Menino mamba-negra

Menino mamba-negra Nadifa Mohamed




Resenhas - Menino mamba-negra


207 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 3 | 4 | 12 | 13 | 14


Douglas14 05/12/2021

Rico culturalmente
Um livro que traz cenários e acontecimentos que estão muito distantes do que estamos habituados. Demorei pra me situar e entender o que se desenrolava, pois é uma cultura muito mais densa e uma época muito conturbada. O fato de muitos termos serem no idioma original do personagem prejudica um pouco o avanço da leitura, perdendo um pouco a fluidez. Após a metade do livro, o personagem amadurece e junto com ele, passamos a entender melhor os desafios existentes para quem busca uma vida digna em um mundo destroçado pela guerra e pelas injustiças.
comentários(0)comente



soulprongs 05/12/2021

um bom livro
Apesar da escrita ?enche linguiça? ter me desanimado, é um bom livro. As tragédias são horríveis, mas me fizeram questionar muitas coisas. Jama é um garoto forte que aguentou o mundo nas costas quando ainda era criança.

É uma história de se admirar, principalmente pelo contexto.
comentários(0)comente



Kimberly30 05/12/2021

A Jornada de Jama
Gosto muito desses livros que envolvem grandes jornadas e descobertas e que, no processo, apresentam um pouco mais sobre outras culturas. No entanto, pensar que alguém realmente precise passar por tantas dificuldades nos faz sentir pequenos e impotentes nesse mundo tão grande.

A escrita da autora traz também elementos bastante poéticos que deixam uma marca no leitor.

Única sugestão para essa bonita edição da TAG era ter pensado em colocar o glossário ao final do livro ou em notas de rodapé. No futuro, nem todos que chegarem ao livro terão acesso à revista...
comentários(0)comente



Paulinha 05/12/2021

Bom
O livro é bom, a história é boa e legal, muito rica de detalhes. Mas por algum motivo essa leitura não me envolveu.
comentários(0)comente



Roger 05/12/2021

Um livro rico e poderoso
?Bem no fundo, sempre acharei que a única coisa que chega a um homem que fica parado é a morte.? Pág. 276
comentários(0)comente



Mirelli.Braga 05/12/2021

Bom apesar de massante, mas com final decepcionante
Talvez eu tenha criado muitas espectativas pra esse livro. E por isso minha decepção com o final foi tão grande.
Mas o livro em si não é ruim, ele é mediano. Capítulos longos, parágrafos enormes, descrições massante com comparações parecendo poemas.
A narradora compara Londres com ninhos de aves gigantes (???)
Enfim... Com excessão disso, o livro não é ruim. A trama é muito boa, o sofrimento e dramatização do rapaz sao dolorosas demais. Todo o racismo, a fome, a tristeza, medo, guerra, a falta de esperança foram muito bem abordados. Chega até ser triste demais as primeiras partes do livro. Muito sofrimento pra uma criança. E ainda sim o livro me prendeu um pouco.
Apesar das palavras somalis que não foram traduzidas, que atrapalhou metade da leitura, ainda sim foi possível se afundar dentro da história e sentir a dor que Jama sentiu.
Mas o que mais me incomodou acima de tudo foi o final. Estava tudo encaminhando, entrando nos eixos. Se tornou marinheiro, começou a receber dinheiro, ia juntar mais para ajudar a esposa
Tcharam! Uma carta da esposa! E ela teve um filho dela (??????)
Ele lê a carta e decide que vai embora pra casa e FIM

Sério! Fim?? Cadê o reencontro mais dramático e emocionante da história da literatura? Cadê ele conhecendo o filho dele?? Cadê ele ajudando a curar a tal doença desconhecida que o filho tem, como dizia na carta??
Poxa, fizeram tanta descrição massante desnecessária que se tirassem isso sobraria página pra descrever pelo menos um final melhorzinho dele com o filho no colo, ensinando ele sobre as luas, estrelas, sobre as aventuras... Aiaiaiai
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



GNV 03/12/2021

Achei o início meio confuso e denso, pouca história e muita geografia, mas, ao longo do livro, essa impressão melhora.
comentários(0)comente



carlanagy 02/12/2021

Não foi uma leitura fácil nem rápido
Esse livro traz pontos muito interessantes mas os capítulos longos, sem tantos diálogos e sem notas de rodapé para ajudar, tornaram a leitura muito lenta. O que é uma pena, pois é um tema interessante e desconhecido para mim.
Apesar de tudo o livro trata de questões históricas que achei muito pertinentes, principalmente no final, só gostaria que tivesse sido uma leitura mais fuida.
comentários(0)comente



AlessandraD. 01/12/2021

Quase abandonei o livro diversas vezes. A história é forte e tem personagens incríveis, mas acaba se tornando muito arrastada, o que gera um desânimo.
comentários(0)comente



Fernanda1492 30/11/2021

@rascunhosdeleitora
Um livro bom.
Uma história linda, porém cheia de sofrimento, preconceito, racismo, etc.
Ainda sim uma leitura que vale a pena.
comentários(0)comente



Magnólia 30/11/2021

Bom
A estória e proposta são boas, mas achei bem cansativa a forma de escrita, levei o mês todo pra terminar, pois eu lia lia e parecia que não andava, que passaram horas e li apenas algumas poucas páginas... tudo acontece muito rápido e ao mesmo tempo devagar demais. Mas no geral é legal
comentários(0)comente



KarlaTavares 30/11/2021

Que vida, Jama!
Que história essa do Jama, o menino Mamba Negra.

Muitos sofrimentos, muita superação e coragem... uma vida tão distante e diferente da minha. Que me fez admirá-lo. Mesmo nas situações mais adversas e desafiadoras, ele nao deixou de ser por um momento sequer um homem de caráter.
Lozada Yamaguti 02/12/2021minha estante
Preciso iniciar a leitura




Renan 30/11/2021

Um livro bem difícil de ler, em razão das palavras locais. Completamente imprevisível e inesperado. Com certeza valeu a leitura.
Gabriel Rodrigues 02/12/2021minha estante
Coloquei na minha lista ??




Karina.Carvalho 29/11/2021

Gostei muito da trajetória de Jana, que história de vida o personagem teve. Em alguns momentos do livro senti mta pena e compaixão por ele.
O livro tinha tudo para ter nota 5, mas a escrita da autora foi um pouco ruim ao meu ver, alguns acontecimentos deveriam ter sido mais bem explorados e a quantidade enorme de palavras somalis sem tradução dificultou um pouco a experiência. Uma pena a autora não autorizar suas traduções.
Outro ponto forte do livro é que me fez conhecer a Somália e sua história e pesquisar no mapa a trajetória de Jama também.
comentários(0)comente



207 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 3 | 4 | 12 | 13 | 14