Suíte Tóquio

Suíte Tóquio Giovana Madalosso




Resenhas - Suíte Tóquio


482 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


delicategio 17/06/2021

viciante!!
Adorei a narrativa crua da Maju e da Fernanda. Elas são polos opostos, mas são duas mulheres bem decididas a respeito do que querem.
Pra mim, os pontos atraentes da obra foram a religiosidade da Maju, que intercedeu nos planos dela, mostrando que em momento nenhum ela se arrependia do que fazia e o envolvimento conturbado da Fernanda com a Yara.

Uma escrita maravilhosa e com tantas passagens interessantes, sempre vinculadas com humor!
comentários(0)comente



Giulia Ficarelli 26/02/2021

Suíte Tóquio, Giovana Madalosso - 9/10
Leitura contemporânea para o clube #euprefiroumaheroina de fevereiro. Que obra!
Publicado pela @todavia, "Suíte Tóquio" é um livro desconcertante, que nos faz refletir sobre como construímos nossa sociedade e o quanto essa construção contribui inevitavelmente para uma série de estereótipos.

No livro, Maju é uma empregada doméstica responsável pelos cuidados da pequena Cora. Na casa de Fernanda e Cacá, a Suíte Tóquio é o quarto de serviço, batizado dessa forma para que Maju se sentisse mais acolhida e Fernanda menos "escravocrata" (palavra usada pela própria personagem).

Por um lado, temos a narrativa de Fernanda. Bem sucedida, ela começa a perceber o fracasso de seu casamento e sua vida familiar, enquanto busca no trabalho e nas relações externas alguma satisfação em seus dias.
Por outro, temos Maju, que enxerga na pequena Cora uma fragilidade sem tamanho, e dessa fragilidade uma necessidade de ser cuidada com carinho e atenção.

Assim começamos nossa obra, com Maju atravessando a praça com Cora, de malinha e tudo, pensando em um futuro para as duas, fora do país, com novos nomes e uma nova vida. E ao mesmo tempo Fernanda, com uma amante, uma promoção no trabalho, e cada vez mais uma distância de casa.

A cada capítulo vamos mergulhando nas entranhas das nossas personagens, de seus sentimentos, dores e sabores. Mulheres de idades parecidas, mas de origens e futuros tão adversos.
"Suíte Tóquio" é um tapa na cara. Um reflexo da sociedade paulistana que a cada página faz com que o leitor reconheça o poder da essência humana e das construções sociais.

Onde nascemos não define amor, caráter, sentimento, valores. Onde nascemos só define que existimos e partimos de algum lugar. Amor, caráter, sentimento e valores são construções, feitas de um misto de nós e eles, nosso interior e o mundo exterior.
"Suíte Tóquio" é isso, a transparência do eu interior presente no mundo exterior. Uma obra curta mas impactante. Adorei!
comentários(0)comente



Gi Gutierrez 15/05/2021

Suíte Tokio
Duas mulheres, duas narrativas, dois pontos de vista, duas histórias sobre o mesmo fato... e ao final, uma vontade de saber, que elas contem mais, de continuar com elas até a única catarse possível.
comentários(0)comente



pequenasdicasliterarias 11/05/2021

Suíte Tóquio - 9/10
Alguns capítulos é Maju quem narra, outros, sua patroa, Fernanda.
Maju é babá de Cora, filha de Fernanda, e trabalha na casa delas ha 3 anos, em regime integral, tendo até um quarto próprio dentro do emprego. Esse quarto é equipado de tudo e o título do livro faz alusão a esse espaço.
A história é contada de forma que prende a gente e o enredo nos faz pensar em coisas como a vida modernizada tem se construído. Fernanda é uma mulher bem sucedida que vive um casamento medíocre ao tempo que assume não saber ser mãe. Maju, de outra sorte, sempre trabalhou dentro da casa de outras pessoas como doméstica e também como babá e em determinada parte do livro ela conta que tentou engravidar mas não conseguiu até que seu companheiro a deixou pq ela passava mt tempo na casa dos patrões.
A história se desenvolve a partir do amor de Maju por Cora e da negligência de Fernanda para com a menina e td o que envolve a família que ela construiu.
Faz a gente refletir sobre o que buscamos e porque estamos sempre correndo atrás de coisas que não sabemos se é o que realmente queremos.

Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Sabrina 18/12/2020

Quarto com banheiro anexo da capital do Japão.
O livro tem um defeito: ele termina!

Eu li em dois dias (só não terminei no mesmo porque tinha que comer e seguir com outras obrigações).

Uma obra que você bebe inteira e ainda tem sede por mais.

Muito bem escrito, uma leitura que flui sem solavancos. Se eu falar mais darei spoilers e o bom mesmo é mergulhar sem saber o que encontrará quando submergir.
comentários(0)comente



Nilzangela 20/12/2020

Leitura rápida e instigante
O livro faz o paralelo entre a vida de duas mulheres: Maju e Fernanda.
Cada uma com suas dores, inquietações, dilemas. De forma geral, o livro aborda diferenças sociais, o maternar, conjugalidade.
Vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Tiago.Pelegrineti 14/01/2021

Um livro fluido
A escrita da Giovana é muito boa. A forma como a narração se mistura com as falas dá agilidade à história. O livro se baseia muito nos personagens, na construção de cada um e nas suas características. O enredo serve mais como base pra isso, mas ainda assim é bom, e começa a acelerar e deixar o leitor agitado mais pro 1/4 final do livro. O final acaba como deveria.
comentários(0)comente



Pipoco 16/01/2021

Altas risadas com altas reflexões
Pensem em um livro gostoso de ler...
Algumas passagens me tiraram o fôlego, de tanto que gargalhei. Outras, deram um nó na garganta, pois me colocaram para pensar e questionar valores e relacionamentos.
Livraço!
Quero todos os outros da autora!
comentários(0)comente



Giovana 17/01/2021

Eu amei esse livro. Amei a história. Da vontade de ler tudo o que a escritora já produziu.

Um livro que conta muitas histórias, traz muitas vidas, tristezas, medos, fé. Uma história que poderia ser verdadeira.

A construção de cada personagem é incrível. Mesmo que algum possua uma rápida participação é possível entender um pouco da vida deles, de como eles são importantes pra narrativa.

Recomendo pra quem procura uma boa história.
comentários(0)comente



Danusa 18/01/2021

Livro de fácil leitura, que trata a respeito de temas atuais do mundo capitalista e uma família moderna, com uma mãe que trabalha demais, sustenta a casa, deixando o maternar para o pai (que fica em casa "experimentando" profissões) e a babá (que é, praticamente, responsável pela filha do casal).

Li em dois dias, mas teria lido de uma vez só se tivesse um pouco mais de tempo.
comentários(0)comente



Melissa 08/03/2021

A autora consegue descrever perfeitamente duas mentes, a da empregada que vive praticamente para os patrões. E a empregadora que não esta contente com sua vida. Aqui a babá esta raptando a criança, e enquanto isto vamos conhecendo mais a mãe. No final vemos uma aprendendo a ser mãe e a outra percebendo seu erro.
comentários(0)comente



angelicalorena.oliveira 05/03/2021

Perfeito!
Eu adorei a dinâmica do livro, alternando a narradora em cada capítulo. As personagens são muito reais, com suas luzes e sombras. A história foge do óbvio e surpreende. Leitura viciante! ?
comentários(0)comente



Luciana.Lourenco 04/03/2021

História envolvente, com trechos de humor e reflexão sobre as diferenças sociais de nossa sociedade. Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Regina 01/03/2021

Suite Toquio
Comecei a ler o livro por indicação de um amigo e não consegui parar. A escrita muito fluida e uma leitura que te prende. Fernanda, uma mãe workhallik, um pai Cacá, o efetivo dono da casa, Cora uma menina linda, filha do casal e Manu, a babá que desempenha o papel de mãe. Um envolvimento extra conjugal de Fernanda, o desaparecimento de Cora e Maju. O livro é narrado pela voz da mãe e da babá. Um final previsível. Um livro para reflexão do papel da profissional, mãe, o valor da filiação. O papel do pai - o verdadeiro dono da casa. Uma vida aos moldes atuais. Muito bom e muito a ser refletido. Vale muito a leitura
comentários(0)comente



482 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |