Kézia 23/02/2010
O homem da Naftalina
Sinopse: Este livro é uma engenhosa mistura de romance policial e aventura. Trata de aventuras românticas e perigosas, vividas por sua protagonista, uma orfã atraente e corajosa chamada Anne Beddingfeld, que, quando menos espera, está no meio de uma enrascada, cheia de acontecimentos terríveis e misteriosos, que superam seus estranhos sonhos de levar uma vida semelhante à das mais destemidas heroínas de ficção. Escrita sempre na primeira pessoa, a narração divide-se habilidosamente entre o que Anne conta e o que no seu diário escreve Sir Eustace Pedler. O hilariante humor de Pedler, serve de contrapeso ao aceso romanticismo da jovem, que lutará contra uma quadrilha de criminosos cruéis dirigidos por um temível e enigmático personagem chamado “O Coronel”. Atrás das marcas deixadas por este enganoso coronel — fascinado, além disso, pela beleza e pelo caráter de Anne — também participa um coronel de verdade, Race, alto funcionário do Serviço Secreto, que intervém em outros romances de Agatha Christie como grande amigo de Hercule Poirot.
Lista de Personagens: Coronel Johnny Race, Batani, Anne Beddingfeld, Mrs. Suzanne Blair, L.B. Carton, Mr. e Mrs. Flemming, Anita Grunberg, Mrs. Caroline James, Jeanne, Harry Lucas, Detetive-Inspetor Meadows, Arthur Minks, Lord Nasby, Guy Pagett, Conde Sergius Paulovitch, Sir Eustace Pedler, Miss Pettigrew, Harry Rayburn
Opinião: Eu realmente adorei essa história, divertidíssima, muita aventura e romance. Adorei a implicância de Sir Eustace com Pagett, por querer trabalhar tanto, além de ele ser realmente divertidíssimo, elogiando as mulheres belíssimas e procurando a todo custo fugir das aventuras por querer uma vida calma e tranquila. Bom eu acertei o assassino de cara, só não gostei dessa parte porque achei fácil demais, mas o resto da hitória em si é perfeita. E o melhor é que não consegui odiar o vilão. Mais uma vez Agatha se superou.