Menino mamba-negra

Menino mamba-negra Nadifa Mohamed




Resenhas - Menino mamba-negra


207 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dear_poirot 24/12/2021

Denso, poético, um aprendizado fantástico.
Um romance histórico muito bem escrito baseado em muita coisa real mas escrito de forma bem descritiva parecendo poesia.
Tema pesado contando anos que antecederam até final da segunda guerra no norte da África colonial.
Tem uma passagem absurdamente pesada no meio do livro que podem gerar até sentimentos físicos como ânsia e desespero.
Um final perfeito que poderia ter continuação
comentários(0)comente



Marcela.Lauar 23/12/2021

Cultural
Livro mto rico em termos de adquirir conhecimento sobre a cultura somali, principalmente no contexto histórico da segunda guerra mundial. A leitura começa arrastada, com capítulos e parágrafos muito longos e cheios de detalhes. Porém, conforme já envolvimento com a história, a leitura se torna mais leve. Com certeza é uma leitura que agrega, recomendo.
comentários(0)comente



Rafa 23/12/2021

Que história forte!
Foi meu primeiro livro da Inéditos e, sinceramente, não engolia um livro assim há semanas!

Toda a história que aconteceu ali tem um fundo de verdade, e faz a gente pensar DEMAIS em como a vida pode ser difícil. As narrações das cenas de guerra, tortura, assassinatos (!!!!) me fizeram pensar na sorte que tenho em ter a vida que levo - e que vira e mexe reclamo dela!

Jama passa por um pouco de tudo, só por ser da Somália, só por ter vivido numa época de invasão, só por ter tido sua própria terra tomada por fascistas. Uma série de """azares""" que fazem a vida dele ser uma montanha russa.

Como tudo rola pelo ponto de vista do próprio Jama - que carrega os valores de seu povo e sua cultura - o livro inteiro contrasta como os valores ocidentais (agora globais, né), como dinheiro e horário simplesmente são invenções que o povo africano precisou - sem nenhuma intenção de fazê-lo - assimilar. E são valores que poderiam ser tão irrelevantes!

Adorei o final também, que mostra como, mesmo depois de tudo, a felicidade de Jama não tá em ter um emprego exemplar, ter muito dinheiro... tá em pertencer. Em ter a família com ele. Em ter seu povo. Não é o material que traz felicidade!

Foi um dos livros mais fortes desse ano. Extremamente recomendado!
comentários(0)comente



Vivi 22/12/2021

A uma escrita tal " real" parece que sentimos tudo suor, poeira, e a fornalha do navio ao acompanhar toda trajetória de Jama.
Ele nasceu Somália e tem uma longa jornada .
jornada extraordinária saindo das ruas secundárias de Iêmen de 1930, passando por Djibouti dos anos 30 e 40, Etiópia, Eritreia, Sudão, até as docas dos anos 50 na Grã-Bretanha camponesa. E se preparem... uma leitura de doer a alma.
Guerras, conflitos , imigrações , esperança, muito medo .
Eventos mundiais a partir 1935 e tb uma pós guerra .
E grandes feitos a partir de pequenas ações.

?Para chegar na Somália, terra natal de seus ancestrais nô - mades, o menino cruza o Mar Vermelho. ... Esta história da longa caminhada de um garoto em busca de liberdade também é a história de como a Segunda Guerra Mundial afetou a África e seu povo; uma história sobre sentir-se deslocado e, no fim, encontrar-se novamente.

" A dor era insuportável, o fogo lambia suas veias e mordeu seus ossos, mas com alívio Jama viu o sangue ruim jorrando dele, o sangue que havia bombeado medo, tristeza e dor ao redor de seu corpo por tanto tempo. Do fogo emergiu uma bela cobra negra. Jama, o menino mamba negro, havia se tornado um homem do mundo, seu totem gravado em sua pele como uma marca de onde esteve e do que sobreviveu."
comentários(0)comente



Thyanne.Ribeiro 22/12/2021

A chance de um livro com capítulos grandes ser bom é 1%. Esse, definitivamente, não está no 1%. Além de ter uma temática complexa (bate em milhares de feridas), a história se desenvolve em parágrafos e capítulos muito longos, quase nada de diálogos e muitas palavras não traduzidas ? não fluiu, infelizmente.
comentários(0)comente



