Caroline 26/01/2022
Excelente para entender melhor as causas do seu estresse!
Por @carolinetargino
Escrito pelo psiquiatra Augusto Cury, este livro trás uma série de reflexões permeada de exemplos práticos de como ter um bom controle mental e assim, se livrar do estresse.
A primeira parte fala sobre o gatilho da memória, nossa fonte de interpretação inicial, imagens, sons, cheiros, sensações e emoções guardadas na nossa memória de situações que vivenciamos fisicamente ou mesmo apenas através de pensamentos, ou seja nossas primeiras impressões e interpretações do mundo são inconscientes. Por um lado o gatilho da memória é um grande auxiliar do Eu, por outro lado pode ser prejudicial. E, não tendo um bom controle mental, determinado gatilho pode dominar ou paralisar a pessoa.
O autor discorre sobre o processo de construção de pensamentos e as armadilhas que ele contém, como o Fenômeno do autofluxo (se deixar levar por pensamentos), tem seu lado positivo, pois está relacionado a nossa criatividade sonhos e imaginação, mas também podem levar a pensamentos acelerados, ou seja a pessoa se perde em seus pensamentos ao ponto de desligar-se completamente de seu entorno. Alguns, ao excitar em demasia esse fenômeno, desenvolvem a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA).
A solução para dirimir o estresse é aprender a gerenciar os pensamentos ruins e assim proteger o emocional, ao fazer isso se atinge o ponto de equilíbrio.
Cury aponta que desequilíbrio é algo que todos experimentamos, porém pessoas excessivamente desequilibradas (impulsivas, flutuantes, punitivas, autopunitivas, cobradoras, autocobradoras), não apenas estressam a si mesmas como também a todos no ambiente em que se encontra.
Primeiro contato que tenho com obras do Augusto Cury, gostei, mas acredito que para quem não está acostumado com linguagem e termos mais técnicos da área de psicologia e psiquiatria, terá dificuldade para entender o exposto. Como eu leio sobre o assunto, não tive esse problema.