maria.e.sousa.7 15/10/2024
Encantamento
Eu comecei a ler os livros de Tamara Klink de trás para frente. Li primeiro o ?Nós, seu último livro publicado, onde relata a travessia do Atlântico, da França até o Recife/PE. Depois li ?O mundo em poucas linhas?, que foi o penúltimo a sair no mercado. Agora li o ?Mil Milhas?. E ainda falta ler ?Férias na Antártica? escrito a seis mãos: Tamara e as irmãs.
Isso, de ler de trás para a frente, não foi proposital, simplesmente aconteceu, mas independentemente dos períodos de escrita, o encantamento com a sua ?prosa poética?, como chamam o seu estilo, é o mesmo.
Encantei-me com a sua honestidade, com a facilidade com que ela se mostra e se desnuda, na sua força e na sua fragilidade, através da sua escrita, dos seus relatos, dos seus diários... expondo até mesmo detalhes delicados das relações familiares, especialmente a relação com o pai, o seu modelo e também ? aparentemente ? o seu maior desafio.
Ao longo dessas leituras, minha admiração e encantamento por esta jovem mulher só cresceu. Tão destemida, pesar dos seus medos, inseguranças, fragilidades, dúvidas, dificuldades... Ela parece se entregar nas palavras e linhas, da mesma forma que se entrega ao mar e às velas: inteiramente! Ficamos com a sensação de que a conhecemos intimamente, uma amiga de grandes aventuras.
Parabéns, Tamara, e muito obrigada pelos seus feitos, porque elevam a todas nós mulheres e nos fazem sonhar com nossos próprios enfrentamentos e superações, nossas próprias ?Sardinhas?, nossas próprias ?Mil milhas? a serem conquistadas... e a posse inequívoca de nós mesmas!
Recomendadíssimo!
4,5/5