobre os demais membros da sociedade? Por que, ao invés de estudar em profundidade as formas de organização divergente de povos originários da América, por exemplo, os estudiosos europeus preferiram simplesmente classificá-los como "involuídos" em comparação com seus sistemas monárquicos?
É um livro denso. Essa revisão dos estudos arqueológicos mais recentes, que os autores fazem para contestar as visões consagradas sobre a evolução das formas de organização social da humanidade, é bastante técnica. O resultado é muito interessante, no sentido de desenvolver nosso olhar crítico para o que nos é vendido como verdade absoluta, mas é uma leitura difícil e talvez mais destinada a pesquisadores da área, o que não é o meu caso.
site: spybooksbrasil.wordpress.com