Ingrid Laís 22/12/2021

A história até que é legal, mas o jeito escrito, quase nada de diálogos e palavras estrangeiras não traduzidas que deixaram o negócio arrastado ? Foi um livro que forcei pra terminar mesmo, não me prendeu em nada, infelizmente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jéssica 21/12/2021

Uma história cheia de força, determinação e sofrimento.
A leitura é um pouco difícil e arrastada por causa dos longos capítulos e por não ter muito diálogo. Mas acho que o objetivo seja exatamente essa desumanização dos personagens, que passam por tantas privações e são tratados como animais.
comentários(0)comente



Dani.Landim 20/12/2021

Sou o griô de meu pai!
O livro tinha tudo pra ser uma boa leitura, mas não fluiu. A narrativa é um pouco cansativa e as palavras estrangeiras que não foram traduzidas colaboraram para isso.

O enredo é fundamental para a desconstrução de algumas ideias propagadas ao longo da história, pois contextualiza a invasão europeia no continente africano, nesse caso, sob a perspectiva do povo somali. Esse ponto é interessante!

Todo livro tem algo a nos ensinar, nunca uma leitura é em vão, mas O menino mamba-negra é um livro q eu não faria uma releitura e nem indicaria.
comentários(0)comente



Leticia.Maia 19/12/2021

Menino Mamba Negra
Uma história emocionante e forte. Jama tem uma trajetória sofrida e com muitos obstáculos e uma força de viver inigualável. A leitura foi incrível, em alguns momentos fiquei bastante angustiada com o que se passa na história. Não é uma leitura fácil, mas me trouxe muitos aprendizados!! Recomendo a leitura
comentários(0)comente



Mara.Rubia 18/12/2021

Surpreendente
Um garoto corajoso descreve com imagens profundas sua trajetória em um mundo árido e encontros humanos.
comentários(0)comente



Ghost_^foxy 18/12/2021

A Jornada de Jama
Menino mamba-negra, que recebeu esse nome pois quando ainda estava no ventre de sua mãe, recebeu a visita de uma mamba-negra, que se enrolou junto de sua mãe, ao lado de um pequeno lago, sob uma árvore rara na região desertica.. assim como disseram os que ouviram essa historia, o menino foi abençoado, pois nasceu sobre os cuidados da bela criatura..
Achei o livro espetacular, trouxe-nos um pouco da visão dos povos do leste da África durante o meio do século XX, algo que quase nunca consideramos.. os diversos povos, diversas culturas e tribos diferentes convivendo juntas.. porém mostra também como os seres humanos podem ser cruéis uns com os outros..
Jama é um menino forte e sonhador, que não desistiu até alcançar seus objetos, mesmo passando por desertos, fome e guerra, sempre buscando permanecer são. É isso que é encantador, nos prendemos nos ocorridos juntos de Jama, vendo o mundo sob sua perspectiva.
comentários(0)comente



Brina 18/12/2021

Nem la nem ca
Um livro que me prometeu sem bem doloroso e dramatico mas que no fim não me causou muita emoção. Posso estar com o coração de pedra, talvez, mas o fato é q não me emocinou e passou longe de me arrancar lagrimas. Uma coisa que me incomodou de mais foram os capítulos super longos, pois fica uma leitura muito cansativa. O livro tem alguns momentos de tensão, mas em uma dimensão muito pequena. Esse não foi pra mim. Talvez seja pra vc, leia e tire suas conclusões.
comentários(0)comente



Leticia Souto 16/12/2021

Nesse livro a gente acompanha Jama, um menino africano que perde a mãe e o pai muito jovem e embarca em uma aventura para se descobrir em um período de guerra e dificuldades. Neste contexto, o livro é extremamente explicativo e mostra o que seria a realidade da África durante a guerra, a ocupação dos franceses e depois da Inglaterra. Jama viaja por vários lugares e passa por muitas dificuldades, até encontrar seu lugar no mundo.

O meu grande problema com o livro é o estilo da escrita africana. Eu me perco na quantidade de palavras locais que são usadas, na forma de narrativa dos acontecimentos e, nesse livro, na mudança de ponto de vista entre personagens nos parágrafos. Além disso, a pouca quantidade de falas torna a leitura cansativa já que encontramos parágrafos enormes entre as páginas sem quebra alguma. A história do Jama é interessante, acompanhar sua trajetoria e crescimento, mas o formato de escrita tornou a experiência de leitura ruim.
comentários(0)comente



207 encontrados | exibindo 136 a 151
1 | 2 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR