Clara da Luz do Mar

Clara da Luz do Mar Edwidge Danticat




Resenhas - Clara da Luz do Mar


159 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Bruna 22/01/2022

Clara Da Luz Do Mar
Eu amo quando o livro narra a vida de vários personagens e quando percebo que tá tudo interligado de alguma forma.
O livro é breve, mas me tocou profundamente em várias partes? principalmente as partes do Nozias e da Clara. Muito bom!
comentários(0)comente



Angela Soares 20/01/2022

Escrita doce e fluida. Uma boa premissa. Porém eu esperava um pouquinho mais.
De qualquer forma um livro gostoso de ser lido.
comentários(0)comente



Rodrigo 20/01/2022

Literatura haitiana
Excelente livro! A ficção de Edwidge Danticat é uma prosa poética que une diversas narrativas que se passam na pequena cidade de Ville Rose.

O livro é dividido em 2 partes, e 8 capítulos (4 em cada parte). Cada capítulo enfoca um personagem (destacando um ponto se sua história que foi decisivo para a construção de sua identidade) e possui pontos de conexão com os personagens principais de outros capítulos (principalmente do capítulo seguinte). Esse estilo narrativo afasta a ideia de um grande protagonista, mas nos possibilita alcançar um sentimento profundo das experiências de cada personagem.

Os principais temas presentes na obra são a morte e o luto, ou mais especificamente como eles são vivenciados pela cultura e pelos costumes haitianos. Porém, apesar da temática sensível (que perpassa vários acontecimentos na obra), a narrativa torna a leitura muito prazerosa e nada angustiante.

Recomendado não apenas para quem busca uma leitura de fora do eixo norte-americano e eurocêntrico, mas principalmente para aqueles que querem descobrir um estilo narrativo bem distinto do habitual.
comentários(0)comente



Amanda.Cristina 16/01/2022

É uma bela história que entrelaça as vidas das personagens e trada de assuntos importantes e polêmicos.
comentários(0)comente



Junia 14/01/2022

Mar é Revolto
Em uma escrita delicada, poética e firme, Danticat faz o leitor percorrer os caminhos traçados, pisar na areia, mergulhar no mar, tomar chuva e caminhar a esmo, tal como seus personagens. Com capítulos bem recortados, as histórias são contadas conforme se entrecruzam na tragédia particular da protagonista que dá título ao livro. Morte(s), violência(s) e abandono(s) atravessam caminhos, vidas e marcam as vidas em seus desafios privados, nada inocentes. A narrativa de Edwige Danticat não registra culpa, mas as responsabilidades dos atos de cada um ali se apresentam na crueza, tal como são. Mesmo Clara da Luz do Mar, a única que se presume inocente, dada a tenra idade, chega ao mundo fazendo partir sua mãe. Um livro surpreendente, doído e intenso, como o mar.
comentários(0)comente



inasantos 13/01/2022

Gostei muito de como a história é construída e como a vida dos personagens de entrelaçam.
A leitura é leve e fluída, apesar de extremamente profundo, mas acho que faltou algo no final.
Cabe detalhes sobre cada capítulo, sobre cada personagem, porém não quero estragar a experiência de ninguém. É uma história muito rica e vários assuntos são abordados! Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lali Jean 11/01/2022

A beleza da luz do mar e da linguagem
Às vezes um livro tem lindas premissas e um uso encantador da linguagem, mas ele não lhe toma. Talvez o problema esteja em ser uma leitora que vive à espera de ser tomada. O título Clara da Luz do Mar é doce e tem todo o sentido na língua crioula e no enredo. Ainda que tenha sentido o livro morno, como parecia o mar que protagonizava Ville Rose, entender mais da história do Haiti e a construção da estrutura do livro e dos personagens é uma aula.
comentários(0)comente



Matheus656 09/01/2022

com base no enredo inicial, que gira em torno da história de claire, a autora edwige danticat desenvolve a narrativa de outras personagens, cujos caminhos conversam e se complementam entre si como em um mosaico.

com uma narrativa que chega a ser forte e ao mesmo tempo delicada e poética, o texto é entremeado de dor e de esperança.

gostei da maneira que a autora compôs a narrativa de ‘clara da luz do mar’, sem um personagem principal intrínseco, mas com diferentes discursos que confluem (tal qual o movimento das ondas do mar) e que se entroncam entre a atualidade e o que já aconteceu.

um texto que reforça a mensagem de que “quando o centro de tudo, na verdade, não é centro de nada”. recomendo.

site: https://www.instagram.com/desleitor/
comentários(0)comente



Chelly @leiodetudo 06/01/2022

Terminei pelo desafio
Achei que as histórias seriam mais conectadas umas as outras. O título do livro tem o mesmo nome da personagem principal mas que nem parece principal. Foi válido por ser um livro do Haiti.
comentários(0)comente



Rafa 05/01/2022

Achei a abordagem de Danticat bem diferente do que estou acostumada. O foco do livro não é em Claire, a personagem que dá nome ao livro, mas sim nas relações entre vários personagens que a cercam em Ville Rose. A autora explora acontecimentos que implicam na vida de todos e não deixa pontas soltas. Foi uma surpresa muito positiva.
comentários(0)comente



Andrea 05/01/2022

Vidas interligadas
Clara da Luz do Mar me apresentou personagens extremamente humanos o que me fez sentir diferentes sentimentos por eles no decorrer das páginas, conforme passado e presente foram se interligando, revelando fatos e personalidades.

