Ana 11/09/2022
Lucy Delap é uma historiadora inglesa, especializada em estudos de gênero e feminismo. Além de lecionar na Universidade de Cambridge, realiza pesquisas super reconhecidas no meio acadêmico sobre os temas citados anteriormente. Porém, seu nome se popularizou através do livro Feminismos: Uma História Global, que fala sobre o movimento, suas vertentes, polêmicas e os avanços dessa militância na sociedade.
De acordo com o Politize!, o feminismo é um "movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres". Ele existe porque precisamos lutar contra uma sociedade historicamente, culturalmente e socialmente desigual e machista. Existe porque precisamos continuar conquistando nossos direitos até mesmo em coisas corriqueiras, como receber o mesmo salário que um homem que desempenha a mesma função que nós em uma empresa, ou até mesmo poder sair de casa para trabalhar.
Nesse sentido, muito se fala sobre as "ondas feministas". Mas, em sua narrativa, Delap procura descontruir essas ideias, uma vez que são protagonizadas por um grupo restrito de mulheres. De acordo com a autora, o feminismo é multifacetado, global e não excludente. Não que as divisões dentro do feminismo sejam erradas, mas percorrer o séculos de história do movimento por temas, e não cronologicamente, permite que encontremos pontos em comum entre todas as lutas.
A estruturação de Feminismos: Uma História Global, parte, portanto, de oito grandes temas, divididos em capítulos: Sonhos, Ideias, Espaços, Objetos, Visuais, Sentimentos, Ações e Canções. É dessa forma que Lucy Delap mostra as formas pelas quais diferentes mulheres lutaram pela igualdade de gênero no mundo, incluindo no Brasil. Para além de narrar a história do movimento, a autora faz algo de extrema importância para a mobilização feminista atual: evidencia vozes de mulheres que foram silenciadas — muitas vezes dentro do próprio movimento — ao longo dos anos.
Não vou mentir para vocês. Esse não é o tipo de livro que dá para ler de uma vez só, porque é denso demais e essencial demais. Estamos revivendo nossa história, remexendo nosso passado, então é preciso fazer isso com calma e cautela, ainda que seja necessário para que possamos compreender o presente e o futuro. Para ser lido e relido, Feminismos: Uma História Global é um livro fundamental não só para mulheres, mas para qualquer pessoa que tenha vontade de compreender minimamente a importância desse movimento tão plural.
site: https://www.roendolivros.com.br/