spoiler visualizarSandrinha 29/01/2022
Brilhante!!!
O homem do terno marrom.
Livro escrito por Agatha Christie, publicado em 1929.
Agatha Christie é maravilhosa! Ótimo livro. Um dos melhores que li . Uma história diferente das que escreve, suas histórias abordam geralmente a investigação de um crime feito por um detetive conhecido. Em o homem do terno marrom a protagonista é uma jovem sem experiência em investigação, que se envolve no caso por pura curiosidade e anseio por aventura. Anne Bedingfield, romântica e destemida.
História mistura romance, aventura, suspense, assassinato, perseguição, roubo de diamantes, e o envolvimento de uma organização criminosa. E com muita ação.
A história é narrada em primeira pessoa, a narrativa é dividida entre os relatos de Anne e suas investigações e a escrita de Eustace Pedler em seu diário, escrevendo o que está acontecendo durante a viagem. Ele está escrevendo um livro de memórias, sempre descontraído e bem humorado. Uma misteriosa aventura a bordo de um navio para África do sul, a procura do homem do terno marrom.
Anne não é uma personagem qualquer, ela foi inspirada na própria autora. Assim como a Agatha, Anne trabalhou em hospitais durante a Primeira Guerra e adquiriu alguns conhecimentos fundamentais para o desenrolar da história. As duas, autora e personagem, possuem o espírito aventureiro, aliás, o livro tem vários paralelos com incidentes e cenários de uma viagem de trabalho ao redor do mundo feita por Christie e seu primeiro marido, Archie. A expedição durou quase um ano e foi liderada pelo Major Belcher, antigo professor de Archie. Considerava que Belcher tinha personalidade infantil, mesquinha e de alguma forma viciante. Transformando o Major Belcher em Sr. Eustace Perdler, um dos personagens principais.
Agatha Christie conta as aventuras da aprediz de detetive Anne Bedingfield, filha de um arqueólogo, que fica órfã após o falecimento de seu pai. Depois de uma entrevista de trabalho em Londres mal sucedida, vai a estação de trem de Hyde Park Corner. Ela é a única na plataforma, quando um homem magro, se desequilibra e cai nos trilhos e morre eletrocutado, aparentemente fora suicídio, mas que mais se assemelhava a um assassinato. A Scotland Yard chega a conclusão que foi morte acidental. Anne fica apreensiva em relação a isso. Quem seria o homem de terno marrom que observava o corpo, fingindo ser médico? Saiu correndo e deixou cair um papel com a mensagem: 17.1.22 Kilmomord Castle? Ela começa a investigar por conta própria. E vive a maior aventura de sua vida, se tornando alvo de uma organização criminosa, liderada pelo perigoso e temido "coronel". É perseguida e ameaçada de morte.
Uma simples curiosidade se transformou em uma perseguição mortal.
A romântica Anne faz amizade a bordo do navio, com destino a África do sul com Eustace Perder, Suzzane Blair, também conta com o coronel Race, funcionário do serviço secreto, que também aparece em outros livros de Agatha.