Menino mamba-negra

Menino mamba-negra Nadifa Mohamed




Resenhas - Menino mamba-negra


207 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Aline Pfeiffer 31/12/2021

Cada vez que eu lia um trecho desse livro ficava tentada a abandonar... confesso que só não fiz isso por determinação minha mesmo.

Não me prendeu em absolutamente nada e o estilo da narrativa com palavras estrangeiras sem tradução/explicação e "pontas soltas" me incomodou bastante.

Resumindo: não recomendo...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ju Rebellato 31/12/2021

Esse livro é extremamente necessário e a escrita da autora (até por ser uma história muito pessoal) é simplesmente impecável. Conseguimos imaginar todos os lugares com detalhes.

Só fiquei triste que no final não sabemos o que acontece com os personagens. Queria que a autora tivesse incluído a chegada e mais alguns anos para entendermos melhor o futuro da família.
comentários(0)comente



Livia.Gabriela 31/12/2021

Algumas pontas ficaram soltas no fim do livro.
Em alguns momentos, a leitura se torna arrastada.
comentários(0)comente



zabela 31/12/2021

É um bom livro, embora eu tenha ficado incomodada com algumas passagens da vida do personagem principal e em todas as provações que acontecem na vida dele.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Andrea 30/12/2021

Ficção biográfica
Natifa Mohamed não é somente a escritora, mas também a narradora da história que nos conta, ou como ela diz o griô do seu pai. E com razão, pois a autora a colocou no papel para contar ao mundo as aventuras e desventuras não só do pai-herói, mas também das comunidades que ele percorreu.

Não um herói de espada e capa, ou romântico que arranca suspiro das donzelas. Mas de um menino que sobrevive à miséria, a violência, a humilhação, as perdas afetivas, e mesmo assim segue em busca dos sonhos, do destino dourado prometido e tantas vezes repetido pela sua mãe.

E o seu olhar é gentil e poético, as vezes terno em meio a dor. Pois onde a fome e morte se unem o sofrimento pulsa mais forte que as batidas do coração.

Ao mesmo tempo ela nos dá uma visão dos costumes, da existência de hierarquia mesmo entre os mais pobres, a divisão em clãs, as crenças, alguns rituais, as festas e as comidas.

Somado a isso temos uma forte crítica ao colonialismo europeu no continente africano, assim como uma visão forte do comportamento dos vencedores após a guerra com os colonizados e as vítimas do regime nazista.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2021/12/menino-mamba-negra.html?m=0
comentários(0)comente



Milly 28/12/2021

Olha, eu não gosto tanto de livro de história triste, mas por mais que eu tenha demorado mais de um mês para ler esse, foi muito fofa a história, ela é um pouco maçante, mas ela é fofa de ler, por mais que te deixe um pouco para baixo pq é muita desgraça, é bonitinha no final
Ingrid Laís 28/12/2021minha estante
Também demorei pra ler ele? concordo com você, deixa pra baixo e é bonitinho ?




Priamaral85 28/12/2021

A história da realidade
Linda história, apesar dos contratempos que a vida impõe a todos os que estão vivos. Jama é a cara da pessoa que sobrevive, poderia se a história de nossos avós, nossos pais...achei lindo demais e com certeza vou reler em outro momento. Legal pq tbm aprendi termos desconhecidos (obrigada Tag pelo anexo com o glossário!).
comentários(0)comente



Valetina Oliver 28/12/2021

3.8 ?
É um livro que faz a gente sair da zona de conforto completamente, tanto pela história em si, quanto pela forma de escrita e dialetos. Precisei ler aos poucos para aproveitar mais. É sim um livro meio arrastado e cheio de descrições. Muitas das vezes ler a realidade é amargo e dolorido, mas nos faz acordar para algo além de nosso conhecimento. Por incrível que pareça, o que mais me incomodou o livro todo foi a forma de escrita meio poética da autora, mas no todo foi uma leitura interessante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lu Tibiriçá 26/12/2021

Um somali errante
O povo africano é lutador em sua essência.
A vida de Jama não seria diferente. O diferente é a forma como a fez: nômade na África em busca de vida.

Não foi uma leitura simples nem fácil.
Mas resisti e fui até o fim. Valeu a pena. Foi uma boa experiência.
comentários(0)comente



Vanildo 26/12/2021

O Menino Mamba-Negra - NADIFA MOHAMED
Com conteúdo histórico sobre a Segunda Guerra Mundial e a colonização da Africa e, em meio a isso tudo, vamos conhecendo as aventuras de Jama. Um enredo profundo e real por ser baseado na vida do pai de Nadifa (autora do livro). E como tudo relacionado à guerra é atroz, junto a essa história individual, o leitor se depara com as atrocidades geradas por ela e suas vítimas. Além disso, a leitura aborda o pertencimento, a maternidade, a força das mulheres, o racismo, a política e a cultura de outros personagens.
Enfim, um livro rico para se ter bases históricas e geográficas.
comentários(0)comente



Victor Vale 26/12/2021

Filho sem pátria, sobrevivente a vagar no deserto da depravação da guerra. Lutar pelo mínimo e perder tudo inúmeras vezes. Jogado fora de seu lar, sobrevive. Acho um grande paralelo aos moradores de ruas das grandes cidades, quase todos negros, descendentes de mesmos povos africanos retirados de sua pátria e família e condenados a vagar e viver por migalhas.
comentários(0)comente



Gisele567 25/12/2021

Menino manda.negra
Jama é um menino que se encontra em uma jornada em busca do pai, que busca sua liberdade e seu destino. O menino criza oar vermelho, e encontra diversos desafios em seu percurso.
comentários(0)comente



207 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR