Menino mamba-negra

Menino mamba-negra Nadifa Mohamed




Resenhas - Menino mamba-negra


207 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 3 | 11 | 12 | 13 | 14


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Iza 14/12/2021

Apesar de claramente trabalhar a história muito bem, não funcionou tão bem para mim. Considerei abandonar algumas vezes mas mesmo assim não conseguia me afastar da jornada de Jama. Uma leitura densa e reflexiva, mas que eu não toparia adentrar novamente.
comentários(0)comente



Mada 14/12/2021

Esse foi um livro bem difícil pra mim. Achei a escrita confusa, com muitas referências que acabaram por me complicar a leitura
A história é muito interessante e triste tbm, mas acho que essa leitura veio em um momento inadequado pra mim. Enfim, terminei o livro, mas não com grande satisfação.
Mas, pretendo reler em outro momento, para, quem sabe, aproveitar melhor a história.
comentários(0)comente



Amanda 13/12/2021

Uma leitura difícil, desafiadora. Deixo claro que não é um livro ruim, muito pelo contrário, é quase que um registro histórico de muitas das atrocidades vividas por povos e comunidades específicos, no entanto a experiência de leitura é que não foi boa para mim. Um livro que talvez indicaria, dependendo de quem pedisse, mas que possivelmente não leria de novo.
Forte... cortante...
comentários(0)comente



Mayara.Tanfoglio 13/12/2021

Sonhador
Este livro conta a experiência de Jama, que tenta a todo custo encontrar seu lugar.
É envolvente e levanta muitas questões sociais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Livia M. 12/12/2021

Uma leitura difícil mas primorosa.
Uma avalanche de história e geografia.
Uma verdadeira babel.
Perdida em alguns momentos não me deixei intimidar e viajei pelo tempo, pelos lugares e pelos idiomas.
A tristeza-raiva pelas atrocidades da colonização e da guerra.
A pergunta que não cala: esse ciclo nefasto algum dia se romperá?
Meu desejo que todos mordidos pelo veneno do preconceito, supremacia e devastação encontrem uma mamba-negra pelo caminho. ?
comentários(0)comente



Nise 11/12/2021

Até agora não sei se é real ou ficção
Acho que essa foi uma das leituras mais difíceis que já fiz, também não é fácil avaliar, já que a história parece ser inspirada na vida do pai da autora, que saiu de seu país indo até a Europa e então volta, tudo isso em meio a um cenário bem inóspito pelo próprio ambiente árido, e por ocorrer durante a guerra.

Não dá pra negar que o livro é uma avalanche sobre a cultura daquela região, permeado de acontecimentos históricos e ainda geografia, mas isso tudo também faz da obra de certa forma pesada e cansativa, uma densidade desafiadora.

Para enfrentar essa intensidade e a escrita poética e cheia de detalhes da autora, acabei fazendo uma leitura dinâmica na maior parte do tempo. Nos capítulos finais quase abandonei. O brinde do mês era um livro extra onde há um conto da autora. Graças a isso pude ver também a evolução da escrita da mesma, uma vez que o livro foi sua primeira publicação.

Por fim, em relação ao enredo, posso resumir como uma jornada com tragédias a cada parada. Praticamente em cada capítulo há a descrição bem gráfica de alguma tragédia que o menino mamba-negra vivência, o que da ao personagem muita força, mas um clima mórbido ao livro. Novamente, não sei se foram todas reais ou apenas para chocar ao leitor. Além disso, não gosto muito de livros de jornadas e peregrinação, isso foi outro fator que me afastou da história.

Talvez esse não tenha sido meu momento adequado para enfrentar essa obra, não penso em reler tão cedo.
comentários(0)comente



Marcelle 11/12/2021

O passado no presente
Que realidade dura esse livro detalhado com precisão. Tema sensível e me deixou muito abalada.

Hoje, apesar de tudo, não é uma realidade tão distante...

Que sofrimento.
comentários(0)comente



Patty 11/12/2021

Muita cultura e sentimento
É uma imersão na África.

A história é forte e linda.

Não fiquem com preguiça por causa dos termos em somali. É uma leitura que envolve e agrega.
comentários(0)comente



Andrelisa 10/12/2021

A jornada de Jama é desafiadora, dolorosa, e mostra toda a garra dos Somalis, que sobrevivem apesar das tormentas. Jama teve que crescer na marra, aprender a lidar com as adversidades das ruas e com a maldade do ser humana. A saga de Jama deve ser apreciada com calma.
comentários(0)comente



@lucasmascarenhas 10/12/2021

Uma diáspora da esperança, em meio ao caos e à violência provocadas lê-la presença europeia na África.
A política tirana de intimidação e de humilhação provocada pelo homem branco na África como causador de tragédias vividas por milhares de africanos como o Jama, este era considerado ninguém e por se encontrar nesse não lugar, causa da migração forçada em busca de um teto.
?Desfrutar do sol e dos rios, da fruta e do mel que a vida oferecia?
?Achava estupidez do homem branco fracionar o tempo em pequenos fragmentos sem significado em vez de seguir o movimento fluido do Sol?
comentários(0)comente



RosanaMiyata 10/12/2021

Gostei do enredo, achei uma história bem dinâmica foi bem bacana poder acompanhar a trajetória do menino Jama. Para mim a única coisa que dificultou um pouco a leitura foi a falta de um glossário e notas de rodapé, muitos termos somali eu acabei não encontrando e fiquei sem entender. Mas vale a leitura.
comentários(0)comente



Arthur 09/12/2021

O livro é pra quem gosta de sofrer junto com o personagem, é um livro pesado, e aparentemente baseado em fatos reais
comentários(0)comente



Emily 07/12/2021

necessário
uma leitura forte e tocante, uma história que mostra o lado das pessoas que passaram por essa situação de buscar um lugar para poder viver em paz.
comentários(0)comente



207 encontrados | exibindo 151 a 166
1 | 2 | 3 | 11 | 12 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR