beatrzzz 03/11/2024
Gostei de como a narração foi intercalada entre primeira e terceira pessoa em certos momentos do livro, pois, dependendo da situação, era mais interessante acompanhar como observador ou como a própria Claire. No entanto, independente do ponto de vista, ficou claro que a intervenção política que eles almejavam fazer, bem como a possibilidade de separação, a partir de um dado momento, foram os aspectos centrais desse livro, o que trouxe diversos eventos estruturantes para o relacionamento e o desenvolvimento dos personagens.
A passagem deles pela França foi muito dolorida, com situações que fizeram com que eu me perguntasse, mais de uma vez, como eu aguentaria tais coisas. A partir do momento em que eles voltam para a Escócia, pude me sentir "em casa" junto com eles, mesmo sabendo das grandes adversidades que eles ainda enfrentariam. Amo os momentos doméstico, como a colheita das batatas, o que representou um aceno de segurança em tempos tão incertos. E, independente do lugar, gostei muito de como Claire e Jamie conversaram mais sobre as implicações da viagem do tempo e como ela poderia ser necessária, mais uma vez, em um futuro não muito distante.
Essa história tem tudo: romance, ação, reviravoltas, momentos de partir o coração, eventos de tirar o fôlego. Continuo aproveitando a leitura dessa série e me deliciando com a bela escrita da autora!