Dividido em duas partes, Clara da Luz do Mar possui oito capítulos, onde o foco da história vai alternando de personagem, permitindo conhecer o passado de cada um e assim entender os motivos da sua situação atual. E cada final pode causar uma surpresa ou suspense do que irá ocorrer nas próximas páginas.

A vida de todos os personagens se ligam de alguma forma, o que eu achei muito interessante, pois a escrita de Edwidge Danticat passa a sensação de se estar assistindo uma novela, com reviravoltas, erros, mágoas e revanches.

Eu gostei muito do ritmo da história, a escrita fácil e fluída equilibra as situações, conseguindo dar uma dose de delicadeza mesmo em momentos que a narrativa se tornava mais pesada, revelando toda uma sensibilidade da escritora.

Além de poder conhecer um pouco da literatura haitiana - ao qual nunca havia lido nada - da sociedade, crenças, costumes e políticas de uma pequena cidade do país ao qual só conheço de reportagens dos jornais.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2022/01/clara-da-luz-do-mar.html?m=0
comentários(0)comente



Kalini 03/01/2022

Surpreendente
Quando comecei a ler esse livro, eu tive muita vontade de desistir. Mas a partir do capitulo 3, admito que passei a me apegar a alguns personagens. Muitos deles têm histórias muito envolventes e o desenvolvimento de suas narrativas me surpreendeu em muitos momentos. Eu fico feliz de não ter desistido e poder ter dado uma chance a leitura. Devo dizer que levarei Bernard, Max filho e a Mandame Gaëlle na minha memória e no meu coração por muito tempo. São personagens que amei acompanhar suas trajetórias e que me surpreenderam muito durante toda narrativa.
comentários(0)comente



JJ 02/01/2022

Vai e vem como ondas do mar
Como as ondas do mar que vão e vem, esta é a cadência das estórias contadas por Edwige Danticat.

A partir da trama inicial, que gira em torno da tentativa de entrega da menina Claire, de 07 anos, pelo seu pai para a dona da loja de tecidos da cidade, a autora desenvolve, em paralelo, a estória de outras personagens, cujas trajetórias de desventura dialogam entre si, e se complementam em instantes de vida e morte.

A própria personagem-título é marcada por isso, visto que sua mãe faleceu na hora do parto, deixando-a órfã.

Em vários momentos, seu pai, um humilde pescador, onde vive à beira mar com sua filha, claudica entre abandonar a filha, dá-lá para a dona da loja de tecidos ou simplesmente ficar com ela, em virtude de amor que nutre pela pequena e por causa da pobreza que permeia a sua existência.

Esta oscilação de comportamento é um dos pontos de destaque da estória, porém, a autora não adota um tom moralista ao abordá-lo. Antes, coloca-se, através de sua escrita, em um tom compreensivo, a denotar o quão difícil são as escolhas dentro de um contexto em que a necessidade de sobreviver deve logo se impor a um meio bruto, como é o do Haiti, país em que se desenrola a estória.

Por sinal, o difícil contexto sócio econômico daquele país, apesar de não diretamente mencionado, cerca as personagens e influi no destino de cada um deles, seja sob a forma da diáspora para os EUA, seja pela morte, seja pela perda da parentalidade, ou a sugestão desta, como no caso de Claire com seu pai.

Apesar de todos esses percalços, a autora vislumbra que, mesmo em meio à desesperança, existe a chance da renovação, em que as boas coisas dependem de falhas e erros para florescerem.
comentários(0)comente



Su 31/12/2021

Clara da Luz do Mar - Edwidge Danticat
"Ao redor dela havia um brilho estonteante. Era como se o seu pedaço de mar estivesse sendo iluminado por baixo. Das curvas perfeitas de seus seios para baixo, ela estava no meio de um cardume de pequenos peixes prateados minúsculos que a ignoravam e se alimentavam de pedacinhos de algas que cintilavam flutuando na superfície da água.
...
"Se for menina", ela disse, "Limyè Lanmè. Limyè Lanmè." Luz do Mar. Ela limpou a garganta e, em tom mais alto, completou: "Claire como eu. Depois Limyè Lanmè. Clara da Luz do Mar"."
comentários(0)comente



159 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR