Feminismos

Feminismos Lucy Delap




Resenhas - Feminismos


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Thi Acrisio 24/04/2024

Feminismos
Amei esse livro, linguagem clara e objetiva, traz registros dos feminismos em todo o globo, demonstrando como ele é um movimento plural.
comentários(0)comente



Christiane 05/02/2023

O livro oferece um visão ampla sobre o feminismo ao longo dos séculos, partindo das primeiras ondas do feminismo no século XVIII até os dias atuais. Dividido por temas ele aborda a luta pelo direito ao voto, os movimentos pelos direitos reprodutivos, as questões raciais e de classe dentro do feminismo, as lutas sociais e políticas das mulheres em todo o mundo. Isto é muito interessante, pois a autora nos traz informações sobre países e a luta das mulheres sobre as quais pouco sabemos.
comentários(0)comente



Ana 11/09/2022

Lucy Delap é uma historiadora inglesa, especializada em estudos de gênero e feminismo. Além de lecionar na Universidade de Cambridge, realiza pesquisas super reconhecidas no meio acadêmico sobre os temas citados anteriormente. Porém, seu nome se popularizou através do livro Feminismos: Uma História Global, que fala sobre o movimento, suas vertentes, polêmicas e os avanços dessa militância na sociedade.

De acordo com o Politize!, o feminismo é um "movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres". Ele existe porque precisamos lutar contra uma sociedade historicamente, culturalmente e socialmente desigual e machista. Existe porque precisamos continuar conquistando nossos direitos até mesmo em coisas corriqueiras, como receber o mesmo salário que um homem que desempenha a mesma função que nós em uma empresa, ou até mesmo poder sair de casa para trabalhar.

Nesse sentido, muito se fala sobre as "ondas feministas". Mas, em sua narrativa, Delap procura descontruir essas ideias, uma vez que são protagonizadas por um grupo restrito de mulheres. De acordo com a autora, o feminismo é multifacetado, global e não excludente. Não que as divisões dentro do feminismo sejam erradas, mas percorrer o séculos de história do movimento por temas, e não cronologicamente, permite que encontremos pontos em comum entre todas as lutas.

A estruturação de Feminismos: Uma História Global, parte, portanto, de oito grandes temas, divididos em capítulos: Sonhos, Ideias, Espaços, Objetos, Visuais, Sentimentos, Ações e Canções. É dessa forma que Lucy Delap mostra as formas pelas quais diferentes mulheres lutaram pela igualdade de gênero no mundo, incluindo no Brasil. Para além de narrar a história do movimento, a autora faz algo de extrema importância para a mobilização feminista atual: evidencia vozes de mulheres que foram silenciadas — muitas vezes dentro do próprio movimento — ao longo dos anos.

Não vou mentir para vocês. Esse não é o tipo de livro que dá para ler de uma vez só, porque é denso demais e essencial demais. Estamos revivendo nossa história, remexendo nosso passado, então é preciso fazer isso com calma e cautela, ainda que seja necessário para que possamos compreender o presente e o futuro. Para ser lido e relido, Feminismos: Uma História Global é um livro fundamental não só para mulheres, mas para qualquer pessoa que tenha vontade de compreender minimamente a importância desse movimento tão plural.

site: https://www.roendolivros.com.br/
comentários(0)comente



Maria18415 11/05/2022

?Quando me propus a trabalhar neste projeto de uma história global dos feminismos, foi para contrabalançar a arraigada prevalência europeia e norte-americana de muitas análises e para refletir a nova historiografia que começa a mostrar uma paisagem muito mais diversificada. Eu antevia relatos sobre feminismos plurais, divergentes, e muitos de fato afloraram nestes capítulos.?
A história do feminismo é, tradicionalmente, contada a partir de ondas feministas e de eventos e lutas específicas muitas vezes protagonizadas por mulheres europeias com educação formal, deixando à revelia muitos outros eventos, pautas, formas de lutar e mulheres.
Lucy Delap, historiadora e docente da Universidade de Cambridge, em ?Feminismos: uma história global? propõe uma narrativa diferente para a história dos feminismos contada a partir de oito eixos temáticos que formam um mosaico que mostra pontos de vista alternativos e evoca a heterogeneidade do movimento resgatando narrativas de mulheres de diversos países e contextos históricos.
Delap salienta um ponto importante para reflexão: as fontes arquivísticas tendem a louvar as conquistas e a solidariedade que floriram graças a organizações transnacionais e internacionais, porém, abafam as diferenças que surgiram entre as mulheres. Existe um movimento de inclusão e exclusão que dá voz ou silencia algumas mulheres e pautas, como o feminismo negro, feminismo latino-americano, a luta anticolonial e as mulheres praticantes de religiões diversas.
Por meio da análise de sonhos, ideias, espaços, objetos, visuais, sentimentos, ações e canções fica evidente que os feminismos são plurais e divergentes, todavia, como a própria autora declara existem ?empréstimos, influências e compartilhamentos que atravessam fronteiras?. Podemos observar uma semelhança de pautas dentro de contextos históricos e sociais diferentes e formas de se manifestar e agir, muitas vezes inspirados em experiências bem sucedidas de outros grupos de mulheres.
Por fim, a história contada por meio de eixos temáticos não oferece uma linearidade na narrativa como a periodização em torno de ondas proporciona. Porém, a riqueza de ?Feminismos: uma história global? está nesta não linearidade.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR